Marketing para construtoras: conheça 3 táticas digitais que podem ser utilizadas para empresas de construção civil

Foi-se o tempo que bastava apenas fazer um serviço de qualidade para que um negócio, como o de construção civil, se tornasse lucrativo. Não que isso não tenha mais a sua importância mas, na atualidade, muitas outras exigências são necessárias para a captação de clientes.

Construtoras que buscam atualizar os seus processos ou que estão entrando agora no mercado, não devem contar somente com indicações ou com o marketing tradicional na hora de conseguir novos clientes.

A concorrência no mercado está cada vez mais aquecida e isso demanda um forte investimento em presença de marca, com o objetivo de encontrar vantagens sobre os concorrentes.

Além disso, fatores externos podem diminuir a receita do seu negócio como, por exemplo, crises econômicas.

Porém, para que tudo isso dê certo, os responsáveis pelo marketing para construtoras devem estar bem preparados e atualizados a respeito das novidades do meio digital.

Mas como o marketing digital ajuda, de fato, as construtoras

Acrescentando ao que foi citado anteriormente, não basta apenas ter um site e uma página nas redes sociais, a atualização desses dados deve ser constante e especializada.

Se posicionar dentro no meio digital é uma questão de comunicar serviços para um público certo. Assim, antes de pensar nas técnicas a serem utilizadas, uma persona deve ser montada.

Isso nada mais é que um perfil fictício que se relaciona com os possíveis clientes, mostrando suas principais características e necessidades. A persona, portanto, serve como um guia na hora definir as linguagens e técnicas no plano de marketing para construtoras, por exemplo.

De maneira geral, o marketing digital otimiza resultados, aumenta a visibilidade dos serviços, reduz custos operacionais e, principalmente, cria vantagens competitivas diante do mercado.

Por isso, separamos neste post 3 técnicas digitais que podem ser utilizadas para o marketing de construtoras.

1) Inbound 

Sendo talvez a mais atual e eficiente técnica dentro do Marketing Digital, o inbound busca atrair o cliente de maneira orgânica.

A partir da persona selecionada, os profissionais de marketing trabalharam em um blog/site no qual vários conteúdos são postados a respeito da construção civil, por exemplo.

Junto a uma técnica chamada SEO, que basicamente torna esse conteúdo mais facilmente encontrado nos mecanismos de busca como o Google, a captação de cliente é feita quando ele pesquisa sobre algum assunto que está precisando e encontra esses posts no site de sua marca.

Dentro do marketing para construtoras, o inbound tem grandes resultados no fortalecimento de uma presença de marca a longo prazo, pois ela trabalha, justamente, com o objetivo de tornar a sua marca uma referência no assunto.- Saiba mais a respeito de Inbound Marketing aqui.

2) Marketing digital direto

Essa técnica pode ser utilizada sozinha, mas também tem bons resultados quando atrelada ao inbound. Para que o marketing digital seja efetivo, é preciso gerar um lead, o que é conseguido através do Inbound Marketing.

O lead nada mais é do que um contato de alguém que em algum momento se interessou por um serviço/conteúdo ou que tenha o perfil de um possível cliente. Esse contato pode ser um número, um e-mail ou até mesmo um perfil em rede social.

– Conheça: 5 dicas para gerar novos leads agora. 

Ele pode ser captado por meio da assinatura de Newsletter, propostas de negócio ou até mesmo por e-mails de pessoas que visitaram seu site e possam se interessar pelo seu serviço.

Com essa informação de contato, o marketing digital direto pode ser realizado. Ele funciona, basicamente, como uma espécie de convite formal para que o potencial cliente conheça o negócio.

Para construtoras, essa estratégia será como uma carta que apresenta o que a empresa faz e quais as principais vantagens de escolhê-la para determinado serviço.

Em setores como o da construção civil, essa pode ser uma boa escolha pelo fato de que o perfil interessado pelo serviço é bem específico, tornando muito mais fácil o redirecionamento de contatos e a efetividade dos mesmos.

3) Remarketing

Essa é uma tática utilizada no marketing para construtoras que têm benefícios semelhantes a supracitada devido ao público e o alto nível de direcionamento digital. Porém, ela ocorre de uma forma diferente.

Para o remarketing funcionar, não é preciso gerar um lead, basta que o usuário pesquise pelo seu serviço ou entre no site da marca pelo menos uma vez.

Esse interesse, por menos perceptível que possa parecer, é mapeado e, por consequência, anúncios da marca aparecerão nas redes sociais desse mesmo usuário como forma de lembrá-lo.

Justamente por conta de ativar a lembrança do consumidor, essa técnica tem um forte apelo como um apoio de comunicação, induzindo o usuário a não esquecer da marca.

Gostou deste conteúdo?

Essas são apenas algumas das formas de realizar Marketing Digital, a Amura Comunicação possui anos de experiência e otimiza os resultados de clientes das mais diversas áreas.

Saiba mais sobre nosso clientes, propostas e conteúdos em nosso site.