O que é chatbot? Saiba como usar esse robô para dar atenção ao seu cliente

Se você presta atenção no que acontece no mundo digital, já deve ter esbarrado com esse termo em inglês “chatbot”. Saiba que essa ferramenta vem sendo utilizada por diversas empresas como uma estratégia de marketing digital e que pode potencializar e muito suas vendas – principalmente quando falamos em e-commerces.

O que é chatbot?

Uma das maneiras mais simples de compreender o que é chatbot é buscar sua origem. A palavra chatbot vêm da expressão chatterbot, que é a junção das palavras chatter e robot. Em uma tradução livre é um robô que conversa com pessoas.

Não, não estamos falando de robôs físico com expressões humanas que vão trocar aquela ideia com você sobre comunicação. Os chatbots são softwares utilizados para automatizar interações entre um humano e um robô. Esta tecnologia pode parecer nova, mais o termo foi cunhado lá em 1994, por Michael Mauldin.

Qual a usabilidade de um chatbot?

Você já sabe o que é chatbot e o que a expressão significa, certo? Eles podem ser utilizados em diversas ocasiões, por exemplo:

  • Aplicativos de mensagens;
  • Captação de leads;
  • Atendimento a clientes.

Isso significa aumentar a interação das marcas com seus possíveis consumidores, uma vez que não dependemos mais de outra pessoa do outro lado da máquina para responder a questões simples e dúvidas que os clientes em potencial podem ter.

Você também pode gostar – 5 dicas para gerar novos leads agora!

Como funciona o chatbot?

Os chatbots funcionam a partir de regras pré determinadas ou de inteligência artificial. O mais fácil, logicamente, é o primeiro caso. Isso acontece através de um sistema parecido com o de perguntas e respostas que simulem uma conversação.

Já no caso de inteligência artificial, a plataforma vai compreender quais são os caminhos trilhados pelas pessoas que interagem com ele e oferecer as melhores soluções. E quanto mais os chatbots são utilizados, mais inteligentes ficam.

A principal funcionalidade do chatbot é ser um facilitador de interações repetitivas.

Por exemplo: um cliente insatisfeito com o produto vai até a página do Facebook da empresa para solicitar uma troca ou devolução. Normalmente, as pessoas acessam o Facebook e enviam uma mensagem iniciando uma interação. Então, o social media da empresa precisa pegar esta mensagem, captar os dados que faltam e enviar para o setor responsável resolver. Com um chatbot de perguntas e respostas, por exemplo, é possível fazer a triagem deste cliente e já captar as informações básicas como: número do pedido, a troca será por um produto do mesmo valor ou o dinheiro de volta.

Esta agilidade no atendimento é um diferencial hoje. Mas daqui a poucos anos será o mínimo que se espera de um canal de atendimento. No futuro, um bot bem estruturado será capaz de conversar com o usuário e entregar as informações que ele necessita.

Além da agilidade, a grande proposta por trás dos chatbots utilizados como ferramenta de interação é a forma como essa interação acontece. Apesar de ser um robô, as conversas devem ser naturais, o mais próximo possível de como seria uma interação pessoa-pessoa.

Leia também – Você está fazendo retenção de clientes corretamente? Veja 5 dicas

O chatbot é o futuro!

Segundo a Walker Information, na publicação de 2016 chamada Clientes 2020: o Futuro da experiência do cliente o B2B, 85% das interações dos consumidores finais com empresas vai passar, em algum momento, por um mecanismo automático. Ele também desponta como o futuro da interface no B2C. Com a chegada das mídias sociais a relação entre consumidor e empresa mudou muito.

Este mecanismo vai ser a primeira opção para diferenciar a sua empresa do mercado. E adivinhem o que é chatbot? Sim, é este mecanismo automático.

Bônus: Washington Post!

Para quem quer ficar por dentro das novas tecnologias, a dica é ficar de olho em um jornal. Não apenas pelas notícias que ele reporta, mas também pela tecnologia que está sendo utilizada. O Washington Post faz o uso de um bot que é capaz de mostrar as notícias para seus leitores sem a necessidade de baixar um aplicativo. Em 2016, ele cobriu as Olimpíadas no Rio com um software de inteligência artificial.

De acordo com a revista Forbes, dezenas de empresas já estão usando chatbots tanto para interagir com seus clientes quanto para receber pagamentos. Receber pagamentos online, aliás, é outra funcionalidade possível de ser executada por web robots. Eles conhecem o histórico dos usuários e podem facilitar na hora de oferecer condições de fechamento da compra, produtos complementares, entre outras funções que ajudam a melhorar a experiência e a potencializar as vendas.

E então, conseguiu entender o que é chatbot com nosso post? Ainda ficou com alguma dúvida sobre como esse robô pode te ajudar a alavancar seu negócio? Nos deixe u comentário e te responderemos por aqui!

Guia Inbound