Leads inbound e outbound: entenda a melhor forma atingi-los

Quando se tem um negócio que investe em estratégias de marketing, é muito comum que ele gere potenciais consumidores através de duas maneiras: leads inbound e outbound.

Prova disso é a pesquisa denominada Inside Sales Benchmark Brasil 2018, cujo resultado revelou que, das empresas pesquisadas, 20% delas trabalham unicamente com o inbound, 18% outbound e 53% utilizam as duas formas para gerar novos leads.

Tendo em vista essa importante forma de captação de leads inbound e outbound, neste blog post iremos explicar essas duas estratégias de marketing e qual a melhor para o seu negócio.

Mas, para começar, o que são leads?

Leads são pessoas que foram atraídas para o seu site, blog ou redes sociais e, de alguma forma, se interessaram pelo seu conteúdo. Por isso, um lead pode ser considerado um possível cliente, visto que ele interagiu com a sua empresa de alguma forma.

Essa interação, por sua vez, pode ocorrer com o preenchimento de formulário para receber um e-book, assinatura de uma NewsLetter, comentário em algum post do seu blog, intenção de contatar a sua equipe para a prestação de algum serviço.

Além disso, essa interação pode ocorrer de forma mais ativa, como um cliente que viu o seu produto ou serviço em uma publicidade e entrou em contato direto com a sua equipe de vendas.

O interessante da geração de leads é, justamente, as informações de contato como telefone e e-mail que o seu possível cliente irá deixar, de forma que a sua empresa possa encontrá-lo.

– Você pode se interessar por: 5 dicas para gerar novos leads agora. 

Ainda, um dado bastante importante coletado pela pesquisa citada no início deste artigo, é que as empresas fazem em média 5 tentativas de contato antes de desistir de um lead.

Porém, os produtores desse mesmo estudo afirmam que o ideal é que a sua empresa faça mais de 5 tentativas, visto que a maioria das conversões reais ou vendas de produtos e serviços são finalizadas após esse número.

Portanto, é visto que a geração de leads é importante para o seu negócio e que muitas empresas perdem conversões pela desistência precipitada no contato. Logo, não se esqueça: todos os leads inbound e outbound são clientes em potencial, por isso, invista contínua e frequentemente nas tentativas de chegar até eles.

Leads inbound 

De forma geral, o Inbound Marketing tem como objetivo prospectar e atingir possíveis clientes através da utilização de conteúdo relevante e que seja do interesse de quem o consome.

Portanto, uma das principais metas do inbound é atrair e fidelizar clientes e não ir atrás deles de forma ativa, como ocorre no Outbound Marketing.

Para conseguir captar leads através da estratégia inbound, é necessário que você invista na produção de um conteúdo que atraia a persona do seu negócio.

Deve-se procurar entender quem é o seu cliente, quais são as suas possíveis dúvidas e como o seu negócio pode trabalhar para solucioná-las.

Ainda, para que você consiga atingir cada vez mais leads através do inbound, é interessante que, além de gerar conteúdo de forma significativa e relevante, haja uma divulgação maciça das suas produções nas suas redes sociais, e-mail marketing e outras plataformas.

– Você pode se interessar por: Divulgação de Conteúdos: Como ser encontrado mais facilmente.

Assim, por meio da produção de conhecimento e boas estratégias de divulgação, você pode atrair cada vez mais leads com o Inbound Marketing.

Leads outbound

Já os leads outbound são aqueles advindos de estratégias ativas de prospecção de clientes, ou seja, a sua empresa identifica quais são os consumidores em potencial e utiliza estratégias para chegar até eles.

Ao contrário do inbound, o mecanismo utilizado pelo Outbound Marketing não tem como base a produção de conteúdo e, sim, outras formas, como propagandas e anúncios em televisão, jornais, revistas, outdoors, flyers, telemarketing e eventos.

Além disso, o outbound faz uso das mídias digitais através de anúncios patrocinados do Google Ads, Facebook Ads e pop-ups ou propagandas que aparecem em sites que o usuário visita.

– Confira: Mídia de performance: entenda como essa essa estratégia pode ajudar o seu negócio.

Qual estratégia utilizar na minha empresa?

Tendo esse cenário em vista, o ideal é que você consiga mesclar as duas estratégias, a inbound e a outbound, visto que ambas possuem relevância e podem gerar resultados positivos para o seu negócio.

Porém, é importante que você tenha uma visão inteligente para gerenciar a sua empresa e saiba mensurar qual metodologia merece mais atenção para a sua área de atuação.

Investir em Inbound Marketing, por exemplo, pode ter um custo menor, porém, você terá que dedicar mais tempo do seu dia ou ter uma equipe que consiga produzir um conteúdo de qualidade para as suas plataformas digitais.

Para facilitar, montamos um quadro comparativo entre as estratégias de leads inbound e outbound para você entender qual melhor se adaptar ao seu negócio ou pensar em maneiras de adaptar as duas.

Assim, seja através do inbound ou do outbound, esperamos que você tenha chegado até aqui entendendo melhor como gerar leads para a sua empresa.

Leu este artigo sobre estratégias de captação de leads inbound e outbound mas ficou com alguma dúvida? Nós temos um e-book para te ajudar a entender melhor a geração de lead pelo Inbound Marketing, confira!

 

Guia Inbound Marketing