Texto Âncora: entenda o que é e como usá-lo corretamente

Fazer com que o seu site seja encontrado rapidamente pelo Google e, consequentemente, pelos usuários de internet é o objetivo de todas as marcas.

Porém, para sair na frente da concorrência e conquistar esses cliques é importante conhecer várias regras propostas pelo Google. Dentre elas, o texto âncora é um bom recurso a ser explorado pela sua empresa.

Mas você sabe o que é e como utilizá-lo? Então confira nosso post e acrescente mais essa informação dentre aquelas que você já possui sobre SEO.

– Complemente a leitura com: Otimização SEO: melhores práticas para aplicar no seu site

Afinal, o que é texto âncora?

É possível que você não saiba exatamente o que é o texto âncora. Porém, com certeza você já viu ele sendo utilizado na internet. Isso porque ele faz parte das estratégias de marketing digital e é amplamente utilizado pelas marcas que o compreendem de maneira eficaz.

Resumidamente, o texto âncora é formado pelas letras normalmente azuis e sublinhadas que aparecem quando você insere um link em uma frase ou palavra. Na prática funciona da seguinte maneira:

“Você sabe o que é CRM e para que ele serve?”

Nesse caso, a palavra “CRM” é o texto âncora. Ao clicar nela, você será direcionado a outro post relacionado a ela. Pode parecer pouco, mas essa ação é muito importante para a melhora de ranqueamento no SEO. Com certeza você já viu essa estratégia em prática, mas talvez não sabia da importância dela.

Qual a importância do texto âncora para o SEO?

Assim como a utilização de Link Building é fundamental para o bom ranqueamento de uma página para os mecanismos de SEO, o texto âncora também tem essa mesma importância. Isso porque ele auxilia a aumentar a credibilidade do seu endereço e indexa-o àquele assunto. Para entender melhor:

No nosso exemplo, a página que utilizados usa o link com o texto âncora “CRM”. Isso faz com que o Google e seus mecanismos de buscas compreendam que o seu texto trata de CRM, aumentando a credibilidade das ambas páginas – tanto a do texto, quanto a linkada.

Vale lembrar que outros sites também podem criar links para esta página, porém, com outros textos âncoras relacionados. No nosso exemplo, poderíamos citar “Customer Relationship Management” ou “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Isso porque esses são termos relacionados ao CRM.

Isso auxilia o Google a compreender melhor o assunto tratado no post. Com mecanismos cada vez mais aguçados, o Google entende cada vez melhor a semântica das palavras. Assim, sabe que todas se referem ao mesmo tema e área de atuação.

Por fim, se vários sites usarem “CRM” ou demais palavras e termos relacionados como texto âncora, o Google irá indexar aquela página para essas keywords. Isso faz com que ela apareça melhor ranqueada nas buscas do Google quando são feitas pesquisas ligadas a esses termos. O resultado? Sua página é encontrada de maneira mais fácil pelos usuários de internet.

Como usar o texto âncora de maneira inteligente?

Agora que você sabe o que é o texto âncora e a importância dele para o SEO, é importante saber como utilizá-lo. Afinal, se for feito de maneira demasiada ou descuidada ele não trará o resultado esperado. Inclusive, pode até representar danos para a sua marca.

Assim sendo, confira as nossas dicas para usar o texto âncora de maneira eficiente e inteligente no seu site:

1. Pense na experiência do usuário

O primeiro ponto levado em consideração pelo SEO SEMPRE será a experiência do usuário. Assim sendo, quando você for construir um texto âncora, faça-o com o objetivo de facilitar a vida de quem está lendo o seu material.

Na prática, isso significa utilizá-lo de maneira natural, fazendo com a leitura seja fluida e agradável.

2. Use links relevantes

Ainda levando em consideração a experiência do usuário, só faça textos âncoras que realmente sejam relevantes. Ou seja: se o usuário clicar ali, realmente será guiado para outra página que acrescente informações pertinentes para a sua vida.

Essa técnica, quando bem feita, deve ser aplicada em ações de Link Building e Guest Blogging. Essas duas estratégias já nos provam que a qualidade conta muito mais do que a quantidade. Isso porque é muito mais interessante ter o seu link citado menos vezes, porém, em um site altamente qualificado para o seu público do que o contrário – um site que não é muito importante para o seu nicho utilizar os seus links.

– Veja também: Guia prático para Guest Blogging

3. Escolha bem os seus textos âncoras

O texto âncora deve ser conciso, objetivo, claro e relevante. Apesar de ser possível utilizar uma frase mais longa como âncora, faça o possível para focar naquela (ou naquelas) palavras realmente importantes para o contexto.

Essa questão também é importante para o visual do texto. Afinal quando existem muitas palavras sublinhadas e em outra cor a leitura pode ficar mais poluída e trincada.

4. Use links internos 

Já produziu materiais relevantes que tratam sobre esse assunto? Então utilize-os como textos âncoras. Primeiramente, verifique a relevância do conteúdo e se eles irão potencializar a experiência do usuário. Se sim: use-os de maneira inteligente.

Isso significa: não repetir demasiadamente a palavra e mostrando para o Google que você realmente entende sobre o assunto. Essa é uma estratégia que pode ajudar muito na melhora do ranqueamento de várias páginas do seu site. Lembre-se que o Google usa mecanismos semânticos. Assim sendo, é importante usar palavras e termos diferentes, porém, ligadas ao texto âncora.

5. Monitore seus resultados

Assim como em qualquer outra ação que envolve o marketing de conteúdo e o SEO, é preciso acompanhar a monitorar os resultados dos seus textos. Isso significa: saber se as pessoas estão clicando nos seus links, quais estão sendo mais usados, o que você pode melhorar no seu conteúdo, entre outros.

Duas excelentes ferramentas que podem te ajudar nesse processo são o SEMRush e o Ahrefs. Eles oferecem relatórios detalhados sobre o seu site e monitoram os textos âncoras utilizados.

E então, conseguiu compreender um pouco mais sobre a utilização de texto âncora para o seu site? Aproveite e compartilhe esse texto com outras pessoas que estão em busca de mais conhecimento sobre o assunto!

 

Inbound Marketing