Telegram: como funciona e 4 vantagens de utilizá-lo

Todo mundo que navega frequentemente na internet sabe da importância que as redes sociais alcançaram nos dias atuais. O que pouca gente sabe é que o Telegram (e seu maior concorrente, o WhatsApp) também é um tipo de rede social.

Trata-se daquela modalidade de mídia social focada em mensagens instantâneas, que é o seu traço principal embora não seja exclusivo. 

Ela troca textos, áudios e até vídeos, mas o foco pode recair sobre a troca de textos dinâmicos e geralmente curtos.

Sendo justamente por serem mais flexíveis no tocante à troca de conteúdos e arquivos que essas redes sociais como Telegram e WhatsApp se popularizaram tanto entre as empresas. 

Imagine uma assistencia tecnica de informatica computador, por exemplo. Ela pode aplicar a ferramenta com várias funções diferentes.

Desde o aquecimento dos leads para fazê-los avançar pelo funil de vendas, com prospecção e fechamento de negócios, até o próprio pós-venda e a fidelização dos clientes que já consumiram.

Ademais, como essas redes sociais são aplicativos voltados eminentemente para o celular (embora também possam ser executados pelo computador, através do navegador da internet), os clientes tendem a passar o dia inteiro com essa ferramenta nas mãos.

Assim, a marca ganha o poder de impactar um número cada vez maior de pessoas com um esforço cada vez menor. 

Tanto que já existem maneiras de automatizar essa comunicação pelo Telegram, tornando o uso profissional ainda mais vantajoso e assertivo.

De fato, já faz um bom tempo que o Brasil figura entre os países que mais utilizam as redes sociais. 

Em relatório recente da We are Social, que fez uma pesquisa em parceria com a Hootsuite, já são mais de 100 milhões de brasileiros que entram nessa lista.

Por isso, é cada vez mais comum ver todo tipo de anúncio nessas plataformas, que podem ir desde busca por mobiliario urbano em Sao Paulo até soluções mais nichadas e tipicamente industriais, que também encontram o seu público ali presente.

Em termos de distribuição de público, as mídias sociais como o WhatsApp estão no topo das mais utilizadas há um bom tempo. Sendo que mais recentemente o Telegram é que tem ocupado esse espaço de destaque.

Por isso, decidimos escrever este artigo, trazendo alguns conceitos indispensáveis para o assunto, bem como informações sobre como o Telegram funciona.

Assim como as 4 vantagens principais de utilizá-lo em sua empresa, que são:

  • Canal de comunicação interna;
  • Canal para lead e cliente;
  • Conversa secreta;
  • Armazenamento na nuvem.

O mais bacana é que a plataforma evoluiu tanto que hoje ela realmente pode ser utilizada por qualquer tipo de empresa ou modelo de negócios, seja uma loja de venda de roupas ou um profissional liberal que faz serviço de instalacao de piso de assoalho de madeira.

Portanto, se você quer entender como exatamente isso é possível e então mudar a sua marca de patamar na esfera digital, basta seguir adiante na leitura e tomar nota das dicas.

Como o Telegram funciona de verdade?

Uma das maiores vantagens do Telegram está em sua estratégia de disseminação, que segue a linha de várias redes sociais que usam a mesma estratégia: é possível instalar o aplicativo de maneira 100% gratuita e usar vários recursos assim.

Basta ter um celular e fazer o download do aplicativo pelo Google Play ou App Store, e pronto, em poucos minutos a pessoa pode ser acessível a milhões de pessoas e começar a trocar áudios e arquivos de todos os tipos.

O grande diferencial desse tipo de plataforma é a implementação da famosa computação na nuvem. O que ocorre no aplicativo é algo como uma ponte criada entre usuários, cujos conteúdos enviados ficam hospedados na nuvem.

Imagine um vendedor que trabalha em uma empresa de jardinagem e paisagismo e precisa enviar um manual de uso ou um guia para um cliente. Ele pode fazer isso de modo muito mais interessante do que mandando um e-mail.

A troca de mensagens se dá mais ou menos como em um bate-papo, porém, de modo muito mais direcionado e facilitado. 

Além disso, outra grande revolução foi a aplicação de criptografias que defendem a conversa de ponta a ponta.

Isso também torna a aplicação e uso de uma empresa algo muito mais profissional. 

Tanto que hoje as empresas costumam ter aparelhos de celular voltados exclusivamente para o uso profissional do Telegram, o que já se tornou sinônimo de idoneidade.

1. Canais de comunicação interna

Uma coisa que toda empresa precisa ter para tocar boas campanhas e ações de marketing é alinhamento contínuo. 

Para isso, nada melhor do que uma ferramenta que permita a troca dinâmica de mensagens.

Aí é que o Telegram surpreende, mostrando que pode ir muito além do que a simples publicidade, contribuindo para a união interna das equipes de marketing.

Assim, uma empresa de painel de ar condicionado pode criar canais para os colaboradores conversarem internamente ou mesmo vários canais conforme os setores da firma.

A troca de mensagens também vai além dos textos, e mesmo de áudios e vídeos, por incluir arquivos de qualquer formato.

Um exemplo é um vendedor externo que precisa de um portfólio ou um catálogo. 

Esse material pode ser transmitido rapidamente pelo Telegram, ajudando e muito em momentos que vão desde os mais estratégicos até os mais imprevistos.

2. Um canal para leads e clientes

Outra vantagem incrível é a de criar grupos, não só para funcionários, mas também para clientes. 

Aplicativos concorrentes como WhatsApp já tinham essa função, porém, o Telegram veio com vários diferenciais.

O principal deles, que salta aos olhos, é a quantidade de pessoas que podem participar de um mesmo grupo. 

Se o concorrente suporta pouco mais que duas centenas de pessoas, o Telegram suporta incríveis duzentas mil pessoas.

Assim, uma entrega expressa de documentos não precisa, por exemplo, ficar criando vários grupos diferentes para um mesmo público.

Por outro lado, caso seja interessante segmentar, como entre leads que estão no topo do funil de vendas e leads que já estão no fundo do funil, ela também pode fazer isso.

De qualquer modo, não é a plataforma que vai limitar a quantidade de usuários dentro de um mesmo grupo, o que já pode servir como um belo reforço para a marca.

3. “Conversas secretas” e o que são?

As famosas conversas secretas do Telegram são algo polêmico, que muitos ouvem como se fosse algo totalmente desnecessário ou como se fosse apenas uma curiosidade juvenil.

Na verdade, pode haver uma gama bastante variada de serviços e produtos que uma pessoa queira negociar sem que aquilo fique registrado em seu celular ou mesmo de modo “secreto”, ou seja, que ninguém fique sabendo.

Quanto mais íntimo e mais pessoal um produto/serviço for, mais sentido pode fazer.

Em outros casos, pode ser um presente ou surpresa para alguém que tem acesso ao aparelho, como a compra de uma impressora de etiqueta colorida.

O que o Telegram faz é reforçar a criptografia desse canal secreto de troca de mensagens, e ajudar na criação de senhas e recursos de reconhecimento para que realmente só você tenha acesso.

De fato, em outras redes sociais concorrentes não é incomum ocorrer incidentes que acabam abrindo a comunicação que uma pessoa teve com outra. 

Além disso, o Telegram vai além e permite que você configure o canal secreto para ter um prazo de vida.

Alguns usam o termo “mensagem autodestrutiva”, ou seja,  pode programar para que o canal e todas suas mensagens, simplesmente, desapareçam dentro de determinado período.

4. O armazenamento na nuvem

Pouca gente sabe, mas o WhatsApp e outras redes têm um sistema cuja principal forma de compartilhamento é a transmissão de arquivos baseada na hospedagem no dispositivo da pessoa.

Sendo assim, o foco não está na nuvem, como ocorre no Telegram, que armazena tudo diretamente ali, com isso trazendo algumas vantagens consideráveis. A primeira é o fato de ele ser multiplataforma.

Imagine se a empresa fez um cartao de visita advogado e vai mostrar o serviço para o cliente. Ela pode fazer isso no celular, mas também no tablet ou mesmo no computador de quem está sendo atendido por ela.

Considerações finais

Como vimos, hoje não é possível uma empresa ignorar a importância das redes sociais e da troca de mensagens instantâneas.

De fato, vivemos uma época em que as informações correm sem limites, além de que a exigência dos clientes aumenta cada vez mais, de modo que a empresa que não se adaptar vai acabar ficando para trás.

O mais importante nisso tudo é ter a consciência de que soluções como a do Telegram devem ser alinhadas com a filosofia da marca, com um bom marketing de conteúdo e estratégias sempre criativas para impactar os leads e clientes.

Com isso chegamos ao fim, deixando claro como o Telegram funciona, bem como a maneira de utilizar as 4 principais vantagens que ele traz em relação ao mercado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.