Guia para NewsLetter

O NewsLetter é, basicamente, um informativo que aborda determinado conteúdo e é enviado regularmente através de uma assinatura por e-mail, tendo periodicidade e identidade visual exclusivas.

Em alguns casos, ele também pode ser enviado por outros serviços de mensagem eletrônica como o SMS, porém, o principal e mais recomendado ainda é o e-mail.

Esse serviço de notificações geralmente é trazido de algum site, no qual um visitante preenche um formulário com o objetivo de receber mais informações, futuramente, sobre determinado assunto.

Isso ocorre através do consumo de conteúdo, provavelmente esse mesmo visitante do site leu algum artigo que era de seu interesse e decidiu continuar informado sobre esse mesmo assunto.

O NewsLetter é uma forte ferramenta utilizada por empresas com o objetivo de fornecer novidades e informações, entretanto, por utilizar o correio eletrônico, muitos ainda o confundem com e-mail marketing.

Nesse periódico, a mensagem não é focada em uma oferta específica e, ao contrário dos e-mails promocionais, ela pode abordar uma gama de assuntos.

A sua premissa é oferecer um conteúdo relevante, tendo como objetivo geral se aproximar dos clientes e gerar tráfego orgânico ao site/blog do seu negócio, mantendo, assim, todos aqueles que tenham certa relação com a empresa sempre atualizados.

Mas como o NewsLetter ajuda um negócio?

– Ele contribui para estreitar o relacionamento entre a empresa e seus consumidores: se eles assinaram, é por que realmente têm interesse no que a marca oferece;

– As pessoas não costumam trocar de e-mail: geralmente as pessoas ficam por anos com o mesmo endereço, isso traz segurança na hora de saber quem atingir e com qual conteúdo;

– Uma base bem consolidada de e-mails pode gerar bons lucros: devemos sempre lembrar que seu objetivo não é a venda direta, porém, ter credibilidade e proximidade com os clientes é um poderosos decisor de compra.

Como uma pessoa assina para receber o NewsLetter?

Quando um usuário encontrar algum conteúdo na web que for de interesse dele, e se for de seu agrado, ele poderá se inscrever para receber novas informações a respeito desse assunto.

Normalmente existe uma pequena ficha cadastral com alguns dados para serem submetidos. Esses dados, inclusive, podem ser usados na geração de leads.

– Entenda melhor os leads: Gerei leads e agora? Aprenda a transformar seus contatos em leads qualificados.

Depois de assinar a pessoa receberá o NewsLetter periodicamente em seu e-mail.

Por exemplo: eu sou um estudante de Marketing que está navegando pelo blog da Amura e encontro um artigo sobre SEO.

Depois de ler esse texto e me familiarizar com o assunto, vejo que no final do site existe uma mensagem me convidando a receber mais desse conteúdo.

Como gostei do artigo, achei e senti a informação agregar valor na minha vida, eu decidi clicar e assinar para receber mais conteúdo como aquele.

É curioso saber que uma pesquisa realizada pela Rock Content afirmou que cerca de 59% dos contatos de um e-mail são provenientes de assinatura. Portanto, podemos visualizar a importância de ter uma tática bem estruturada para o NewsLetter.

Por isso, montamos um guia para que você também saiba como aplicar essa ferramenta dentro do seu negócio

Como fazer um NewsLetter?

Não existe uma receita pronta, tudo é metodologia adaptada segundo o seu meio. Por isso, a melhor maneira de iniciar a produção é analisando seu negócio, seus clientes e seu mercado.

Depois disso, o desenvolvimento continua baseado na persona, que é o principal guia na hora de estruturar esse projeto.

– Confira: Persona: qual a importância e como definir a da sua marca.

1) Pesquise dados e determine seus objetivos

Após analisar todas as questões citadas anteriormente, o processo criativo da abordagem será facilitado, pois saberemos como utilizar uma  linguagem que seja adequada para seu público, fortalecendo o engajamento dos assinantes.

Depois deve-se decidir o por que aquele NewsLetter será enviado. Como nos objetivos marketing, o NewsLetter precisa saber qual meta deve atingir, gerar leads, conquistar compras, converter clientes, informar, etc.

Isso também ajuda na visualização de o quanto o Newsletter está sendo eficiente, possibilitando a sua otimização constante.

2) Construa o conteúdo: mantenha ele embasado, relevante e de fácil leitura

Agora que se tem em mente qual a melhor linguagem para atingir o cliente e por que queremos atingi-lo, devemos pensar em termos gerais como essa mídia será formulada.

Primeiramente o conteúdo deve ser bem construído, antes de escrever sobre algo, pesquise leia e estude bem o tema proposto. As pessoas querem ser informadas e não enroladas.

Por conta disso, não adianta encher as suas respectivas caixas de mensagens com qualquer coisa. Além de incomodar, será perceptível a falta de embasamento de alguns textos.

Fique atento em como está escrito o “assunto” do e-mail. Essa pequena chamada pode ser definitiva para que o usuário abra o e-mail ou não.

A produção também deve se ater ao tempo, a quantidade e a objetividade do seu conteúdo. Lembre-se sempre que os assinantes estão lendo um e-mail, então ele não deve ser cansativo.

O ideal é ser objetivo, escrever pequenas chamadas para cada tema que você quer divulgar e inserir um link direcionado para o seu site com o conteúdo completo.

As ferramentas de e-mail fornecem dados preciosos, como informações sobre os links nos quais o assinante clicou.

3) Planeje bem e monte a parte visual

O NewsLetter deve ter um texto agradável para qualquer formato de tela, tendo em vista que cerca de 90% dos usuários abrem seu e-mail pelo celular.

O layout deve ser simples e não muito poluído, pois isso prejudica a visualização, sempre lembrando de atender a identidade visual de sua marca.

Não exagere nas imagens, isso pode, além de dificultar a navegação em alguns casos, afastar o cliente por conta da opção de desbloqueio de informações.

O uso excessivo de imagens pode fazer com que seu e-mail seja classificado como spam, por isso é melhor guardá-la para o CTA, conduzindo o usuário a alguma ação.

Com  foco no texto, mesmo se as imagens forem bloqueadas, ele pode ter uma noção sobre o que se trata.

Insira também uma assinatura no rodapé de cada e-mail. Assinar como um representante e não um departamento da credibilidade e proximidade com o cliente. Também é importante incluir botões que o direcionam para redes sociais, estimulando a interação.

 4) Leia e responda cada um dos assinantes (sempre)

Newsletter não é uma via de mão única, seu objetivo geral é estreitar o relacionamento como o cliente, então é indispensável ter alguém responsável por essa tarefa.

Qualquer dúvida, sugestão ou reclamação é importante para NewsLetter, esses que são pontos essenciais para o objetivo citado.

Essas informações também são importantíssimas para o próximo tópico.

5) Mensure e teste novas ideias

Definindo métricas de análise e com uma boa ferramenta de envio de e-mails, podemos mensurar importantes dados através do NewsLetter.

Para otimizar os próximos envios, é preciso saber se a presente estratégia está funcionando, por isso, a constante análise é importante para os próximos envios.

Com eles, devemos aplicar novas ideias para teste, sempre sugestivas a mudanças, a fim de corrigir e identificar pontos que não foram tão satisfatórios nos últimos periódicos.

Concluindo:

O NewsLetter é uma forma simples e barata de fazer marketing, tendo a grande vantagem de ter sido solicitada previamente, ele agrega valor à marca e engaja seus clientes.

Utilizá-lo de forma assertiva é um passo importante para uma empresa, podendo atrair grandes resultados.

Esse diálogo é importantíssimo pois aproxima o público de sua empresa, podendo até o transformar em um promotor orgânico, seja no boca a boca ou em compartilhamentos nas mídias sociais.