Startups de sucesso: Entenda o marketing para o crescimento

É comum surgir algumas dúvidas sobre estratégias de marketing para impulsionar o alcance ou venda de seus serviços. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a elaborar uma boa estratégia de marketing para sua startup.

Existem inúmeras estratégias, você só precisa achar a que melhor se encaixe com a necessidade real de sua empresa.

1° Realize pesquisas

Entender qual o seu público alvo e suas inúmeras necessidades, assim com avaliar as técnicas utilizadas por outras empresas. Conheça as tendências de mercado e a forma como elas mudam, é algo muito importante para alavancar o seu negócio. Mas é preciso entender as reais necessidades de sua empresa, não apenas reproduzir técnicas de sucesso.

2° Estude as melhores formas de se comunicar

A tração é sua forma de adquirir novos clientes de maneira crescente, é medida por um indicador que lhe ajuda a dimensionar e escalar a sua empresa. Então é muito importante entender os canais de tração e com qual deles você irá se comunicar ativamente com o seu público alvo. Existem 19 opções, sendo elas: Marketing Viral, Relações públicas convencionais, Relações públicas  não convencionais, Marketing pago em buscadores, Anúncios offline, Otimização para buscadores, Marketing de conteúdo, Email marketing, Palestras, Engenharia como marketing, Cobertura em blogs, Desenvolvimento de negócios, Vendas, Anúncios sociais e displays, Programas de afiliados, Plataformas existentes, Participação de feiras e eventos presenciais ou online e a Criação de comunidade. E cada dia surgem novos canais e formas de alcançar o seu público.

Conheça algumas abordagens de venda e oferta: Cross-Selling e Up-Selling: Entenda a diferença

3° Crie um mindset de tração

Neste momento você deve avaliar se o produto está de acordo com os canais e formas de abordagem planejada. Coloque em práticas as estratégias projetadas, e durante este processo fique atento aos dados de alcance e retorno. Assim poderá mapear os pontos em que deve melhorar ou até mesmo remover de seu plano.

4° Busque novas formas de crescimento

O diferencial de sua empresa será a nova forma que ela fornece serviços ou produtos já visto, de uma forma nova. E é através do GROWTH HACKING que você poderá descobrir novas formas se tornar um diferencial de mercado. Neste momento será preciso entender sobre processos, metodologia de experimentos, tecnologia e psicologia do consumidor.

5° Trabalhe com o funil de vendas

Guie o seu cliente, desde de o primeiro contato com o seu produto ou serviço, até o ato de compra. Entenda o cliente, qual o seu problema, implicações e necessidades.

O funil pode ser  traçado em 4 etapas, que são elas:

1- Atrair o cliente;

2- Gerar leads;

3- Converter em oportunidades;

4- Finalizar a venda.

Saiba mais:  Descomplicando o funil de vendas

6° Reavalie as estratégias

Com a mudança constante de consumo, é indispensável reavaliar as técnicas adotadas.  Se questione sobre temas, como: A divulgação de seus produtos  está chegando até os usuários? A linguagem é adequada? O canal é o melhor? Esse planejamento realmente tem haver com o meu produto?

Juntando essas respostas e o alcance de sua atual estratégia, ficará mais fácil de identificar quais os pontos positivos e negativos de sua abordagem. Visando assim encontrar as melhores formas de se comunicar com o seu público alvo, e entender quais as ferramentas certas.

Mas sempre vale lembrar que uma boa estratégia de marketing é aquele que além de falar com várias pessoas, também fala com cada uma delas. E isso só é possível por meio da avaliação aprofundada de seu público, suas práticas de consumo, necessidades e estreitamento de laços. Pois o consumidor atual busca por formas inovadoras de consumo, e se adaptar a esse comportamento se tornou algo indispensável.

Ficou com alguma dúvida sobre os temas abordados? Nos deixe um comentário!