Você sabe como fazer e-mails marketing e se comunicar de maneira assertiva e eficiente com a sua base de leads? Então veja como potencializar ainda mais esse canal de comunicação e fazer boas campanhas via e-mail.
Vale lembrar que, segundo estudo divulgado pela Pew Research, 92% dos adultos que utilizam a internet possuem e usam com frequência um endereço de e-mail. Destes, 61% checam sua caixa diariamente. Ou seja: deixar de utilizar esse canal pode representar uma grande perda de oportunidades para fechar novos negócios.
Porém, se você ainda tem dúvidas e não sabe como fazer e-mail marketing, confira nossas dicas e saiba como adicionar essa estratégia na divulgação da sua marca. Ainda, lembre-se que o e-mail marketing pode ser usado para o envio de promoções exclusivas, fortalecimento do relacionamento com o público, entre outros.
Como fazer e-mail marketing? Confira 6 passos
1. Faça sua própria lista de contatos
Nunca, jamais, em hipótese nenhuma compre um mailing. Essa ação é extremamente mal interpretada pelo público e pode gerar grandes danos para a imagem da sua empresa. Ainda, pode fazer com que a sua mensagem seja entregue para pessoas que não conhecem e não possuem o menor interesse na sua marca.
Assim sendo, a primeira e fundamental dica para você saber como fazer um e-mail marketing é: crie a sua própria lista de receptores. Mas como fazer essa lista? Atraindo os visitantes e fazendo com que sintam interessados em se inscreverem para receber seus e-mails. Isso pode ser feito por meio de Landing Pages, CTAs nos seu site/blog, Pop-ups bem planejados, postagem nas redes sociais, entre outros.
O objetivo produzir um bom conteúdo e despertar a atenção do público. Assim, por vontade própria, eles optam por deixar o e-mail de contato e se inscrever em sua lista de e-mails.
2. Escolha a ferramenta de automação
Atualmente existem diversas ferramentas de automação que podem auxiliar a sua marca a potencializar as estratégias de e-mail marketing. Elas são fundamentais para garantir que a comunicação com o seu público seja eficiente e, mais do que isso, ofereça resultados mensuráveis para a sua empresa. O grande auxílio dessas ferramentas estão, principalmente, na gestão de leads, disparo de e-mails e possibilidade de avaliar estatísticas de cada mensagem – taxa de abertura, de cliques, de rejeição, entre outros.
Assim, você saberá o que realmente funcionou na sua mensagem, qual o melhor horário para disparar os e-mails, qual a frequência adequada, entre outros. Por fim, a utilização de uma ferramenta de automação otimiza o tempo, minimiza o retrabalho e traz resultados efetivos para a sua marca. Se o seu objetivo é saber como fazer um e-mail marketing de maneira profissional, é fundamental que utilize uma plataforma dessas a seu favor.
– Confira: 4 ferramentas de automação de marketing que você precisa conhecer
3. Conheça seu público e defina a estratégia de comunicação
Para acertar em cheio na sua mensagem, é preciso que você conheça a fundo o seu público. Isso porque a mensagem enviada via e-mail é extremamente pessoal. Assim sendo, deve ser personalizada e exclusiva para essa pessoa. O seu receptor deve se sentir especial e sentir que você está se comunicando diretamente com ele.
Como fazer isso? Sabendo exatamente quem é o seu público-alvo e definindo sua persona ideal. Isso faz com que a sua marca saiba qual linguagem utilizar, o tom da conversa, o que realmente atrai esse público, o que ele deseja receber, entre outros. Isso faz com que a marca defina de maneira assertiva a sua estratégia de comunicação via e-mail e tenha sucesso nessa ação.
4. Faça um bom título
Quantas vezes você deixou de abrir um e-mail porque o título dele não era atraente, muito longo ou não confiável? Com certeza várias. Por isso é essencial pensar com atenção em qual será o título da sua mensagem. Pense em um título curto, objetivo, mas que desperte curiosidade do seu remetente.
Porém, pense que o que estiver escrito no corpo do e-mail deve cumprir com aquilo que está escrito no título. Promessas que não são cumpridas são danosas para a imagem da sua empresa.
5. Capriche no template e na parte visual
O bom design de um e-mail marketing também pode ajudar a conquistar a atenção do cliente. Por isso, capriche no template e nas imagens que serão utilizadas na mensagem.
Vale lembrar que é legal investir em um e-mail que tenha conteúdo escrito, imagens e um CTA. É o CTA que fará com que o receptor realize a ação esperada pela sua empresa: clicar em um link e ser direcionado para o seu e-commerce, baixar um material, se inscrever em uma promoção, entre outros.
Também, lembre-se que o e-mail marketing é mais um local para você reforçar a sua identidade visual. Por isso, capriche e estabeleça um padrão para a sua imagem. Assim, logo que os seus leads abrirem os e-mails, saberão qual empresa está entrando em contato.
– Veja também: E-mail Marketing para e-Commerce: sinônimo de benefícios para seu negócio
6. Faça análises e testes até descobrir o que funciona
Para saber como fazer um e-mail marketing e calcular o sucesso das suas ações, é preciso monitorar, analisar e testar o que realmente funciona. Por isso:
- Invista em testes A/B;
- Confira a taxa de e-mails entregues, abertos, rejeitados e cliques;
- Conversões;
- Reclamações de spam, entre outros.
Vale lembrar que as ações de e-mail marketing são contínuas. As campanhas mudam, porém, o objetivo é o mesmo: alcançar o maior número de leads qualificados e interessados na sua marca. Assim, fazer com que esses contatos se tornem clientes e, com o passar do tempo, propagadores da sua marca, acontecerá como consequência de um trabalho bem feito.
Terminou de ler o post, mas sente que precisa de auxílio para criar as suas campanhas de e-mail marketing? Então entre em contato conosco e saiba como podemos potencializar os resultados da sua marca por meio desse importante canal de comunicação!