Mídia de performance: entenda como essa estratégia pode ajudar o seu negócio.

De acordo com a pesquisa da  PwC, 7 a cada 10 brasileiros investem em compras online. Em 2018, 68% das pessoas disseram realizar alguma compra, pelo menos uma vez no mês, utilizando a internet.

Estar presente no ambiente virtual, portanto, é um requisito praticamente obrigatório para empresas que tem interesse em se destacar dentro do seu nicho comercial.

Dessa forma, conhecer em quais redes você pode investir e entender como a mídia de performance funciona, pode te ajudar a alcançar bons resultados.

O que é mídia de performance?

As mídias podem ser divididas em duas: de massa e de performance.

A mídia de massa é aquela em que não é possível mensurar os resultados, ou seja, não há como relacionar os números recebidos com a conversão em vendas ou geração de leads, que são basicamente dados captados de clientes em potencial.

Um exemplo desse tipo de mídia é a televisão aberta, que apesar de muito utilizada, não permite a mensuração específica de dados sobre a jornada do cliente.

A mídia de performance, por sua vez, é capaz de fornecer métricas e relatórios acerca dos novos leads gerados, além de possibilitar a visualização do caminho específico que cada cliente percorreu até realizar a compra do seu produto ou serviço.

Por que utilizar?

Encontrar os dados fornecidos pela mídia de performance ajuda a detectar estratégias que não estão gerando resultados, direcionando, inclusive, quais campanhas devem ser impulsionadas e investidas com maior intensidade.

Fazer uso dos resultados que mídia de performance fornece, portanto, auxilia nas suas estratégias, otimiza os seus resultados e te faz aplicar o seu dinheiro de maneira inteligente.

É sempre importante ter em mente que as informações acerca do seu lead são fundamentais, visto que entender qual a jornada que ele teve que percorrer para chegar até você é o que permite realizar estratégias eficazes de marketing digital.

A partir do momento que você sabe quais são os seus leads, é importante fazer a segmentação deles para saber qual estratégia posterior utilizar com cada um deles, como mandar e-mails segmentados, por exemplo .

Entenda mais sobre como e por que segmentar a base de leads.

Além disso, visto a importância dos dados para a sua estratégia, ser organizado e manter essas informações atualizadas também é um dos segredos para utilizar as mídias de performance e ser bem-sucedido com elas.

Quais estratégias eu posso utilizar, então?

As mídias de performance mais comuns são aquelas que já estão em uso e que são acessadas todos os dias por milhares de pessoas.

O Google Ads, através do uso de anúncios, links patrocinados e de palavras-chave que sejam interessantes para o seu negócio, consegue te colocar nas primeiras posições do Google e fazer com que os seus clientes te encontrem com maior facilidade.

Além disso, o Google Ads é uma mídia de performance que fornece métricas, relatórios e informações que permitem segmentar o anúncio para determinado público e outros dados acerca da sua campanha.

E os números não deixam mentir: segundo a pesquisa do Search Engine Lands, o Google concentra 65% das buscas realizadas na internet. Dessa forma, ter um link patrocinado, ou não, nas primeiras páginas desta plataforma pode ajudar o seu negócio a ter resultados bastante positivos.

Outra ferramenta utilizada, o Facebook Ads, pode ser uma boa opção de mídia de performance, visto que, no Brasil, 130 milhões de usuários utilizam essa rede social.

Anunciar dentro do Facebook te permite escolher o tipo de publicidade a partir do objetivo que você deseja alcançar, seja ele reconhecimento de marca ou maior tráfego na sua página, por exemplo.

Além disso, o Facebook Ads fornece relatórios e métricas acerca das pessoas que foram impactadas por sua campanha, o retorno do investimento e outros dados importantes para o seu negócio.

O importante para fazer uso da mídia de performance é ter em mente que é necessário sempre conhecer quais são os seus objetivos, planejar de forma coerente e sempre analisar os seus dados de maneira inteligente.

Gerar leads é muito relevante, e isso a mídia de performance pode te ajudar a fazer. Porém, é necessário continuar nutrindo o seu público com conteúdo relevante a depender do estágio que ele se encontra no funil de vendas.

Conheça: como fazer criação de conteúdo de forma relevante.

Gostou do conteúdo deste post? Comenta confira o nosso E-book gratuito:

Guia Inbound Marketing