Como evitar spam? Conheça as boas práticas para seu e-mail marketing não acabar na lixeira

O e-mail é uma ferramenta de relacionamento ainda muito utilizada. Apesar de existirem novas formas de contato mais dinâmicas, o e-mail serve como troca de informações de maneira mais formal. Também é muito utilizado para empresas aproximarem seu contato com leads e clientes. Porém, para fazer essa comunicação de maneira efetiva, é preciso saber como evitar spam.

Isso porque, quando o seu e-mail é entendido como spam, ele pode ir direto para a lixeira ou caixa de spam do seu lead ou cliente. Assim, a mensagem que você enviou não será absorvida com sucesso.

Para evitar que os seus e-mails parem na caixa de spam da sua lista de contato, confira algumas dicas que auxiliam nesse processo.

6 dicas para saber como evitar spam:

1. Nunca, JAMAIS, compre um mailing

Essa prática só irá fazer com que a sua empresa piore a forma como é vista pelo mercado ou clientes. Além disso, essas listas costumam ser caras. Ou seja: é um péssimo investimento.

Então, monte a sua própria lista de contatos – tanto de clientes em potenciais quanto de clientes fiéis. Nunca envie o e-mail se não tiver autorização prévia para isso.

Como fazer isso? Oferecendo ao seu leitor a opção de ele aceitar o recebimento de e-mails da sua marca. Com este consentimento, as chances do seu e-mail não parar na caixa de spam são maiores.

– Veja também: E-mail Marketing para e-Commerce: sinônimo de benefícios para seu negócio

2. Mande e-mails marketing com mensagens em HTML

Opte por fazer um e-mail que tenha 50% do seu conteúdo em imagem e 50% em texto. Mandar apenas uma imagem fará com que as chances de acabar no spam sejam muito maiores. E queremos saber como evitar spam, certo? Então: produza um conteúdo de qualidade que contemple tanto a parte escrita quanto em imagens em HTML.

Ainda vale ressaltar: evite a utilização dos formatos em Javascript, códigos CSS, styles, entre outros.

3. O assunto do e-mail é muito importante

Existem algumas palavras e expressões que classificam, automaticamente, o seu e-mail marketing como spam. Algumas delas são: “Desconto”, Compre agora”, “Grátis”, “Promoção”, “Oferta”. Sabendo disso, aprenda a se expressar de outra maneira.

Também evite títulos muito longos (com mais de 50 caracteres), em caixa alta e com pontuação excessiva – “!!!” por exemplo. Algo merece destaque? Então opte por usar o sublinhado ou o negrito.

4. Ofereça a opção de descadastro

Essa é uma ação de boa prática com os clientes. Ofereça sempre, ao final de todo e-mail marketing, a opção do seu cliente de se retirar da sua lista de contatos. “Clique aqui para não receber mais os nossos e-mails”, por exemplo.

– Você também pode se interessar por: Newsletter: Razões para utilizar em uma estratégia de marketing

5. Boa frequência de envios

Para saber como evitar spam, também envie e-mails em uma frequência adequada. Para descobrir a sua frequência ideal, faça testes.

Coloque-se também no lugar do cliente: quantos e-mails daquela marca você acharia interessante receber em uma semana? Ou uma newsletter mensal é o suficiente? O importante é ter uma frequência pré-estabelecida, assim, cria-se uma relação de confiança.

6. Qualidade de conteúdo

Por último, mas não menos importante: invista em um bom conteúdo. Por fim, é isso que fará com que o cliente deseje continuar recebendo os seus materiais. E, mais do que isso: não marcar o seu e-mail como spam.

Para isso, crie vínculos com o seu cliente. Desperte a curiosidade dele e incentive o relacionamento com a marca. Não mande apenas promoções.  

Agora você já sabe como evitar spam

Seguindo essas 6 dicas, é muito provável que o seu e-mail marketing caia diretamente na caixa de entrada do seu cliente. E, mais do que isso: sua relação com o cliente será fortalecida.

Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco!

Guia Inbound