Você sabe o que é CRM e para que ele serve?

Hoje em dia nós vemos muitas pessoas falando sobre CRM e valorizando a sua utilização nos processos de vendas das empresas. Mas afinal, o que é CRM? Para que ele serve? Como você pode aplicá-lo em seu planejamento de negócios? Confira nossas informações, potencialize o relacionamento com seus clientes e alavanque os seus negócios. Veja como!

Afinal, o que é CRM?

Vamos começar pelo básico: o que é CRM? CRM é uma sigla em inglês que significa Customer Relationship Management. Em português, essa expressão pode ser traduzida como a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Assim sendo, é uma estratégia que envolve um conjunto de práticas e ações específicas focadas no melhor atendimento possível ao cliente.

Hoje, existem várias ferramentas que auxiliam as empresas a gerenciar e analisar as interações com seus clientes. Também, são de grande valor para antecipar as necessidades e desejos do público. Ainda, quando bem organizado, o CRM pode otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e a assertividade na captação de novos clientes.

Ou seja, ao saber o que é CRM e utilizá-lo de maneira efetiva, você terá em suas mãos uma ferramenta que ajuda em toda a gestão que envolve o contato com o seu público. Assim sendo, o CRM tem como objetivo colocar o cliente no centro do processo, focando no relacionamento e visando a fidelização!

– Veja também: Como fidelizar clientes? 9 práticas que vão ajudar sua empresa

Quais são os benefícios de utilizar um CRM?

Ainda não está convencido? Então confira algumas das principais vantagens em utilizar uma ferramenta de CRM:

  • Segmentar clientes por necessidade e interesse – e, com isso, oferecer ações mais assertivas e qualificadas para o seu público;
  • Antecipar os desejos dos clientes com base em comportamentos anteriores – que ficarão anotados em seu banco de dados;
  • Conquista de novos leads;
  • Fidelização e gestão de clientes;
  • Facilidade para fechar negócios de maneira mais rápida;
  • Aumento nas vendas e na rentabilidade da empresa.

Assim sendo, compreende-se que ao adotar a estratégia de CRM, a empresa interage com todos os clientes e conhece os seus hábitos. Assim, cria eventos, promoções e campanhas direcionadas exatamente para a sua persona ideal. Com isso, o atendimento é mais segmentado e personalizado. O resultado? Maior possibilidade de satisfazer as necessidades esse público e, com isso, maior chance de fidelização.

É hora da empresa investir em um CRM?

Independentemente do tamanho da sua empresa e da sua área de atuação, é fundamental que a sua marca tenha uma boa ferramenta de gestão de clientes. Isso porque assim é possível crescer no mercado e manter o seu público satisfeito com aquilo que você oferece.

Ainda, a adoção de um sistema de CRM auxilia o seu time de marketing e vendas a trabalharem em conjunto. Isso porque permite que os profissionais anotem informações importantes sobre os leads que foram gerados. Assim, é fácil para todo os colaboradores encontrarem rapidamente os dados dos clientes. Então, quando forem entrar em contato com os leads, saberão as principais informações sobre cada um deles. Ou seja: como abordá-los, qual o melhor canal a ser utilizado, o que oferecer para eles, entre outros.

– Complemente a leitura com: Como obter melhores resultados com marketing e vendas trabalhando juntos

Dicas: ferramentas de CRM para você conhecer

Se você chegou até essa parte do texto, já deve ter compreendido muito bem o que é CRM e a importância dessa ferramenta para a sua empresa, certo? Então, aqui selecionamos 5 plataformas especializadas nesta função que podem ajudar muito a gestão da sua empresa. São elas:

  1. Pipedrive
  2. Salesforce
  3. Agendor
  4. Hubspot CRM
  5. Oracle

A nossa dica é que você visite, com atenção e paciência, o site dessas plataformas e confira qual é a melhor para as suas necessidades e exigências.

Existem empresas que pedem por um CRM que seja mais detalhado e com mais funcionalidades, pois contam com uma grande equipe de vendas e base de clientes. Porém, ao mesmo tempo, também é possível por optar por um CRM eficiente, porém com funções mais básicas – e que exige um menor investimento financeiro ou até mesmo seja gratuito. Seja qual for o caso da sua empresa, o que não pode ser feito é ficar sem essa ferramenta de gestão.

Por fim, é possível compreender que com um bom sistema de CRM uma empresa consegue identificar clientes potenciais e acompanhá-los. Assim, tem maiores possibilidades de estabelecer um estreitamento no relacionamento e acertar em cheio na comunicação com esse prospect. E então, pronto para optar pela sua ferramenta preferida?

guia inside sales