O tráfego orgânico de um site é aquele formado por pessoas que chegaram de maneira livre até o seu endereço. Normalmente, esses visitantes chegam até o seu site por meio de pesquisas no Google e indicações de outras páginas e redes sociais. Assim sendo, no tráfego orgânico não são considerados os cliques e visitas no seu site conquistados por meio de anúncios e links patrocinados.
Vale lembrar que, segundo estudos de dezembro de 2017 realizados pelo Search Engine Journal, 70% dos links que os usuários de busca clicam são orgânicos. Isso porque esses links transmitem autoridade e credibilidade. Afinal, eles só estão ali porque o Google os considerou relevantes, sem que houvesse investimento financeiro, patrocínio ou anúncios.
Então, é possível concluir que, para aumentar o tráfego orgânico do seu site é fundamental que a sua página seja facilmente encontrada pelo Google. Consequentemente, ela será indicada e clicada por mais usuários da internet.
Nesse cenário, conhecer e utilizar algumas técnicas de SEO é fundamental para posicionar e ranquear melhor a sua página. Mas você sabe o que é SEO e como ele auxilia no aumento do tráfego orgânico do seu site? Então confira!
O que é SEO?
Resumidamente, SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Sua tradução direta é algo como “Otimização para Motores de Busca”. Assim sendo, o SEO é um conjunto de técnicas aplicadas por um site que busca ser encontrado de maneira mais fácil pelos mecanismos de busca – como o Google, por exemplo. Essas técnicas são orgânicas e espontâneas – ou seja, não envolvem o investimento financeiro. Porém, para aplicá-las com destreza, é importante ter conhecimento de ações certeiras a serem feitas.
Isso acontece porque a todo momento surgem novos sites e páginas. Assim, da mesma forma que você deseja que a sua marca seja encontrada de maneira rápida pelo Google, seus concorrentes também querem alcançar esse objetivo. Por isso, para garantir que o seu site se destaque e, com isso, o tráfego orgânico aumente, é fundamental conhecer as principais estratégias a serem seguidas. Aqui, citamos algumas delas.
– Veja também: Qual a diferença entre SEO e SEM?
5 dicas para aumentar o tráfego orgânico do seu site
1. Escolha as melhores palavras-chave
Para aumentar o tráfego orgânico do seu site você precisa ser encontrado pelo seu público, certo? Assim sendo, é fundamental saber quais são as palavras-chave mais pesquisadas por eles e, então, trabalhar em cima delas.
Dica da Amura: experimente utilizar o Google Trends e o Google Keyword Planner para pesquisar as melhores keywords para a sua empresa. As ferramentas são gratuitas e fáceis de serem manuseadas. Elas te mostrarão em poucos minutos qual é o volume de busca de uma palavra-chave específica e quais temas explorar ao redor dessa keyword. Assim sendo, ainda é possível ter bons insights e variações de palavras chave na hora de criar seus materiais.
2. Produza um material relevante e único
O Google valoriza páginas que produzem materiais únicos e relevantes. Ainda, por outro lado, o mecanismo penaliza os sites que duplicam ou copiam o conteúdo de outro lugar. Ou seja, se o seu objetivo é aumentar o tráfego orgânico do seu site, a saída é investir em um material que realmente seja considerado relevante para o Google.
Para isso, são levadas várias questões em consideração. Porém, o principal ponto analisado pelos mecanismos de busca do Google é a experiência do visitante. Assim, é fundamental que o seu site seja considerado interessante para os leitores e realmente acrescente algo para eles.
A partir da escolha das palavras-chave, foque em pesquisar e criar algo que ainda não existe. Ainda, é fundamental que as suas publicações tenham um foco. Assim, aos poucos você irá construindo a sua autoridade e credibilidade no assunto. É seguindo uma boa frequência e qualidade de postagens que o tráfego orgânico do seu site aumentará com o passar do tempo.
– Você pode se interessar por: 7 incríveis ferramentas para produção de conteúdo que você precisa conhecer
3. Otimize as suas postagens
Um bom conteúdo passa também por uma boa formatação, organização e otimização. O Google valoriza muito sites com títulos bem escritos, com links para outras páginas, imagens e ágeis.
Assim sendo, é fundamental que essas características também sejam levadas em consideração na hora de produzir o material para o seu site. Também, garanta que a sua página seja responsiva, ou seja, que se adapte a tipos de dispositivos.
– Para saber mais sobre como otimizar as suas postagens, confira: Otimização SEO: melhores práticas para aplicar no seu site
4. Divulgue os conteúdos em outras plataformas
Para aumentar o tráfego orgânico do seu site você também deve utilizar-se de outros meios de comunicação para distribuir e compartilhar o seu material. Afinal, o tráfego orgânico não depende apenas dos buscadores, mas também da relevância do conteúdo da sua página.
Assim sendo, quanto mais pessoas conhecerem aquele material, maior será o índice de acessos ao link e, com isso, sua relevância para o Google.
Nesse cenário, compartilhar o material em suas redes sociais como o LinkedIn, o Facebook e o Twitter pode ser um ótimo caminho para aumentar o tráfego. Também, o e-mail marketing é uma estratégia que não deve ser deixada de lado na hora do compartilhamento de materiais relevantes.
5. Monitore os seus resultados
Para saber se o tráfego orgânico do seu site aumentou é preciso monitorar os seus resultados. Nesse cenário, utilizar o Google Analytics, por exemplo, pode ser de grande auxílio. Ele poderá te mostrar quais são as postagens mais bem sucedidas. Com isso, você saberá o que o seu público está procurando e, também, ter insights para produzir os próximos materiais.
Pronto para aumentar o tráfego orgânico do seu site?
Por fim, é fundamental relembrar que: aumentar o tráfego orgânico do seu site é uma ação que exige um trabalho contínuo. Por isso, quanto antes você começar a investir em ações certeiras, mais cedo começará a colher os resultados positivos desse investimento.
E então, está pronto para colocar nossas dicas em prática? Precisa de uma mão para otimizar suas postagens? Deixe seu comentário!