Monitoramento de Redes Sociais e Social Listening: Conheça a diferença!

No cenário atual das comunicações, durante a criação e compartilhamento de informações, uma empresa que dispensa o monitoramento das redes sociais pode não entender como sua imagem está nas mídias.

E a função do monitoramento de redes sociais e social listening, é avaliar essa imagem e criar soluções reversíveis as situações negativas, ou até mesmo novas abordagens através de uma boa avaliação de seu serviço e conteúdo.

Mas é preciso entender que existe uma diferença entre o monitoramento de redes e o social listening, confira essas diferenças.

Entenda o monitoramento de redes sociais

É basicamente a função de acompanhar todas as redes sociais de uma empresa, sempre atento aos comentários e avaliações de seu público. Gerando assim um estreitamento de laços  e demonstrando o valor de suas avaliações ou opiniões. Uma demonstração da importância desta função, é que uma boa parte dos clientes consultam as redes sociais de sua empresa antes de realizar o primeiro contato, e uma má avaliação ou comentários negativos, podem gerar um desinteresse em seus novos clientes.

E um requisito para o monitoramento, é ficar disponível para resolver qualquer problema de seus clientes. Pois é através da soluções desses problemas que você poderá entender melhor os seus clientes, suas necessidades e o que eles esperam de sua marca/serviço. Facilitando assim estratégias futuras de marketing, e gerando o acerto nas propostas ofertadas.

O monitoramento não se limita apenas a acompanhar as movimentações na página de sua marca, mas também a busca no Google, menções, marcações, hashtags relacionadas ao seu negócio e também palavras-chave que tenham conexão com seus serviços e/ou produtos. E esse se trata de um processo diário, pois os comentários e mídias espontâneas não param.

Conheça algumas funções do monitoramento de redes:

° Avaliação diária nas mídias digitais de sua empresa;

° Consulta de temas relacionados aos seus serviços;

° Recebimento das avaliações e tratamento dos casos;

° Planejamento de soluções eficazes e customizadas para cada caso;

° Facilidade com suporte ao usuário;

° Boa prática de gerenciamento de problemas;

Conheça também: O que é lead scoring e como fazer gestão dos seus leads através dessa pontuação

Entenda o social listening

Essa é a função mais relacionada à estratégia e tempo, não sofre a necessidade do imediatismo e monitoramento diário das avaliações. Mas sim a visão geral dos casos, entendimento do impacto das avaliações na empresa  e a elaboração de boas formas de reverter os ocorridos.

Podemos considerar o social listening uma segunda etapa, após o monitoramento das redes sociais e solução dos problemas iminentes. Essa função tem o encargo de captar o máximo de informações, analisar as reações geradas nos clientes, sempre focando nas opiniões mais diretas e construtivas relacionadas aos seus produtos e serviços.

Após coletar o máximo de informações e reações, você inicia o processo de desenvolver melhorias eficientes aos casos que obtiveram avaliação construtiva, e também focar em aprimorar as técnicas que geram boas avaliações.

Conheça algumas funções do social listening:

°  Entender os temas mais relevantes aos clientes;

°  Listar quais produtos ou serviços são mais estimados por seus clientes;

° Saber quais as menções mais frequentes relacionadas ao seu produto;

° Elaborar métricas relevantes;

° Desenvolver abordagens por meio de conteúdos que despertam mais o interesse das pessoas;

°  Conhecer todo o processo de engajamento;

Talvez você também se interesse por:  Marketing 3.0 : Veja como aplicá-lo em sua empresa

Essas são duas funções derivadas do cenário atual em que estamos envolvidos, por meio de um relacionamento com clientes que buscam ser ouvidos e atendidos por produtos moldados às suas necessidades.

O mercado atual é movido por empresas e marcas que precisam encontrar formas diferenciadas de alcance, maneiras inovadoras de vender os seus produtos e práticas personalizadas de se relacionar com seus clientes. Não fique de fora dessa mudança!

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!