Divulgação de conteúdos: como ser encontrado mais facilmente

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que tem como premissa a produção e divulgação de conteúdos online relacionados a determinado setor de um negócio, com objetivo de atingir o público alvo em questão.

Através desses conteúdos, o leitor será informado e nutrido a respeito da empresa divulgada, e poderá se tornar um futuro cliente. Assim, o Inbound Marketing trabalha, basicamente, com um fortalecimento na imagem da marca e também com a  fidelização de possíveis clientes.

Dentro de uma agência Inbound, existem profissionais capacitados para a produção desses conteúdos, que trabalham pesquisando e desenvolvendo material baseado no assunto a ser tratado.

Porém, muitas empresas adotam essa metodologia sem pensar a fundo em uma questão importantíssima: a divulgação de conteúdos.

Por exemplo, depois que um post blog é finalizado, não basta apenas compartilhá-lo em suas redes sociais, existem inúmeros meios que podem ser explorados para que o seu conteúdo atinja cada vez mais pessoas.

Tendo isso em vista, separamos neste post algumas dicas práticas que podem ser utilizadas na divulgação de conteúdos.

Publique mais e publique melhor

Segundo uma pesquisa do HubSpot, um blog que publica mais de 16 conteúdos por mês tem 3,5% mais tráfego e gera 4,5% mais leads do que os que produzem de 0 a 5.

Ter um site com muito conteúdo é extremamente benéfico para sua empresa, pois, quanto mais informações relevantes o usuário encontrar em seu blog ou site, maior a chance dele se converter ou se tornar um cliente.

Isso sem falar da importante questão de link building, que basicamente é utilizar uma parte citada em um texto para despertar interesse no leitor para o outro. Por exemplo:

– Confira: Marketing de conteúdo: 6 dicas para atrair mais visitantes.

Outra coisa que devemos estar atentos também é o tamanho dos seus textos. A SerpIQ divulgou em um de seus estudos que a maioria dos resultados que aparecem por primeiro nos mecanismos de pesquisa possuem mais palavras em comparação aos que estão posicionados abaixo.

Porém, não basta encher o texto de qualquer jeito para que ele fique longo, os mecanismos de busca, como o Google, possuem algoritmos que detectam a relevância do conteúdo. Assim, se ele não cumprir essa exigência, o blog terá o SEO prejudicado, perdendo, assim, rank nas pesquisas.

Invista em SEO

Já pensou como seria bom para a divulgação do seu conteúdo se, quando o usuário fizesse uma pesquisa no Google, a resposta encontrada na primeira página fosse o post da sua empresa?

Essa é a premissa da Seach Engine Optimization, abreviado em SEO, que consiste em um conjunto de processos que são utilizados para que o seu site se torne mais facilmente encontrado através dos mecanismos de busca.

– Quer saber mais sobre SEO? Confira esse Guia – SEO: tudo sobre Search Engine Optimization.

Utilizar essa técnica é algo essencial para qualquer site empresarial que investe em marketing digital, sendo uma das principais formas de divulgação de conteúdos.

Produza Guest Posts

Para aumentar o alcance de um blog, uma metodologia que pode ser utilizada também são as parcerias com outros produtores de conteúdos, visto que isso agrega tanto na divulgação quanto no SEO através do link building.

Para realizar um Guest Post , o produtor deve entrar em contato com outro de um blog que possua um público alvo parecido e que não seja seu concorrente.

Depois disso, eles farão posts como convidados um no blog do outro, e, dentro desse conteúdo, será divulgado links direcionando o leitor para artigos de ambos os sites.

Divulgue nas redes sociais

Pode até ser meio óbvio citar isso, mas vale ressaltar alguns fatores que são fundamentais para extrair o máximo dessas ferramentas na hora de fazer a divulgação de conteúdos.

Muitos acham que para as redes sociais basta apenas compartilhar o conteúdo assim que ele for postado, sem reforçar o mesmo para que não o torne repetitivo.

Porém, essa é a pior maneira de se utilizar as redes. No Facebook, por exemplo, o algoritmo da página não repassa determinado post para todos os seus seguidores e isso reduz o efeito de divulgação.

Portanto, uma boa solução é montar um cronograma de postagens, e buscar soluções criativas para poder incluir um link de conteúdo mais de uma vez na mesma página, atingindo, assim, cada vez mais usuários.

Saiba chamar atenção

Um título chamativo é essencial para qualquer publicação em seu blog, o leitor deve bater o olho e a vontade de ler deve ser despertada.

Juntamente com a imagem de divulgação, o título é o maior estímulo que o seu post terá, e é esse conjunto – imagem e título – que pode definir se o usuário vai continuar ou não navegando.

Uma boa dica é escrever vários títulos e depois decidir por eliminatória com ajuda de seu revisor.

Envie e-mails

Montar uma boa lista de emails através de CTAs em seu site é uma boa maneira de distribuir NewsLetter para manter leitores recorrentes atualizados com informações.

Esses leitores têm uma chance maior de compartilhar o seu conteúdo em redes sociais, portanto, é importante informá-los a respeito de novidades

Além dos informativos, investir em e-mail marketing também pode ser uma ótima solução para o seu negócio.

– Para saber mais, confira esse post: Como fazer um e-mail marketing de impacto. 

Este artigo sobre divulgação de conteúdos foi útil para você? O blog da Amura está cheio de conteúdo relacionado a Inbound Marketing, marketing digital, SEO e muito mais. Deixe seu comentário e fique ligado nas novidades!