Otimização SEO: melhores práticas para aplicar no seu site

Quem não quer ter o site da sua empresa como a primeira opção nos resultados em pesquisas pelos mecanismos de busca, como o Google? São milhares de páginas escrevendo, diariamente, sobre assuntos similares. Por isso, para se destacar nas pesquisas, é preciso saber como utilizar a otimização SEO a seu favor.

Se você ainda não sabe como fazer isso, aqui explicamos algumas as melhores práticas para sua empresa ser melhor rankeada e passar maior autoridade. Confira:

Você também pode se interessar por: Vantagens em contratar serviços de SEO

5 dicas para o seu site bombar com SEO

1. Dê aos títulos o valor que eles merecem

A Tag-Title (ou o título do texto) é um dos principais fatores de otimização SEO da sua postagem. Um bom título possui a palavra-chave do texto o mais próximo possível do início da frase, cerca de 50 a 65/68 caracteres e é único. Por mais que o seu site trate do mesmo assunto, cada texto deve possuir um título diferente.

2. Redija uma boa meta description / metadata

Quando você busca por algo no Google se depara com o título e, logo abaixo, cerca de duas ou três linhas de texto. Essas linhas são a metadata. Devem ser utilizadas para resumir o texto de forma atrativa.

Vale lembrar que o conteúdo da meta description não influencia diretamente na otimização SEO e rankeamento. Porém, uma boa metadata atrai mais cliques – e, isso sim, é um fator que o Google leva em conta para melhorar o posicionamento de um site nas buscas.

3. Linkagens externas e internas são muito importantes

As linkagens externas aumentam a sua autoridade frente ao Google. Elas significam que estão usando o seu site como referência – e isso é interpretado de forma muito positiva. Já as linkagens internas auxiliam para subir o acesso a outros materiais publicados também pelo seu site – e também ajudam para o ranking de autoridade. Porém, tenha cuidado: os links devem ser utilizados de forma natural e não forçados. Assim evita-se que o Google os caracterize como spam.

4. Crie URLs amigáveis e objetivas

URL é o endereço que nos encaminha para o site desejado. Ela deve ser curta, escrita em letras minúsculas, facilmente legível e deixar claro qual o assunto principal do texto. Deve-se utilizar a palavra-chave do texto na URL – porém, somente uma vez, para não haver a repetição.

Evite a utilização de números em sequência, acentos ou caracteres diferentes – eles podem prejudicar a leitura e passar a impressão de ser um site não confiável – e, ao invés de usar travessão ou underline, opte pelo hífen.

5. Use as imagens e vídeos a seu favor

Quando for nomear a imagem a ser utilizada, use a palavra-chave como descrição. Assim, quando a pessoa passar o mouse por cima da imagem, estará escrita a keyword. É um pequeno detalhe, mas auxilia na otimização SEO do seu site.

Os vídeos também auxiliam na melhora do ranking. Valem as mesmas instruções: o título deve ser de qualidade e o material também, o que aumentará a sua autoridade no Google.

Importante!

Lembramos que o Google possui ferramentas inteligentes. Ou seja: repetir de forma demasiada e forçada a palavra-chave ou copiar material de um site já existente prejudicará o seu desempenho no ranking de otimização SEO.

Por isso, o ideal é produzir sempre um conteúdo de qualidade, com periodicidade adequada. Não sabe como fazer isso? Você sempre pode contar com uma empresa especializada para cuidar disso para você.

Confira: Por que terceirizar a produção de conteúdo da minha empresa?

Ainda possui dúvidas sobre como aplicar as melhores técnicas de otimização SEO? Estamos à disposição para tirar possíveis dúvidas e ajudar no melhor rankeamento do seu site.

Inbound Marketing