Como fazer um email marketing de impacto?

Você sabe como fazer um email de impacto, chamar a atenção, aumentar as conversões e conquistar seus clientes? Então confira nossas dicas para acertar nessa ação e saiba mais sobre a importância de oferecer uma boa comunicação via email.

Anos passaram, mas a comunicação via email continua sendo fundamental para as estratégias de uma empresa. Isso porque esse é um canal que permite o envio de mensagens personalizadas, de grande alcance e que possuem um baixo custo de implementação. Ainda, saber como fazer um email é algo que garante um ótimo retorno e potencializa o relacionamento entre empresa e clientes. E essa ação é válida para qualquer tipo de empresa.

Ainda tem dúvidas sobre a importância de saber como fazer um email marketing? Não deveria. Segundo dados da Radicati, uma mensagem tem uma probabilidade 5 vezes maior de ser vista em um email do que no Facebook. Também, estudos da DMA apontam que o email marketing é uma ação que tem um ROI médio de 3.800%. Ou seja: a cada R$ 1,00 investido, o retorno é de R$ 38,00.

Essas são apenas duas estatísticas que revelam a importância de investir em boas ações de email marketing. Se você deseja ter sucesso nessa estratégia, confira nossas dicas para saber como fazer um email marketing de impacto.

– Veja também: Email Marketing para e Commerce: sinônimo de benefícios para seu negocio

O que é email marketing?

De maneira resumida, o email marketing é uma ação de que visa criar e potencializar o relacionamento com prospects, leads e clientes. Como resultado, a empresa passa a ter maior retenção de clientes e conhecimento sobre seu público.

Para serem melhor aproveitados os email marketings devem, obrigatoriamente, seguir algumas regras. Dentre elas, selecionamos três que nunca devem ser deixadas de lado:

  • Você deve criar a sua própria lista de emails – ou seja, jamais compre um mailing;
  • Faça uma boa segmentação dos seus contatos;
  • Conte com ferramentas e plataformas de automação de email marketing.

Sabendo dessas três questões básicas, é hora de saber como fazer um email marketing.

– Complemente a leitura com: 4 ferramentas de automação de marketing que você precisa conhecer

Como fazer um email marketing? Confira 4 dicas

1. Qual é o seu objetivo?

Antes de desenvolver uma campanha, você precisa saber qual é o objetivo dela, certo? Com o email marketing não é diferente. Assim sendo, o seu objetivo pode ser:

  • Aumentar o tráfego no seu site;
  • Começar o relacionamento com um novo prospect;
  • Converter o lead em cliente;
  • Finalizar uma venda;
  • Potencializar o relacionamento pós-vendas, entre outros.

Somente sabendo qual é o seu objetivo será possível medir se a campanha foi um sucesso. Por isso, tenha essas metas pré-estabelecidas e anotadas.

2. Qual é o seu público?

Para cada campanha, você deverá desenvolver uma mensagem distinta. Afinal, de nada adianta saber como fazer um email marketing de qualidade se ele é enviado para a pessoa errada. Nesse cenário, invista em uma boa segmentação de leads e personalização.

Essa ação fará com que você envie a mensagem certa, com a linguagem adequada, para o público correto. O resultado? Mais sucesso com a sua campanha via email.

– Confira: Como e por que segmentar a base de leads?

3. Qual conteúdo é relevante para esse público?

As campanhas de email, para terem sucesso, devem ser personalizadas, criativas e oferecer algo exclusivo para o público. Assim sendo, precisam entregar exatamente aquilo que o seu contato tem interesse. Por isso é tão importante investir em um material de qualidade, que realmente faça com que o receptor abra a sua mensagem e dê atenção à ela.

Mais do que isso: o seu objetivo é fazer com que o leitor realize a ação indicada. Pode ser clicar em um CTA, concluir uma compra, indicar um amigo, fazer o download de um arquivo, entre outros.

Para isso, existem algumas dicas que devem ser levadas muito a sério:

  • Mandar um email com bom título / assunto – tanto de acordo com o conteúdo quanto com a formatação. Ou seja: evite palavras em letras maiúsculas e com caracteres “estranhos”;
  • Evitar palavras e expressões que possam ser confundidas com spam;
  • Enviar um email que tenha texto e imagem;
  • Não enviar promessas falsas, que poderão prejudicar sua credibilidade com o público.

Leia também: Como evitar spam? Conheça as boas práticas para seu e-mail marketing não acabar na lixeira

4. Qual o melhor horário e frequência ideal?

Além de enviar mensagens relevantes e para o público certo, também é importante acertar o timing. Ou seja: o melhor horário para realizar essa comunicação com o seu receptor. Também você sempre deve buscar pela frequência ideal para essa comunicação.

Para isso, a sua própria plataforma de automação de email pode auxiliar. Além é claro, da realização de testes contínuos em busca das melhores taxas de abertura e conversão.

Boas práticas: ofereça a possibilidade de descadastramento

Além das dicas citadas acima, existem outras boas práticas nas campanhas de email marketing que devem ser levadas em consideração pela sua empresa. Uma ação extremamente importante é oferecer, em toda mensagem, a possibilidade de descadastramento. Assim, você passará a ter apenas contatos que estão dispostos a se relacionar com você na sua lista de emails.

Mensure os seus resultados

Para saber se as suas campanhas de email estão fazendo sucesso, é fundamental que você acompanhe de perto os resultados. Assim sendo, monitore o número de aberturas das mensagens e confira qual o material que gerou maior interação e cliques. Também, você deve utilizar esses dados como base para a criação das suas próximas campanhas e estratégias.

Aproveite e estimule o feedback com seus clientes. Utilize de todas as informações para ter novos insights e saber como fazer um email marketing cada vez mais poderoso, efetivo e criativo.

E então, sua empresa já investe em ações de email marketing? Tem mais alguma dica para potencializar as ações via email? Deixe seu comentário!

Inbound Marketing