Calendário editorial: saiba como estruturar e seus benefícios

Um calendário editorial é uma ferramenta que permite estruturar e organizar as informações da sua estratégia de conteúdo. Nele, é possível incluir datas de publicações com seus respectivos prazos, além de nomear responsáveis por cada tarefa.

É também importante ressaltar que o calendário pode ser utilizado para redes sociais, blogs ou qualquer outra plataforma que faça parte do seu conteúdo.

Neste blog post nós queremos te mostrar todos os itens que o seu calendário editorial deve contemplar e, ainda, expor os benefícios em utilizar essa ferramenta.

Primeiro de tudo: escolha uma ferramenta para montar o seu calendário editorial

Antes mesmo de começar a pensar no conteúdo da sua planilha, é preciso saber exatamente qual a melhor ferramenta para colocá-la em prática.

As opções mais comuns são as próprias planilhas no Excel e do Google Drive, porém, é possível utilizar outras ferramentas a depender da sua preferência.

Um ponto positivo do Google Drive, no entanto, é que ele pode ser compartilhado entre várias pessoas, o que facilita e otimiza o tempo da sua equipe de conteúdo e marketing.

Planeje com cuidado a estratégia utilizada

Tendo a melhor ferramenta em mãos, é hora de planejar a sua estratégia. Aqui, é preciso estabelecer quais canais serão utilizados para dar vasão a sua estratégia de conteúdo.

Caso você decida documentar as sua estratégias em blog e redes sociais, por exemplo, é interessante manter dois calendários, de forma que todas as informações fiquem bem organizadas.

– Confira: Entenda a importância das redes sociais para o Inbound Marketing.

Vamos listar a seguir alguns itens que o seu calendário editorial deve contemplar:

– Lista de palavras-chave utilizadas;

– O título SEO utilizados nos textos do seu blog;

– As datas de postagem;

– O horário que cada publicação foi veiculada;

– Em quais mídias houve vinculação;

– Qual o formato da postagem – textos para blog, e-books, etc.

Defina uma frequência de postagem 

Um item de suma importância para um calendário editorial funcionar é saber qual será a frequência de produção de conteúdo e de postagens.

Além de ser essencial para um caráter de organização, ter uma frequência é um dos fatores que possui relação com o ranqueamento do Google.

É também importante definir a frequência de acordo com a rede utilizada. Por exemplo, a quantidade de posts a serem realizados por um blog é completamente diferente da frequência que será utilizada no Facebook ou Instagram.

Nesse sentido, para postagens no blog, o ideal é que se poste o máximo de conteúdo possível. Porém, sem jamais perder a qualidade, pois, de nada adianta ter muito material se não há qualidade editorial.

Dessa forma, se organize para produzir uma quantidade de textos razoável por mês, que atenda sua demanda e mantendo um conteúdo rico.

Mas como saber a frequência ideal para as redes sociais? Monitorando diariamente o desempenho das suas postagens e fazendo testes, alternando dias e horários de forma a se ter o melhor resultado.

Para as redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn e outras é possível utilizar ferramentas de gerenciamento de postagens que irão te fornecer relatórios para te direcionar com relação à frequência.

– Confira: Procurando um gerenciador de Instagram? Conheça essas 5 opções.

Nomeie os responsáveis por cada tarefa

Para que você saiba exatamente quem é responsável por cada tarefa, é importante que haja uma lacuna com o nome de quem as realizou. Além disso, cada pessoa poderá organizar o seu tempo de acordo com a quantidade de conteúdos que ela precisa produzir no dia, semana ou mês.

Tenha sob controle o status de cada pauta 

Um dos principais itens de um calendário editorial é saber qual o status de cada pauta. Você pode utilizar denominações como “não indicado, em produção, revisado, publicado”.

Dessa maneira, você consegue ter controle de todas as demandas e se elas estão prontas ou não. É também possível utilizar cores para organizar os status, de forma que o calendário tenha uma linguagem e um visual bastante didático.

Ter essa organização, portanto, é essencial para saber qual o andamento dos conteúdos e quais pautas já foram utilizadas ou não pela sua equipe.

Saiba quando cada conteúdo for publicado 

É preciso também ter uma lacuna com a data que cada conteúdo foi lançado nas devidas plataformas, de forma a estruturar o calendário conforme algumas pautas forem cumpridas.

Em caso de blogs, tenha um espaço para colocar o link do conteúdo

Quando se usa um calendário para blog, é importante que você tenha um espaço para alocar os links dos conteúdos produzidos. Dessa maneira, você consegue ter o controle se realmente tudo que está no calendário editorial foi realmente publicado.

– Confira: Checklist de blog: tudo que o seu precisa ter.

Quais os benefícios de um calendário editorial? 

Sabendo exatamente como funciona um calendário editorial, fica mais fácil estabelecer os benefícios em utilizá-lo.

Maior organização: um dos benefícios mais óbvios de se utilizar um calendário de pautas é a organização que ele promove, visto que os conteúdos e até mesmos as datas estão centralizadas em um único local;

– Os prazos são cumpridos com mais facilidade: com a estruturação das datas para entrega de cada conteúdo, fica mais fácil cumprir os prazos e não atrasar o conteúdo a ser postado;

– Melhora a sua gestão de tempo: o tempo é otimizado quando todos da sua equipe sabem exatamente o que fazer e os prazos a serem cumpridos;

– Integração da sua equipe de conteúdo: a partir do momento que a sua equipe como um todo tem acesso ao calendário editorial, a produção do conteúdo fica mais compacta e também organizada.

Gostou deste conteúdo?

Quer saber mais sobre redes sociais e estratégias para se destacar nelas? Nós temos um e-book sobre Instagram Comercial, confira!

 

GUIA PRÁTICO PARA SEU INSTAGRAM COMERCIAL