Aprenda a fazer marketing nas redes sociais e melhore seus resultados

Você sabe como fazer marketing nas redes sociais e alavancar os resultados da sua marca? Então confira mais sobre a importância de utilizar esses canais de comunicação ao seu favor.

Além de potencializar o relacionamento com o público, as redes sociais são uma excelente vitrine para a sua marca. Também, quando utilizadas de maneira estratégica e bem planejada, podem tornar a sua empresa mais conhecida no mercado e, com isso, conquistar novos clientes. Ainda, as redes sociais também funcionam como uma extensão do seu site e blog, permitindo que você compartilhe os conteúdos relevantes produzidos na sua página.

Se você deseja aprender mais sobre como fazer marketing nas redes sociais, confira nosso artigo e esclareça suas dúvidas.

– Você também pode se interessar por: Entenda a importância das redes sociais para Inbound Marketing

Planejando o marketing nas redes sociais

Para saber mais sobre o marketing nas redes sociais o primeiro passo é compreender a importância dessa estratégia. Ainda, mais do que isso, dedicar conhecimento, estudos, tempo e atenção para essas ações. Isso porque é preciso conhecer de maneira precisa e profunda as principais redes e como elas funcionam. Resumidamente, o marketing para redes sociais significa realizar e produzir ações, estratégias e conteúdo especialmente para cada canal de comunicação.  

Pense que uma postagem com alto engajamento no Facebook não trará o mesmo resultado no Instagram, por exemplo. Isso acontece porque cada rede social possui suas particularidades e público específico. Assim sendo, é essencial que você saiba que para ter sucesso no marketing nas redes sociais é preciso aperfeiçoar-se nessa área de maneira contínua.

Também, vale ressaltar que as redes sociais atualizam-se com frequência de acordo com tecnologias e o modo de consumo. O Instagram, por exemplo, quando surgiu, era “apenas” uma rede social para compartilhamento de uma imagem por postagem. Hoje, ele já permite que o usuário faça postagens com até 10 fotos, utilize como canal de venda, faça vídeos, stories, entre outros.

– Veja também: Instagram para empresas: 10 dicas para bombar o perfil da sua marca

Afinal, como fazer marketing nas redes sociais?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de investir em boas redes sociais para a sua empresa, como produzir marketing de qualidade nesses canais? Confira nossas dicas:

1. Planejamento e conhecimento

O primeiro passo para ter sucesso em marketing nas redes sociais é: planejar e conhecer sobre as particularidades de cada rede. Assim sendo, para acertar em cheio nas suas estratégias, é imprescindível contar com uma equipe bem informada e capacitada. Realize cursos de atualização e, mais do que isso, incentive o seu time a fazer o mesmo.

Também, é importante decidir em quais canais sua empresa estará presente. Além do Facebook e do Instagram, citados anteriormente, também pode ser importante criar perfis no LinkedIn, Twitter e YouTube, por exemplo. Essas decisões variam de acordo com a sua área de atuação e presença do seu público.

Assim, cabe à empresa dedicar-se e estudar sobre cada rede. Fazer planejamentos prévios sobre horários de postagens, tipo de conteúdo a ser produzido e compartilhado, entre outros. Ainda, estar sempre atento às novidades acrescentadas em cada rede com o passar do tempo – como o exemplo do Instagram, citado acima.

2. Integração com outros canais

Outra forma importante de potencializar seus resultados é integrar as postagens das redes sociais com outros canais. Assim, você terá uma identidade visual mais fortificada frente ao público. Ações via e-mail marketing, site e blog devem ser alavancadas com a utilização das redes sociais.

– Confira: 4 ferramentas de automação de marketing que você precisa conhecer

3. Interação e feedback com o público

As redes sociais também devem ser utilizadas para potencializar e otimizar o relacionamento e o feedback da marca com o público. Isso porque permitem uma troca de mensagens mais dinâmicas e em tempo real. Pense que as redes sociais são uma maneira de garantir que o seu conteúdo de qualidade receba a visibilidade que ele merece.

– Leia: O que é chatbot? Saiba como usar esse robô para dar atenção ao seu cliente

4. Criatividade

Esse é um tópico subjetivo, porém, é fundamental para o sucesso do marketing nas redes sociais. Não há restrições para serem criados perfis nesses canais. O que isso significa? Que a concorrência é muito grande. Assim sendo, é importante ser criativo, criar e compartilhar conteúdos e materiais que destaquem a sua empresa das demais.

5. Análise da concorrência

Para produzir seus materiais para as redes sociais é muito importante estar sempre de olho na concorrência e tendências de mercado. Assim, você saberá quais materiais são mais impactantes e geram melhores resultados frente ao público. Por isso, não hesite em ter uma rotina de “ronda” dos perfis concorrentes. Confira quais as melhores postagens, a forma de relacionamento e respostas para o público, entre outros.

6. Ferramentas para produzir, monitorar e mensurar resultados

A tecnologia está aí para ser utilizada no auxílio do marketing nas redes sociais. Assim sendo: use-a. Existem inúmeras plataformas, ferramentas e aplicativos que auxiliam em todos os momentos. Gratuitos e pagos.

Assim, aproveite para usá-los desde o planejamento do conteúdo, passando pela sua produção, compartilhamento, monitoramento e mensuração de resultados.

– Complemente a leitura com: 7 ferramentas de redes sociais que vão ajudar no gerenciamento da sua página

Assim sendo lembre-se sempre de rever os seus objetivos e avaliar se tem alcançado os resultados desejados. De acordo com as respostas para essas questões, você saberá quais alterações precisa fazer na sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Pronto para aplicar o marketing nas redes sociais?

A sua empresa já utiliza esses canais da melhor forma possível? Possui alguma dúvida sobre como administrar e fazer a manutenção dos seus perfis nas redes sociais? Então deixe seu comentário ou entre em contato conosco!

Inbound Marketing