Transformação digital: entenda como digitalizar a sua empresa em 5 passos

A transformação digital é um conceito que, apesar de simples, precisa ser aplicado em todas as empresas. Em suma, essa transformação é quando as organizações passam a otimizar todos os seus processos através da tecnologia.

Porém, não se confunda: não é somente adicionar tecnologia ao processo. Muito pelo contrário, é pensar e repensar o que vem sendo feito nas empresas a partir da tecnologia.

Nesse sentido, a inovação é o centro do processo, e não periférica. É por isso que, para algumas organizações, aplicar o conceito de transformação digital não é tão simples quanto parece.

Neste blog post, queremos te ajudar a entender por que e como aplicar o conceito de transformação digital no dia a dia da sua empresa, quais as vantagens e dois cases de bastante sucesso acerca da temática.

Por que e como aplicar a transformação digital

A relevância de pensar nessa nova forma de produzir está, basicamente, no fato de que as empresas como um todo já orquestram estratégias para se transformarem digitalmente.

É o que prova o estudo produzido pela Dell Technologies em 2019, cujo resultado mostrou que, apesar de somente 6% das empresas brasileiras terem a transformação digital enraizada, 70% dos empresários já estão investindo em planejamentos para digitalizar seus negócios.

Dessa forma, não há como negar que, se o seu negócio deseja se manter páreo à concorrência, é necessário rever seus processos a partir dos avanços tecnológicos.

– Talvez você se interesse por: Startups de sucesso: entenda o marketing para o crescimento.

1 – Planeje suas ações e esteja atento ao mercado 

Tudo começa com planejamento e inteligência. Antes de tudo, é preciso que você entenda como os processos são feitos na sua empresa para que, só então, seja possível repensá-los.

Num segundo plano, você também deve estar atento em quais tecnologias e inovações o mercado tem disponibilizado. E mais importante: quais delas possuem relação direta com os seus objetivos de negócio.

Ainda, pode ser interessante que você estude o mercado e veja o que os seus concorrentes andam fazendo. Dessa forma, pode ficar mais fácil para você optar entre um ou outro investimento na sua empresa.

2 – Mostre a ideia para sua equipe e ofereça capacitação

Depois de entender seus objetivos de negócio e alinhá-los com as tecnologias existentes, é hora de mostrar a importância disso tudo para a sua equipe e treiná-los.

Essa etapa é de extrema importância pelo fato de que, caso o seu time esteja desmotivado, é muito provável que os seus esforços em tecnologias novas sejam em vão. Por isso, mostre para eles como os novos processos serão positivos e podem poupar tempo e dinheiro, gerando uma maior produtividade.

Além disso, você precisa oferecer o treinamento necessário para que os seus funcionários saibam como operá-los. Seja uma transformação na plataforma adotada no administrativo ou um maquinário diferente na indústria, é preciso que todos aprendam a operar o que está sendo proposto.

Nesse contexto, é possível que alguns profissionais tenham mais dificuldade com algumas tecnologias. Por isso, é preciso que você não esqueça que todos somos humanos e passíveis de falha, dando todo o suporte para que as pessoas aprendam em seus vários ritmos.

3 – Fala análises constantes 

Assim, sempre que há uma mudança no modo operante de uma empresa, é preciso que os processos estejam sob constante análise.

Isso é muito importante pelo fato de que você só irá saber se uma tecnologia foi eficiente com testes e avaliações. Logo, não negue esse estágio que é essencial para a implantação de novidades.

4 – Não se prenda a um único setor 

Quando se fala em transformação digital, alguns empresários pensam somente na área de Marketing Digital, mídias sociais e afins. Porém, é aqui que se encontra o grande erro.

Para que a sua empresa mude como um todo, todas as áreas devem estar envolvidas no conceito. Aqui se fala em processos administrativos e gerenciais, departamento de vendas, processo produtivos e quaisquer outros setores que estejam presentes na sua empresa.

Nesse ponto, a tecnologia não pode mais ser vista como uma auxiliadora de processos. Pelo contrário, ela precisa ser estabelecida como ponto central, pois, é a partir dela que decisões serão tomadas.

Por isso, não centralize seus esforços tecnológicos somente em único setor. Invista de forma inteligente , portanto, em todas as áreas empresariais que possam ser beneficiadas com a digitalização de processos.

5 – Pense em tecnologias para os seus clientes 

Além de pesquisar e implantar inovações que possam ser aplicadas no cotidiano da sua empresa, é interessante você modernizar, de igual forma, a maneira que o seu produto ou serviço é oferecido para os seus clientes.

A área da transformação digital é bastante vasta e veio para melhorar processos. Dessa forma, os seus clientes também querem conhecer e serem beneficiados com essas ações.

Por isso, na hora de oferecer seus serviços, reflita sobre como ele pode ser melhorado com a tecnologia. Nesse sentido, um e-commerce é um bom exemplo de transformação digital que melhora, e muito, a jornada do cliente que quer adquirir um produto ou serviço pela internet.

Conheça as vantagens

Aplicar os conceitos da transformação digital é bastante vantajoso para a sua empresa e para os seus clientes. Veja a seguir os benefícios.

Para a sua empresa:

– Ambiente mais colaborativo, visto que as novas tecnologias tendem a se difundir melhor quando há colaboração entre os membros de uma empresa;

– Agilidade nos processos, afinal, esse o grande objetivo da transformação digital;

– Tecnologia como um grande decisor dentro dos processos gerenciais.

Para os consumidores:

– Maior facilidade para realizar compras de produtos e adquirir serviços;

– Praticidade e agilidade nos processos de compra;

– Possibilidade de realizar compras online, poupando tempo e dinheiro.

Casos de sucesso: Netflix e Mc Donalds

Em 1997 surgia, nos Estados Unidos da América, a Netflix, uma empresa cujo único objetivo era entregar DVDs pelo correio. Porém, a transformação digital veio com tudo e o serviço ficou obsoleto, visto que as pessoas não utilizavam mais o player para DVD.

A Netflix, por sua vez, embarcou na era digital e lançou o serviço de streaming de vídeos em 2007. Nele, o cliente pagava um valor justo e tinha a chance de assistir vídeos por horas.

A partir de 2007, então, a empresa só expandiu. Em 2011 o serviço chegou ao Brasil e em 2013 a Netflix produziu e lançou a série de sucesso e vencedora do Emmy, House Of Cards.

Dessa forma, essa empresa se configura como um ótimo case de sucesso no quesito transformação digital, uma vez que não sempre esteve antenada às mudanças e inovações e não se permitiu ficar defasada em relação à concorrência.

Já o McDonald’s é uma empresa que percebeu que, em 2017, poderia inovar e otimizar o tempo dos seus consumidores dentro de suas lojas. Hoje, praticamente todas as unidades do McDonald’s contam com totens de pedido e pagamento automatizados.

Essa medida tomada pela empresa é um ótimo exemplo de transformação digital pelo fato de ter diminuído as filas dentro das lojas e agilizado o atendimento.

Ainda, uma conduta interessante que os McDonald’s adota é de disponibilizar um dos funcionários para ficar fora do balcão auxiliando as pessoas na utilização do totens, visto que pode haver dificuldades por parte do público.

Outra inovação proposta pela franquia é o uso de painéis eletrônicos para orientar os funcionários com relação aos pedidos dos lanches, deixando a rotina dos profissionais mais simples.

Concluindo

Dessa forma, o nosso objetivo era te mostrar como pode ser vantajoso para a sua empresa embarcar na era da transformação digital.

Seguindo alguns passos simples, porém necessários, é possível implantar inovações no seu dia a dia de trabalho e melhorar os processos também para os seus consumidores.

Gostou deste conteúdo sobre transformação digital? Nós temos um blog que pode te ajudar a entender mais sobre como a tecnologia interfere na sua empresa, é só clicar aqui!