Entenda como adaptar o seu time de vendas para o Inbound Marketing

Na era digital, muitas empresas utilizam o Inbound Marketing para criar conteúdo relevante para atrair novos clientes.

Essa estratégia, ao contrário do Outbound Marketing, tem como premissa prospectar possíveis consumidores de forma passiva, gerando conhecimento para um público que esteja interessado no seu conteúdo e, consequentemente, no seu nicho de negócio.

Assim, é possível utilizar o inbound para entender quem é a persona que você deseja atingir e quais conteúdos produzir a partir do estágio que ela se encontra no funil de vendas.

Antes de iniciar, nós indicamos a leitura deste artigo para que você possa entender melhor sobre o funil de vendas. Hoje, nós queremos te ajudar a entender como você pode adaptar o seu time de vendas para Inbound.

Como utilizar vendas para inbound?

Quando você entende a importância do Inbound Marketing para sua empresa, é possível utilizá-lo para melhorar os resultados na geração de leads, efetivação de vendas e no relacionamento com os seus clientes.

O inbound por si só é uma estratégia que permite o conhecimento dos estágios da jornada do cliente, por isso, através dele é possível saber o melhor momento de realizar a venda do produto ou serviço e qual metodologia utilizar, tudo isso de forma direcionada para cada cliente.

Para aproveitar todos os benefícios do inbound e otimizar o seu trabalho, é necessário que o seu time de vendas tenha acesso a todas as informações dos seus leads, de forma que consiga atingi-los mais precisamente.

– Você pode se interessar por: Como o Inbound Marketing ajuda grandes empresas a reduzir o ciclo de vendas.

Assim, vamos listar algumas dicas de como adaptar o seu time de vendas para inbound para que você consiga atingir o máximo do potencial da sua equipe e da sua empresa.

Alie o time de marketing com a sua equipe de vendas 

Conforme o lead passa pelo funil de vendas, ele fornece cada vez mais informações úteis para a sua empresa, tornando cada vez mais possível manter um relacionamento com ele.

Quando o público indicado atinge o último estágio, o fundo do funil, é o momento que ele está preparado para venda, visto que o problema é conhecido e o lead já foi nutrido e educado acerca da solução que ele precisa.

Assim, é no momento que ele está pronto para a compra que o seu time de venda deve entrar em contato.

Portanto, o primeiro passo para que o seu time de vendas consiga atingir esse futuro cliente, é que o seu time de marketing repasse todas as informações relativas a cada lead, sejam elas de contato ou de jornada.

Ter esses dados é fundamental, por isso, a comunicação entre o time de marketing e o de vendas deve ser efetiva para  funcionar no momento certo de abordar cada lead.

Utilize todas as informações da jornada do cliente

A partir do momento que o time de vendas da sua empresa possui todas as informações do cliente, é necessário que elas sejam utilizadas a seu favor.

Além disso, é preciso que esses dados estejam em constante atualização e que toda a equipe saiba qual estratégia está sendo utilizada com cada cliente.

Uma boa dica é fazer uso do CRM, Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.

Essa estratégia é aplicada através de plataformas de gestão, oferecendo um serviço de integração de todas as informações de cada cliente, tornando-se possível analisar e gerenciar as interações realizadas com os leads.

Entenda que timing é tudo 

Se você não entrar em contato no momento certo com o seu lead, ele pode realizar a compra com o seu concorrente. Por isso, esteja atento ao tempo certo para contatar o seu público.

É importante frisar esse passo porque quando um lead é atraído pelo Inbound Marketing, ele está sendo o tempo todo nutrido com várias informações e chega ao fundo do funil com a certeza do que ele quer.

Por isso, se a sua equipe não tiver noção de timing, o seu possível cliente pode procurar outra empresa que forneça o mesmo serviço que você, visto que ele já sabe do que precisa.

Não seja invasivo 

É normal que a sua equipe de vendas para inbound queira negociar o seu produto ou serviço de imediato. Porém, é possível utilizar estratégias menos agressivas de venda, de forma que o seu lead não sinta-se invadido ou usado.

Aqui, uma das alternativas é fornecer testes gratuitos do seu produto/serviço, por exemplo, para que o abordado entenda se é realmente essa solução que ele precisa.

Além disso, esteja preparado para responder qualquer dúvida ou questionamento que o seu possível consumidor possa ter, de forma que ele sinta segurança na hora de efetivar a compra.

Continue produzindo conteúdo

Apesar da venda para inbound ter sido concluída, normalmente, no último estágio da jornada do cliente, é interessante que você não pare de produzir conteúdo relevante para o seu lead.

O conteúdo nesse estágio deve ser mais direcionado para a compra, expondo abertamente o seu produto ou serviço e citando os benefícios da sua oferta.

Além disso, você pode produzir blog posts sobre cases da sua empresa, para que o seu possível cliente tenha mais certeza para fechar negócio com você.

Gostou deste artigo sobre vendas para inbound mas ficou com alguma dúvida? Nós podemos te ajudar com o nosso e-book exclusivo sobre o assunto, é só baixar!

 

Guia Inbound Marketing