Teste A/B para Landing Pages: converta mais mudando elementos simples

Se a sua empresa trabalha com marketing digital, com certeza você já ouviu falar sobre landing pages, certo? Também, já deve saber sobre a importância desse material para conversão, não é? Seja para transformar visitantes em leads ou leads em clientes, elas são uma ótima ferramenta para a sua marca. Porém, você já fez teste A/B para landing pages? Saiba que essa é uma ação que pode potencializar o alcance e conversão das suas páginas.

Assim sendo, se você ainda não conhece essa estratégia ou tem dúvidas de como colocá-la em prática, confira nosso artigo e melhore os resultados da sua empresa o quanto antes.

Como funciona o teste A/B para landing pages?

Cada pessoa se comunica e interpreta mensagens de maneira específica. O que funcionou para uma marca se relacionar com o público dela nem sempre funciona para a sua. Então, como descobrir qual é a melhor forma para se comunicar com os seus leads? Simples: por meio de testes práticos.

Nesse cenário, o teste A/B para landing pages ganha importância. Isso porque, dentre inúmeras funcionalidades, ele permite que você identifique o que realmente funciona nas suas mensagens. Assim, sua empresa saberá quais características devem ser deixadas de lado e o que precisa de ajuste para as próximas campanhas. Também, terá noção sobre quais cores, fontes, imagens e linguagem chamam mais a atenção e funcionam melhor com sua persona.

– Veja também: 9 ideias de teste A/B para e-mail marketing para aplicar nas suas campanha

Descobrindo a melhor forma de se comunicar com o seu público

Os testes A/B fazem comparações, de maneira automática, entre algumas variáveis da sua landing page. Assim sendo, é possível realizar testes entre várias características estéticas e de formatos de conteúdo. Lembre-se que o seu objetivo é sempre oferecer a melhor experiência ao seu público. Assim, a maior taxa de conversão acontecerá como consequência de boas landing pagens. Vale lembrar que para colocar os testes A/B em prática a sua empresa deve conhecer e utilizar ferramentas especializadas para garantir o sucesso do teste.

Colocando os testes A/B em prática

Para fazer o teste A/B para landing pages é importante definir a taxa mínima de amostragem. Ou seja: quantas pessoas precisam visitar a sua página até que você possa tirar as conclusões necessárias. Com isso feito, é hora de criar duas versões de landing pages distintas. Vale ressaltar que: para que o teste funcione de maneira efetiva, as suas páginas deverão ter apenas um elemento diferente. Qual será esse elemento fica a seu critério – depende do que você gostaria de testar.

Características que você pode testar em sua landing page:

  • Você pode fazer uma landing page com um detalhe em azul e um em vermelho, por exemplo;
  • Você pode utilizar duas fontes diferentes;
  • É possível mudar o CTA da sua página (texto, formato ou cor) – e conferir qual funciona de maneira mais assertiva;
  • Você pode fazer uma landing page com imagem e outra com vídeo, entre outros ajustes.

Seja qual for o elemento escolhido, o resto deverá permanecer igual. Assim, metade dos seus visitantes verão uma versão da landing page e outra metade verá a outra versão. Dessa forma, você conseguirá mensurar a que teve o melhor resultado e converteu mais leads. Então, poderá repetir essa “fórmula” no futuro.

Você também pode usar o teste a/b para dos primeiros dias de divulgação de uma landing page e escolher a que performar melhor para utilizar durante o restante da campanha.

– Veja também: Checklist do Inbound Marketing: 6 ações para gerar mais leads

Ferramentas inteligentes

Você pode fazer essa análise manualmente, mas existem ferramentas inteligentes que automatizam e fazem o teste A/B para landing pages. Ou seja, após receberem visitas suficientes, elas analisam a versão que funcionou melhor e, então, a página que ofereceu o melhor resultado passará a ser entregue para todos os visitantes.

Assim sendo, suas landing pages são otimizadas de maneira eficiente e rápida. Ainda, a sua marca não corre o risco de perder visitantes ou conversões.

Mensurando os resultados do teste A/B para landing pages

Vale lembrar que os resultados do teste A/B para landing pages exigem tempo e paciência. Por isso, aguarde e mantenha o monitoramento. Para landing pages, o mais recomendado é que um teste dure entre 1 a 3 semanas. Isso porque durante esse período as páginas possivelmente receberão um valor adequado de tráfego o seu teste tenha estatísticas e dados o suficiente para garantir sua efetividade.

Ainda, é importante ressaltar que não há uma forma de controlar o volume de visitas recebidas em uma landing page. É possível, sim, fazer bons CTAs e divulgação da página – inclusive com mídia online paga, através de Google Ads e Facebook Ads, por exemplo. Porém, a quantidade de visitas não depende apenas disso.

O teste A/B deve ser uma ação frequente e contínua

Muito se engana quem pensa que ao fazer uma vez o teste A/B em uma landing page é o suficiente. Isso porque o verdadeiro potencial do teste deverá ser observado após a marca definir a versão “vencedora”. Afinal, é a partir desse conhecimento que é possível planejar próximas ações eficientes.

Ainda, ao repetir um mesmo formato de teste a marca poderá descobrir cada vez mais informações relevantes e aprofundadas sobre o que realmente funciona para o seu público. Assim sendo, essa ação poupa tempo – pois já há uma estrutura base para o teste – e resulta em maior conversão.

Dica extra: anote e mantenha todos os resultados do teste A/B disponíveis em uma planilha. Sempre que surgirem informações novas e atualizadas, complemente-as. Guarde os seguintes dados:

  • Tipo de teste;
  • Qual métrica foi usada;
  • Datas de início e de término do teste;
  • Quais resultados foram observados;
  • O que deve ser mantido nas próximas ações, entre outros.

Assim como em qualquer ação de marketing, o objetivo da sua marca é sempre oferecer a melhor experiência para o seu público. Assim sendo, ao acertar nos seus resultados do teste A/B, essa ação será garantida e suas conversões irão aumentar.

Com essas informações você já está preparado para colocar em prática o próximo teste A/B para landing pages!

Inbound Marketing