Tráfego orgânico ou pago: qual o melhor para a sua empresa?

Desenvolver um site é uma tarefa que pode demandar bastante tempo e investimento, principalmente quando pensamos que ele tem de atrair muitos usuários, com tráfego orgânico e pago.

 

Portanto, hoje falaremos sobre qual é a melhor alternativa das citadas acima para a sua empresa.

 

O meio digital está em constante crescimento e qualquer estratégia ou prática que ajude a alavancar as vendas, o ganho de popularidade, e o engajamento dos clientes e leads é totalmente válida e bem-vinda.

 

Pode-se dizer que o número de pessoas empreendendo aumentou bastante, e com isso, o mercado se tornou mais competitivo e abrangente. 

 

Em outras palavras, atualmente, existe muito público e bastantes empresas ofertando para cada tipo de perfil de cliente.

 

Porém, seja o seu negócio uma empresa de alimentacao hospitalar ou de venda de eletrodomésticos, existe uma coisa que qualquer negócio precisa para se parecer minimamente profissional: um site bem desenvolvido.

 

Qualquer ramo de trabalho que se leve a sério atualmente precisa investir em seu site, desde o layout e a estrutura dele até as formas de marketing que utilizará dentro dele para atrair mais leads e ter uma maior chance de convertê-los em clientes.

 

Não apenas isso, mas o seu site pode ser a primeira impressão que um cliente terá da sua empresa, sendo assim, ele deve ser bonito e fácil de se navegar.

 

O usuário tem que utilizá-lo de forma fluida e confortável, dessa forma, ele voltará outras vezes.

 

Entretanto, independentemente se o seu site venderá um mobiliário urbano em Sao Paulo ou cosméticos, tem algo que você deve refletir no momento em que o estiver planejando: como será o tráfego dele.

 

Esta decisão impacta toda a maneira como o seu site será construído, as estratégias de marketing e até mesmo a forma como você converterá clientes.

 

Afinal, cada um possui um perfil, e por isso, serão necessárias práticas diferentes para atraí-los.

 

Sendo assim, sente-se de frente para o seu computador completo ou celular e confira o próximo tópico, onde será abordado os tipos de tráfego e as diferenças de cada um.

Qual a diferença entre tráfego orgânico e pago?

É importante lembrar que ambos os tráfegos possuem benefícios e malefícios, ou seja, possuem pontos fortes e fracos. 

 

Não existe um correto a se seguir ou que valha mais a pena, tudo dependerá de suas metas, objetivos e formas de conduzir a sua empresa.

 

Quando se fala em tráfego de site, nada mais é do que a quantidade de pessoas que está visitando e navegando por ele, independentemente do motivo, se é pela compra de um produto, curiosidade ou buscando maiores informações sobre a sua empresa.

 

O tráfego orgânico tem um custo baixíssimo e podemos dizer que até indireto, principalmente, quando se sabe que o seu objetivo é melhorar o ranqueamento diante dos SEO, ou seja, dos mecanismos de pesquisa.

 

Vamos então supor que o seu site é focado em assistencia tecnica Apple Iphone, quando uma pessoa qualquer procurar por esse tipo de serviço, sua empresa estaria como a primeira indicada pela página ou no mínimo entre as primeiras.

 

Pense em quantas vezes você comprou algo que estava além da primeira página do Google. 

 

São poucas as pessoas que vão até a segunda, mesmo que o mecanismo de pesquisa mostre dez ou mais páginas sobre aquele assunto.

 

Portanto, de forma resumida, o tráfego orgânico utilizará de práticas e estratégias que visam melhor esse posicionamento da página, para que assim, seu site cresça vendendo sua impressora de etiqueta colorida de forma orgânica e natural.

 

Já o tráfego pago, como o próprio nome já nos revela, é quando você investe dinheiro para que os visitantes cheguem no seu site por meio de anúncios nas redes sociais, YouTube, blogs e outros afins.

 

Dessa forma, você impulsiona o seu alcance, fazendo com que as pessoas te conheçam com mais facilidade.

 

A partir desse ponto, você os conquista com um bom desenvolvimento de conteúdo e qualidade de produtos e serviços.

 

Independente se o anúncio está relacionado a venda de papel de parede 3D ou a venda de algum aparelho celular, os anúncios devem sempre estar ativos para que, a qualquer momento do dia, você consiga atrair um novos usuários para a sua plataforma.

 

Outro ponto a se prestar atenção é que os anúncios devem ser adaptados dependendo da rede social, site, blog ou vídeo que eles são transmitidos, afinal, o público é diferente e tem uma linguagem diferente.

 

Caso você utilize a mesma forma de anúncio em todos os lugares, pode ser que o efeito oposto ocorra e as pessoas começarão a rejeitar o seu site, mesmo que ele ofereça o buffet para eventos que ela ficou interessada a algum tempo atrás.

Quais os benefícios de cada um?

Antes de bater o martelo e decidir qual dos dois utilizará, lembre-se de levar em conta alguns elementos como:

 

  • Custo de investimento;
  • Tempo;
  • Recursos Disponíveis;
  • Urgência de resultados.

 

Sendo assim, cada um pode ser mais utilizado dependendo da situação a qual ele é exposto. 

 

Porém, o que é certo é que ambas as estratégias se complementam, portanto, não é má ideia utilizar de ambos para se atingir seus objetivos.

 

Pensando nisso, confira agora alguns dos benefícios que o tráfego orgânico e o tráfego pago podem lhe trazer, independente se venderá um cartucho para impressora ou caderno brochura personalizado em seu site.

Benefícios do tráfego orgânico

Pode-se dizer que o tráfego orgânico é ideal para as empresas que não pensam em gastar muito dinheiro em investimento e querem um crescimento mais natural do negócio.

 

Apesar dele poder ser mais lento do que o esperado para o crescimento de um negócio.

 

Uma das suas maiores vantagens é que, após estabelecido frente ao mercado de trabalho, dificilmente deixará de ser relevante, a não ser que, obviamente, o site deixe de produzir conteúdo de qualidade ou pare com as vendas de vez.

 

Dessa forma, pode-se dizer que é o famoso “trabalho de formiguinha”, um dia após o outro, com paciência e objetividade. 

 

A utilização do marketing de conteúdo pode ajudar a alavancar o número de usuários ativos no site e diminuir o tempo para o crescimento do mesmo.

 

Para que o SEO funcione de maneira eficiente e que, de fato, melhore o ranqueamento da sua página em frente às ferramentas de busca do Google, será necessário conteúdo de qualidade, boas parcerias e indicações e links importantes.

 

Podemos dizer que, embora seja um processo bem mais demorado, de fato, quando começa a funcionar, dificilmente você será prejudicado.

 

Afinal, as pessoas estão indo até ele por vontade própria, e elas que fazem o marketing do site para você.

Benefícios do tráfego pago

O tráfego pago tem um dos benefícios que chama mais a atenção de qualquer empresário que é a otimização do tempo de espera e resultados mais rápidos.

 

Afinal, com o investimento feito é comum que isso aconteça.

 

A partir do momento que você não tem de esperar que os clientes venham até você e sim, você os mostra o que tem e pede para que te conheçam.

 

Querendo ou não, uma parcela bem maior de pessoas conhecerão o seu site, e consequentemente, ocorrerão mais conversões.

 

Em contrapartida, será necessário sempre ter um gasto fixo para deixar os anúncios ativos.

 

Portanto, dependendo das prioridades de sua empresa e da quantidade de pessoas que você deseja alcançar, esse valor pode ficar bastante caro para se sustentar.

Utilizando ambos

Esse é um exemplo de como utilizar o melhor dos dois mundos, podendo usufruir do benefício de ambos em diversas etapas do planejamento do marketing de sua empresa.

 

Assim como pode ir começando por um, e posteriormente, alterando para o outro.

 

Uma dica legal é começar utilizando o tráfego pago para fazer com que as pessoas conheçam o seu site.

 

Para que dessa forma, crie um pouco de relevância e autoridade, além de ter uma pequena parcela de público que já conhece seu trabalho.

 

Não precisa investir um capital absurdamente alto, afinal, quando os usuários conhecerem o seu site, você começará a conquistá-los pela qualidade do serviço e dos produtos.

 

Além de oferecer conteúdo de qualidade para que eles sempre se sintam motivados a voltar.

 

Dessa forma, seu ranqueamento perante os mecanismos de pesquisa aumentará, e aos poucos, mas não tão lentamente assim, você expandirá seu negócio.

Considerações finais

Portanto, entendemos como funciona o tráfego orgânico e pago, quais os benefícios de se utilizar cada um, além das peculiaridades deles.

 

O interessante é você utilizar as informações disponibilizadas ao longo do texto para a realidade da sua empresa, adaptando quando for necessário, e se possível, extraindo o melhor de cada uma das estratégias.

 

Sendo assim, resta você sentar e pensar quais os objetivos e metas da empresa, dessa forma, será muito mais fácil decidir qual estratégia adotar.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.