Automação de marketing: entenda a importância para o seu conteúdo.

O marketing digital tem o objetivo de criar relacionamento e entregar conteúdo relevante para um público que realmente quer estar conectado com a sua marca. A automação de marketing, por sua vez, vem com a missão de te ajudar a automatizar os processos que envolvem esse relacionamento, de forma a facilitar o trabalho da sua equipe, otimizar os processos e personalizar a mensagem que você deseja passar.

Entenda a seguir como a automação de marketing funciona, quais as vantagens do seu uso e como aplicá-la no conteúdo que você produz pode ser essencial para o sucesso da sua estratégia de negócio.

Como a automação de marketing funciona?

É simples. Automatizar sua estratégia de marketing é utilizar um software que executa, gerencia e monitora ações e campanhas de relacionamento com seu público.

Essa automatização diminui os processos manuais dentro da sua empresa, melhora a eficiência operacional e, consequentemente, reduz o tempo que o seu time despende em cada atividade relacionada ao marketing.

Relembrando o que Benjamin Franklin disse: “remember that time is money”. Ou seja, lembre-se sempre que tempo é dinheiro! Com o auxílio de tecnologias que otimizem processos, o retorno financeiro pode ser bastante positivo.

E as vantagens?

Gerar conteúdo relevante, segmentar seu público, consolidar a comunicação e melhorar suas conversões e vendas podem ser alguns dos benefícios ao automatizar sua estratégia de marketing.

Veja os três principais benefícios para você ficar mais tranquilo quanto ao uso dessa estratégia.

1º Alta capacidade de personalização

O termo “automação” pode assustar algumas pessoas por remeter a algo robotizado, não personalizado e que esfria a relação entre empresa/cliente.

Isso não é verdade: a automação de marketing possui ferramentas que permitem, justamente, segmentar o seu público para entregar conteúdo que seja relevante, personalizado e do interesse dele.

A personalização, dessa forma, é uma das maiores vantagens da automação.

2º Fortalecimento da comunicação

Um dos desdobramentos da personalização é a capacidade de criar uma comunicação mais forte com seus clientes, de forma que a sua mensagem e as suas campanhas sejam entregues com maior qualidade.

A customização também fortalece a sua comunicação pelo fato de que a sua equipe de marketing, a partir da ferramenta de automação, pode ter acesso a dados específicos de cada pessoa, criando uma mensagem direcionada e que dialogue com quem a recebe.

3º Orientação das suas leads no funil de vendas

Se você sabe que o seu possível cliente está no topo, meio ou fundo de funil é muito mais fácil gerar conteúdo segmentado e nutrir esses leads de maneira otimizada e inteligente.

Conheça mais sobre estratégias de conteúdo no ciclo de venda: descomplicando o funil de vendas

Afinal, qual o sentido de gastar dinheiro com pessoas que não estão interessadas no seu produto ou serviço? Saber quem você precisa educar e quem já está pronto para a compra pode te ajuda a investir seus recursos nas pessoas certas e no momento certo.

A automação de marketing, então, pode te orientar a gerar conteúdo relevante para cada estágio do funil de vendas, melhorando os resultados do seu negócio.

Entenda como aplicar a automação na sua estratégia de conteúdo:

Agora que já compreendemos o que é a automação de marketing, como ela pode melhorar a dinâmica dos processos na sua empresa e seus benefícios, é hora de entender quais são as ferramentas disponíveis e como aplicá-las.

Porém, como, efetivamente, a automação de marketing irá te auxiliar na sua estratégia de conteúdo?

Acompanhando os resultados das redes sociais

As pessoas estão cada vez mais conectadas às redes sociais. O estudo realizado, em 2018, pela We Are Social e Hootsuite, revelou que 130 milhões de brasileiros utilizam mídias digitais.

Se a sua empresa deseja se destacar, fazer uso das redes sociais pode ser um bom caminho para gerar engajamento e relacionamento com seu público.

A ferramenta de automação pode te ajudar a planejar e programar postagens semanal ou mensalmente, além de acompanhar os números de engajamentos e interações.

Criando páginas de conversão

As páginas de conversão podem te fornecer informações essenciais dos seus leads. Por isso, ter uma página bem estruturada é importante para suas futuras estratégias de marketing digital.

Aqui podem ser utilizados formulários, pop-ups, botões de call-to-action (CTA) e outras automações que atraiam a atenção do seu público.

A automação de marketing pode, ainda, te ajudar a conseguir dados que serão úteis no disparo de e-mails com conteúdo relevante, por exemplo.

É sempre importante lembrar desta dica: ofereça conteúdo em troca das informações que você solicita no formulário, de forma que a sua lead se sinta valorizada.

Programando e monitorando o envio de e-mails

Segundo a empresa americana McKinsey o e-mail pode converter três vezes mais que as redes sociais. Ou seja, ter uma lista de e-mails é muito relevante para o seu negócio.

Com uma ferramenta de automação, você pode fazer listas segmentadas do seu público, seja por demografia, idade, etapa do funil ou qualquer outro critério que for importante para o seu negócio, e enviar um e-mail de acordo com o perfil de cada pessoa.

Já imaginou, por exemplo, ter que colocar o nome de cada cliente no corpo de um e-mail marketing? Praticamente impossível. A automação te permite utilizar essas estratégias de personalização sem muito esforço e que te aproximam do seu público.

Além disso, a ferramenta pode programar e monitorar o disparo dos e-mails, fornecendo relatórios com a taxa de abertura ou de cliques no conteúdo que foi direcionado através de um botão de CTA, por exemplo.

Criar conteúdo personalizado para seu público, otimizar o tempo de produção e melhorar as taxas de conversão são algumas das vantagens que a automação de marketing pode trazer para a sua empresa.

Conhecer quais são as plataformas que disponibilizam esse serviço e estão disponíveis no mercado pode ser uma boa forma de entender qual a melhor opção para o seu negócio.

Nós temos um post preparado para você sobre dois softwares que oferecem esse serviço: Hubspot ou Rd Station: qual a melhor ferramenta de automação?

E você, já utiliza alguma forma de automação de marketing? Conta aqui nos comentários qual sua opinião. Caso tenha dúvidas, entre em contato!