O segmento de saúde e beleza está bastante em alta atualmente, visto que, cada vez mais, as pessoas estão preocupadas com o seu bem-estar e questões relativas à saúde.
Por isso, se você possui um consultório, o marketing para médicos é uma estratégia interessante para você ser encontrado por cada vez mais pessoas e a internet pode ajudar muito nesse objetivo.
Porém, para realizar um marketing médico que realmente funcione, é preciso entender quais as melhores técnicas a serem colocadas em prática e, principalmente, seguir algumas regras estipuladas pelo Conselho Federal de Medicina.
Assim, neste blog post queremos que você entenda quais são as melhores estratégias utilizadas no marketing para médicos e quais suas limitações.
Quais estratégias utilizar no marketing para médicos?
Para realizar qualquer técnica do marketing digital, a primeira coisa que devemos ter em mente é para qual persona os conteúdos e campanhas serão exibidas.
A persona nada mais é do que um cliente ideal para o seu negócio. Nesse sentido, ela é a pessoa que tem interesse no que você faz e nos conteúdos que você irá produzir.
Ainda, a persona, apesar de ser fictícia, é pensada de forma estratégica e inteligente. Funciona assim: você deve elaborar o perfil de uma pessoa que esteja curiosa acerca do seu serviço e se perguntar quais questionamentos ela possui ou quais as palavras ou frases ela utilizaria para procurar sobre determinado assunto.
Para médicos, uma persona ideal poderia ser uma pessoa com algum problema de saúde e quer saber mais sobre ele. Ou, ainda, um leitor que tem interesse acerca da sua especialidade.
Também, o seu negócio pode abranger mais de uma persona e isso é normal. O que deve ser feito, é: direcionar conteúdo rico e relevante para cada uma delas.
Assim, a partir do delineamento da persona ideal para o seu negócio, é possível começar a pensar em estratégias de marketing digital.
Além de conhecer a sua persona, é interessante para médicos que se invista em campanhas patrocinadas. O seu público está por toda a internet e ser encontrado por ele nas primeiras páginas dos buscadores de pesquisa é o ideal.
A seguir, vamos entender melhor sobre a produção de conteúdo relevante e dedicado a uma ou várias persona e as campanhas patrocinadas.
1 – Inbound Marketing
O Inbound Marketing nada mais é do que a produção de conhecimento para uma determinada persona. Porém, esse conteúdo deve ser interessante, rico e ter relevância para quem o consome.
Assim, a estratégia de inbound pode ser aplicada em diversos meios. O principal deles é o tão conhecido blog.
O blog, portanto, é uma ótima forma de criar conteúdo para a sua persona. Nele, você pode pensar em pautas que o seu público tenha dúvidas com o uso de palavras-chave.
Por exemplo: a sua especialidade médica é a dermatologia e você descobriu, por meio da pesquisa de palavra-chave, que a sua persona procura muito sobre acne. A partir disso, você pode utilizar o blog para produzir um texto sobre peles acneicas.
Logo, quando o leitor pesquisar no Google sobre este assunto, ele encontrará o seu texto. Caso o seu conteúdo seja relevante e interessante, ele pode continuar navegando pelo seu site até, eventualmente, ter a vontade de conhecer o seu consultório.
Viu? É dessa forma que você consegue captar leads de forma orgânica e sem gastar dinheiro, apenas tempo para produção de conteúdo.
2 – SEO
Porém, você pode estar se perguntando: como eu escrevo esse texto para o meu blog? Existe alguma norma ou regra?
Não é exatamente uma regra, mas uma estratégia dentro do Inbound Marketing que pode ajudar, e muito, o cliente certo te encontrar.
Assim, o Search Engine Optimization, conhecido como SEO, é um conjunto de técnicas que ajudam o seu texto a se destacar dos demais e ser encontrado pelo algoritmo do Google.
– Para te ajudar: Tem dúvidas sobre o vocabulário de Marketing Digital? Conheça os principais termos.
Com o SEO, você escreve o seu texto já pensando em ser encontrado pelo Google. É interessante investir o seu tempo nessa estratégia, pois, ela traz grandes resultados no tráfego orgânico, ou seja, aquele que você não precisa desembolsar recursos financeiros para conquistar.
Algumas dicas simples de construir um blog post pensando no SEO, são:
– Usar as palavras-chave mais pesquisadas pela sua persona;
– Escrever textos originais e relevantes;
– Fazer uso de artifícios para facilitar a leitura do seu texto, como: subtítulos, imagens, vídeos, links internos e externos;
– Criar, no final do texto, um direcionamento para o seu leitor, seja para um formulário de contato ou algum outro texto do seu blog.
Dessa forma, o interessante aqui é nutrir gradativamente o seu possível cliente de um conteúdo relevante para que ele esteja ciente do seu problema e sinta confiança em marcar uma consulta com você.
– Nós temos um guia completo sobre SEO no nosso blog, confira: Tudo sobre SEO.
No marketing para médicos, o Inbound, juntamente com o SEO, é uma técnica de longo prazo, ou seja, pode demorar um pouco mais para atingir bons resultados.
Contudo, ela é unanimidade quando se fala em produção de conteúdo e, com certeza, é uma ótima maneira de conseguir novos clientes.
3 – Campanhas patrocinadas
Se você deseja, no entanto, um modo de atrair clientes de forma mais rápida, o uso de campanhas patrocinadas pode ser uma ótima saída.
O Google Ads é bastante utilizado nesse caso. Com essa ferramenta, é possível criar um anúncio com palavras-chave que irá aparecer para a sua persona.
Seguindo no exemplo da dermatologia. Com o Google Ads, é possível criar uma publicidade que, quando alguém digitar no Google “clínica dermatológica Curitiba”, o seu site irá aparecer na primeira página do buscador com a tag anúncio.
Porém, para esse anúncio rodar, é necessário que você pague por ele, fornecendo uma quantidade x de dinheiro por mês para deixá-lo ativo.
Dessa forma, os resultados que o tráfego pago são realmente bons, visto que o primeiro nome que o seu cliente verá, será o seu.
É importante ressaltar, contudo, que esse resultado também é possível com o tráfego orgânico do Inbound Marketing, mas o tempo para conseguir esse ranqueamento pode ser um pouco maior.
– Entenda mais: Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?
O ideal é que, para médicos, haja investimento nas duas formas: Inbound e publicidade paga. Dessa forma, a chance de você conseguir novos pacientes unindo ambas as técnicas é muito maior do que apostando apenas em uma.
Os limites da publicidade para médicos
O Conselho Federal de Medicina possui regras bastante claras com relação a publicidade para médicos. Essas normas, por sua vez, surgem para evitar que o consumidor seja enganado e ludibriado ou, até mesmo, fique encantado com algum serviço médico que seja prejudicial a sua saúde.
Todas as normas aqui descritas estão em uma cartilha específica do Conselho Federal de Medicina. Conheça clicando aqui.
1 – O que é obrigatório nos anúncios médicos:
– Nome do profissional;
– Especialidade ou área de atuação e número do registro, caso especialista;
– Número do Conselho Regional de Medicina (CRM).
2 – O que é proibido nos anúncios médicos:
– Caso o médico não seja especialista, fica vedada a propaganda de qualquer serviço relacionado à especialidade;
– Permitir ou veicular qualquer propaganda que seja enganosa;
– Permitir que o seu nome circule em qualquer material que não haja rigor científico;
– Expor o paciente com fotografias de antes x depois;
– Anunciar a utilização de técnicas exclusivas;
– Garantir ou prometer bons resultados, utilizando expressões sensacionalistas como “resultado garantido”, “o mais eficiente” e relativos.
Concluindo
Assim, o marketing para médicos pode e deve ser feito, porém, sempre respeitando os limites estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina.
Ainda, é importante que o profissional entenda seus objetivos de negócio e direcione os conteúdos para uma persona específica, aliando com anúncios patrocinados.
Nós preparamos um e-book gratuito e exclusivo para você entender melhor sobre Inbound Marketing. Baixe abaixo e aproveite!