Conquistar clientes é um importante passo para qualquer empresa ter sucesso no mercado. Porém, mais do que isso, é preciso que o público continue consumindo os serviços e/ou produtos da sua marca. Para isso, é preciso fazer uma série de ações que resultem na retenção de clientes.
De maneira bem clara e objetiva, a retenção de clientes significa que você está mantendo-os fieis à sua marca. Essa é uma relação de confiança mútua entre a empresa e o cliente. Para conquistar e manter essa relação recíproca, a marca pode fazer certas ações específicas. Também vale lembrar que essas dicas são válidas para empresas de todas as áreas e tamanhos. Confira:
– Você também pode se interessar por: Como desenvolver a jornada de compra de um potencial cliente?
5 dicas para acertar em cheio na retenção de clientes:
1. Conheça seu cliente
Para desenvolver as ações de retenção, a sua empresa precisa, antes de tudo, conhecer o seu público. Isso porque, para manter o cliente fiel, é preciso oferecer exatamente o que ele procura. Assim, ele não irá buscar soluções na concorrência.
2. Invista no bom relacionamento com os clientes
Além de conhecer o seu público, é preciso construir um relacionamento de confiança com eles. Como? Fazendo ações de relacionamento, tendo canais de comunicação sempre ativos e por vários lugares – diferentes redes sociais, e-mail, telefone, WhatsApp, entre outros.
Mais do que isso: não ofereça atenção ao seu cliente apenas no momento da compra. É preciso estar disponível também nos momentos pós-vendas. Essa ação é de extrema importância para ter bons resultados na retenção de clientes.
3. Saiba o que o seu cliente deseja
Para ter um cliente fiel você precisa entregar o que ele deseja. Aqui, estão incluídos: os produtos e serviços da sua empresa, a experiência de compra, o relacionamento pré, durante e pós vendas, entre outros. A concorrência no mercado é grande, por isso, é preciso se diferenciar além dos produtos e serviços.
4. Surgiu algum problema? Resolva rapidamente
É comum que, caso surja algum problema, os clientes entrem em contato com a marca. Ou, em alguns casos, publiquem em suas redes sociais e marquem a sua empresa.
Para lidar de maneira positiva com essa situação, tenha uma boa gestão de crise. Monitore sempre as redes sociais, e-mail e esteja pronto para responder de prontidão as dúvidas e possíveis incômodos dos clientes.
5. Escute os seus clientes e peça feedbacks
Os seus clientes devem se sentir importantes e ser ouvidos. Por isso, preste atenção ao que eles dizem e peça feedbacks sobre a experiência de compra, se gostaram do que adquiriram, o que acreditam que pode melhorar, entre outros.
Colocando em prática os planos de retenção de clientes
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como fazer a retenção de clientes e manter os seus clientes fieis, é hora de colocar em prática essas ações.
Aproveite e compartilhe conosco: conhece alguma empresa que faz boas ações de retenção de clientes? Se considera cliente fiel de alguma marca? O que ela faz para manter essa relação?