Marketing 3.0 : Veja como aplicá-lo em sua empresa

O termo de marketing 1.0, 2.0, 3.0 e até 6.0, são bem comuns para quem trabalha com marketing ou para os que buscam informações sobre estratégias atuais de vendas e publicidade. Mas afinal, o que mudou do marketing “comum” ao marketing 3.0?

E é pensando nesta introdução ao tema de marketing e sua evolução, que separamos algumas dicas para facilitar o seu entendimento.

No processo de entender a evolução do marketing, é nítido que essas mudanças ocorreram para acompanhar o consumidor atual. Pois inicialmente o produto e serviço, é que formavam o seu público, influenciando na rotina de vida da sociedade. E com o tempo esse tipo de relação que as pessoas tinham com o consumo, mudou!

Sendo necessário o produto/serviços, se adequar às necessidades do seu público alvo. E foi a partir deste momento que as estratégias de marketing e vendas tiveram que mudar, sendo criado o marketing 1.0, 2.0, 3.0 e até 6.0. Por conta desta mudança acelerada em nossas formas de compra, os métodos de vender e se comunicar com o público, tiveram que se adequar.

Entenda mais sobre o assunto, com os 10 mandamentos do marketing 3.0 criados por Kotler:

1° Valorize os seus clientes

Não apenas em números ou de forma monetária, mas com relação a importância que eles tem para o seu negócio.

2° Entenda que é preciso mudar o tempo todo

E fique preparado para todo tipo de evolução, procurando sempre cursos relacionados ao marketing e comunicação.

3° Fortaleça a sua marca

Isso por meio de um bom posicionamento, e com comprometimento aos serviços prestados.

4° Entenda o perfil de seu público

Saiba que cada cliente é único e busca identificação no atendimento, por isso é preciso encontrar formas personalizadas de abordagem e atendimento.

5° Ofereça facilidades e bons preços

Crie pacotes e promoções diferenciadas, procure formas customizadas de atrair e fidelizar o seu público. E o uso de atrativos de custo, são ótimas formas!

6° Estreite os laços com seus clientes

A aproximação com seus clientes é sem dúvidas uma das melhores formas de fidelizá-los, isso por conta de um estreitamento de laços com o mesmo.

7° Esteja sempre aberto às novidades

Mantenha-se atualizado e demonstre aos clientes a sua modernidade, pois o público atual busca maneiras tecnológicas e práticas de comprar.

8° Utilize do gatilho mental da gratidão

Por meio de promoções ou entrega de serviços extras, conquistando a fidelização dos clientes.

Saiba mais sobre gatilhos mentais: Gatilhos mentais: Entenda o que são e como usá-los!

9° Qualidade, custo e distribuição

E esse sem dúvidas é o momento de investir em gestão, pois uma empresa que não tem uma boa gestão, não poderá realizar uma boa oferta de serviços.

10° Realize pesquisas e atualizações

Assim como o entendimento sobre o marketing 3.0, também é necessário se manter atualizado a todos os temas, e isso se aplica para diversas áreas. Saber um pouco de tudo pode elevar o seu potencial!

Conhecendo os mandamentos do marketing 3.0 ficará mais fácil de compreender o real motivo dessa evolução, por conta das mudanças constantes nas práticas atuais de consumo, se tornou inevitável não investir nos aprimoramentos de seus serviços. 

A sociedade atual funciona de uma forma mais acelerada, e necessita de boas formas de consumir produtos que sejam bons, baratos e práticos.  Por isso é necessário investir em abordagens mais humanizadas e voltadas para pessoas reais, diferenciado assim o seu produto ou serviços dos demais concorrentes que ainda não usam as estratégias do marketing atual.

Leia também: 8 ps do Marketing digital

E quando você iniciar esse processo de aprender sobre a sociedade atual e suas práticas de consumo, você deixará de ter medo do futuro dos negócios. Pois ao compreender a volatilidade da sociedade, do marketing e até mesmo das formas de comunicação, automaticamente fica entendido como a atualização dessas práticas também podem acompanhar os seu negócios.

As mudanças no marketing não devem ser encaradas como uma preocupação, e sim, como uma ótima forma de se reinventar.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!