Saiba o que é o Marketing Colaborativo ou Marketing 4.0

Em meio a uma sociedade que busca incessantemente a identificação nos produtos e serviços consumidos, o marketing 3.0 deu espaço para a criação do marketing 4.0 ou marketing colaborativo.

Onde podemos chamar de um complemento do marketing 3.0, isso por conta da mudança acelerada de nossa sociedade através da produção diária de informações e novidades. O marketing segue em constante análise, processamento de informação e produção de estratégias assertivas para se comunicar e vender de forma eficaz a esse novo público, público este que deixou de seguir uma marca e passou a trazer a marca para segui-los.

Conheça mais sobre a evolução do marketing: Marketing 3.0: saiba como aplicá-lo em sua empresa

Por meio de uma comunicação mais participativa, individualizada e humanizada. Que pode ser vista em diversas campanhas publicitárias nos últimos anos, por se tratar de uma estratégia muito eficaz entre grandes e pequenas empresas, o estreitamento de laços, a personalização dos serviços e principalmente a voz que os clientes estão ganharam nos últimos tempos, têm sido motivo de uma mudança bilateral, onde o cliente muda a marca e a marca muda o cliente. E é com essa troca de informação que temos caminhado todos juntos para o marketing que sabe como conversar com pessoas reais de forma humanizada, gerando o maior engajamento de clientes ou usuários.

Agora que você já entendeu o que é o marketing colaborativo e sua importância nos negócios, veja como aplicá-lo na prática:

 

° Uma necessidade de qualquer tipo de campanha é o estudo de público, isso por conta da necessidade de saber com quem falar, onde falar e como falar.

Por isso é de extrema importância realizar uma pesquisa de público potencial e elaboração de personas, facilitando o desenvolvimento uma boa base de público alvo antes de iniciar uma estratégia de campanha.

° Pensar fora da caixa pode até parecer algo clichê dentro de estratégias de marketing, mas hoje mais do que nunca, o seu público busca por novidades e abordagens que instigue-os ao ato da compra e uso de seus serviços. E se manter com abordagens e estratégias já usadas por outras empresa, não atrai tanto o interesse destes.

° Mantenha uma boa interação com seu público, pois assim como o conteúdo produzido para a divulgação de seus serviços deve ser mais humanizado e voltado diretamente a identidade de seu público, a forma com que você mantém a interação com o mesmo também deve ser individualizada.

Procure estreitar os laços com seus clientes, por meio de:

 

° Solução de problemas com agilidade: evite deixar as avaliações de seus clientes ou problemas sem solução.

° Pesquisa de satisfação: realize uma pesquisa de satisfação, pois através do feedback de seus clientes ficará mais fácil desenvolver novas abordagens e melhorias em seus serviços prestados.

° Respostas rápidas: não deixe os seus clientes esperando por muito tempo pela solução de seus problemas, ou até mesmo sem esclarecer suas dúvidas.

° Promoções, sorteios e parcerias: crie estratégias de promoção visando ofertar um desconto ou um brinde aos seus clientes como forma de despertar um gatilho de reciprocidade, onde fica mais fácil fidelizá-lo.

° Uso de interação nas redes sociais: use o máximo de redes sociais para alcançar novos clientes e principalmente para estreitar os laços com o público atual.

° Aprimoramento constante dos serviços: mantenha os seus serviços em constante mudança, isso por meio de cursos, estudo de mercado e da pesquisa de satisfação que podem lhe ajudar no desenvolvimento de novidades.

° Compartilhamento dos depoimentos de seus clientes: mostre como seus clientes atuais estão satisfeitos com seus serviços e/ou produtos, criando assim a maior credibilidade de seus serviços prestados.

° Crie mídias espontâneas por seus clientes: Instigue os seus clientes para a criação uma mídia espontânea sobre sua marca, isso por meio de hashtags, postagens interativas, brindes e compartilhamentos. Com a mídia espontânea você ganha a divulgação de seus serviços sem precisar pedir ou pagar por isto.

São diversas as possibilidades de explorar o marketing colaborativo no intuito de se aproximar e engajar mais os seus clientes, você só precisa estudar o seu público e quais as melhores formas de abordagem. Lembre-se sempre, tanto o seus clientes como o mercado estão em constante mudança.

Mantenha-se atualizado, seja inovador e trace um caminho para o sucesso.

Quer saber mais sobre estratégias de sucesso? Confira nossos cases.