Usando conteúdo para vendas

É fácil perceber o poder do conteúdo para a presença de uma marca, seja através de blogs, vídeos e posts em redes sociais. Quem está dentro do meio digital sabe que em algum momento consumirá essas mídias.

Porém, muitos ainda não sabem do conteúdo para vendas e quando ele está voltado diretamente para despertar o interesse do cliente em um produto ou serviço.

Na verdade, esse tipo de conteúdo funciona com mais força em campanhas voltadas para o crescimento de vendas.

Tendo isso em vista, devemos lembrar que, se a finalidade é desenvolver um conteúdo para vendas, existem alguns formatos e técnicas que podem ser utilizados.

Este post tem como objetivo apresentar alguns formatos e fornecer dicas para quem deseja produzir esse tipo de conteúdo.

Tutorial

Esse formato é muito eficiente na hora de despertar o interesse do cliente mostrando o produto na prática.

Um tutorial nada mais é que uma pequena aula mostrando como utilizar determinado produto.

Ele pode ser montado em forma de blog, com muitas imagens e fotos, ou até mesmo um vídeo, que é muito popular nas mídias sociais.

O grande ponto desse conteúdo para vendas é a possibilidade do leitor visualizar de fato o produto sendo utilizado e o quanto ele é eficiente, deixando-os mais propensos a escolha.

Entrevistas

O segundo formato é algo que funciona bem com os clientes mais exigentes.

Entrevistar alguém que está mais relacionado com o meio do produto ou serviço traz benefícios ao produtor de conteúdo, adquirindo mais experiência em determinada área.

Além disso, essa técnica também beneficia o consumidor, visto que o argumento de autoridade de segurança de compra é essencial para o potencial cliente, pois ele sabe que pode confiar na palavra de quem entende do assunto.

Solução de problemas

Quando você precisa saber de algo, alguma coisa de casa quebrou ou parou de funcionar, em qual lugar você procura ajuda? No Google.

A maioria das pesquisas no buscadores web são de pessoas procurando produtos ou soluções de problemas que elas não sabem como resolver.

Logo, se o seu produto estiver resolvendo algum problema, é esse o lugar que ele deveria estar.

Muitas pessoas não sabem que precisam de algo até que o produto seja apresentado para elas. Assim, produzir um conteúdo para vendas baseado nessa questão é um grande diferencial e também aumenta a credibilidade da sua marca para os possíveis clientes.

Listas

Esse é o mais adequado possível para o público web, visto que simplificar o conteúdo para vendas em forma de Listas, como “5 dicas” ou “TOP 10”, é uma maneira fácil de prender a atenção das pessoas dentro da internet.

Na era da informação, que tudo passa tão rápido, é fácil perder algo enquanto navegamos na internet, por isso, chamar e prender a atenção do consumidor é algo essencial para o seu conteúdo.

Dicas para produzir um bom conteúdo para vendas

Mesmo sabendo quais os formatos adequados para essa mídia, é relevante ter em mente alguns outros fatores cruciais para o conteúdo.

Saiba quem é o seu cliente

É importantíssimo saber qual o perfil do seu comprador. Estudar e desenvolver uma persona é o ponto de partida para qualquer conteúdo.

Essa ferramenta será definitiva na hora de decidir o material, o que abordar e a linguagem adequada para o conteúdo.

Produza um conteúdo relevante

Parece óbvio mas é bom lembrar: todo conteúdo tem que ser embasado e bem construído.

A pesquisa é essencial para o seu desenvolvimento, pois o objetivo geral de qualquer conteúdo para vendas é acrescentar algo para o leitor.

Promova seu conteúdo

Facebook, Instagram e e-mail são ótimas ferramentas de divulgação de conteúdo, elas ajudam a gerar proximidade com os leitores e possibilitam um maior alcance por conta dos compartilhamentos.

– Confira também: Como fazer um email marketing de impacto.

Sempre melhore

Estar constantemente revisando seu conteúdo para vendas, lendo comentários, testando e aprendendo com os erros é outro ponto fundamental.

Esteja sempre em constante pesquisa e aprimoramento para alcançar resultados cada vez melhores!

Quer ler mais conteúdos como esse? O blog da Amura está cheio de conteúdo de Marketing Digital. Confira aqui.