Quando se fala em Inbound Marketing, uma de suas melhores estratégias é a produção de conteúdo pautada no Search Engine Optimization. Porém, pode ser complicado aplicar essa prática sem ter noção clara de todos os fundamentos de SEO, certo? Por isso, queremos te ajudar a entender o SEO básico.
O SEO, por sua vez, nada mais é do que um conjunto de técnicas que permitem que o seu conteúdo ou site seja encontrado mais facilmente nos mecanismos de pesquisa, como o Google. Nele, encontram-se alguns fatores que o seu conteúdo pode possuir para ser ranqueado nas primeiras páginas do buscador.
Nesse sentido, aplicar todos os preceitos do SEO pode não ser tarefa fácil, visto que são muitos. Porém, compreender alguns itens essenciais já te permitem escrever bem para o seu blog.
Neste post queremos te ajudar a entender quais são esses pontos e te mostrar que, sim, você pode aplicar o SEO básico na sua prática profissional.
1 – Conheça exatamente quem são as personas do seu negócio
Para quem não tem domínio de todas as técnicas de SEO, é preciso focar no que pode ser compreendido de forma mais simples. Logo, para que não haja perda de tempo, é preciso que você tenha muito claro quem é a persona ou as personas do seu negócio.
A persona é, basicamente, um perfil fictício da pessoa que possivelmente está interessada na sua área de atuação e tem algumas dúvidas que você pode sanar no seu blog.
Logo, é a partir do conhecimento de quem é esse cliente que torna-se possível a produção de conteúdo. Por isso, invista tempo em pesquisa e análise para conhecer a sua persona, vale muito a pena.
2 – Faça um bom uso de palavras-chave
Depois de conhecer a sua persona, é hora de pesquisar os assuntos exatamente como ela busca no Google. Para isso, você pode utilizar o KeyWord Planner.
Nele, você pode digitar alguma palavra que tenha relação com o seu negócio e a ferramenta irá mostrar exatamente como as pessoas andam buscando aquela palavra ou expressão no Google.
Percebe a importância de conhecer as palavras-chave da sua persona? É a partir delas que o seu conteúdo surge. Para o SEO básico, é relevante que você entenda que há, basicamente, dois tipos de palavras-chave: as de cauda longa e as de cauda curta.
Vamos exemplificar para facilitar o entendimento. Você possui uma loja de roupas masculinas e, no seu site, há uma aba de blog. Para isso, é preciso conhecer a sua persona e as palavras que ela mais busca, certo?
No KeyWord Planner você irá digitar, por exemplo, “camisetas masculinas”. Essas duas palavras possuem uma alta procura no Google, de 10 a 100 mil pesquisas mensais, porém, é de se imaginar que a concorrência seja igualmente elevada, certo?
Ou seja, ranquear qualquer postagem com esse conjunto de palavras na primeira página é muito difícil visto a concorrência extremamente alta. Essas são as palavras de cauda curta.
Contudo, há uma segunda opção: as palavras de cauda longa. Elas, por sua vez, são expressões mais longas que, por serem mais específicas, há menos concorrência para o ranqueamento no Google.
Seguindo no mesmo exemplo, você pode pensar em expressões menos genéricas que “camisetas masculinas”. É possível variar, como: “camisetas masculinas para academia” ou “camiseta gola V masculina”.
Percebe a diferença? Com palavras mais específicas, a chance de você ser encontrado pelo seu cliente é maior. Por isso, atente-se a essa dica: use e invista em palavras de cauda longa!
3 – Invista em um conteúdo direto e extremamente relevante
Na hora de colocar a mão da massa e realmente começar a escrever, busque produzir um conteúdo de extrema relevância para a sua persona. Para o SEO básico, um dos fatores que melhor ranqueiam um texto nas primeiras posições é a sua relevância.
Logo, não perca tempo enchendo o seu blog com textos vazios e que não dizem nada para a sua persona. Ao invés disso, produza conteúdos ricos e que consigam sanar a dúvida de quem está o consumindo.
É interessante que, se possível, você melhore um pouco o visual dele. Dessa forma, é interessante introduzir alguns subtítulos em negrito e imagens para que o seu leitor entenda de forma mais clara o que você está querendo dizer.
Contudo, a dica real aqui, é: faça textos diretos e que cumpra o que promete, ou seja, seja útil para a sua persona.
4 – Use links
Mesmo que este post dedique-se a te ajudar a entender o SEO básico, investir na estratégia de links é de muita relevância para o seu blog. Nesse sentido, você possui duas opções que apresentaremos a seguir.
– Links internos: a estratégia de link building, no geral, se resume a inserir dentro dos seus textos alguns links que direcionam o seu leitor para outros conteúdos do seu próprio blog. É dessa maneira, portanto, que o usuário conhece melhor os materiais que você tem disponibilizado no site. Além disso, essa prática é bem vista pelo algoritmo do Google e pode te ajudar a ser melhor ranqueado.
– Links externos: você pode também direcionar o seu leitor para fora do seu site com links relevantes. Por exemplo, você citou durante o conteúdo uma pesquisa do IBGE. Caso o link esteja disponível na web, é possível colocá-lo no seu texto, mostrando para o leitor e para o Google que o seu texto está bem embasado. Porém, atenção: não use essa técnica com concorrentes! O que você menos quer é que o seu leitor caia no site de quem está competindo com você pelo mesmo mercado.
Uma outra estratégia que você pode usar é fazer uma troca de links com blogs de empresas que tenham a ver com a sua área de atuação, mas não concorrentes diretos.
Nesse sentido, você fará um texto no blog de um parceiro que contenha 3 ou 4 links que direcionam para o seu site e o contrário também é verdadeiro, ou seja, ele fará o mesmo em algum texto do seu blog. A essa técnica damos o nome de guest post, o que é muito bem-visto pelo Google e seus fatores de ranqueamento.
5 – Seja original
A última dica essencial para quem quer entender o SEO básico, é: não faça cópia de conteúdo. Mesmo que pareça difícil produzir textos relevantes, é essencial que você não cometa qualquer tipo de plágio.
Caso você o faça e o Google perceba, você pode ser punido de acordo com as regras e normas da plataforma. Além disso, copiar algum conteúdo é uma péssima prática no sentido ético.
Por isso, busque estar em constante atualização, pesquise sobre diversos assuntos e produza um material original.
– Caso você tenha interesse em entender mais SEO, nós temos um post preparado completo sobre o assunto. Confira!
Concluindo
Agora que você já tem noção sobre o SEO básico, pode ficar mais fácil investir na sua estratégia de conteúdo, não é?
Lembre-se sempre: conheça sua persona, use palavras-chave, produza um conteúdo relevante, original e com links internos e externos. Dessa maneira, os seus textos podem ranquear com mais facilidade no Google e surtir efeitos positivos para a sua marca.
Gostou deste conteúdo? Nós temos um e-book para te ajudar a entender melhor sobre as técnicas de Inbound Marketing, é só baixar!