O marketing de conteúdo é uma estratégia cada vez mais adotada por marcas das mais diversas áreas de atuação. Isso acontece porque ele é extremamente eficaz e traz resultados efetivos para as empresas quando bem aplicado. Porém, para que isso aconteça, é fundamental ter o conhecimento de algumas práticas certeiras. Dentre elas, a produção de conteúdo com palavras-chave é uma ação que merece destaque.
Mas você sabe como ela funciona? Confira nosso post e saiba mais sobre a importância das palavras-chave para o bom ranqueamento da sua marca no Google. Também, aprenda a utilizar boas keywords para direcionar o seu texto. Confira!
O que são as palavras-chave?
Resumidamente, as palavras-chave (ou keywords) são os termos que as pessoas utilizam quando estão fazendo uma busca na internet. Cada kw apresenta características distintas, como a relevância, volume de pesquisas mensais, a região em que foi mais buscada, etc.
Ao ter esses resultados em mãos é hora de analisar cada palavra-chave listada. Assim, você saberá se:
- O material que você escreve realmente é interessante para o público?
- O que ainda não foi explorado dentro da sua área de atuação?
- Quais insights podem ser retirados a partir dessa pesquisa?
- Qual será o tema do seu próximo material?
Vale lembrar que a utilização de boas keywords é apenas uma das várias estratégias englobadas pelo Inbound Marketing. Ainda assim, ela está entre as principais ações responsáveis por fazer com que o seu site seja bem ranqueado pelos mecanismos de busca.
Qual a importância de fazer a produção de conteúdo com palavras-chave?
Antes de produzir um material para a sua marca é importante verificar quais são os assuntos mais pesquisados pelo seu público-alvo. Afinal, de nada adianta se dedicar e produzir um texto de extrema qualidade, que siga todas as normas propostas pelas métricas de SEO… Mas que não tenha um público que busca por esse conteúdo.
Assim sendo, ressaltamos que o primeiro passo para produzir um material de qualidade é saber quem é o seu público e o que ele procura. Para isso, defina a sua persona ideal e então parta para a fase seguinte: fazer a sua pesquisa e produção de conteúdo com palavras-chave.
– Confira: Persona: qual a importância e como definir a da sua marca
Como descobrir as melhores keywords para o meu negócio?
Se você chegou até aqui já entendeu muito bem o que são as palavras-chave e a importância de fazer essa pesquisa antes de produzir o seu material. Mas então, como defini-las? Simples: por meio de ferramentas que automatizam essa pesquisa e mostram esses dados para você.
O próprio Google oferece uma ferramenta gratuita, o Google Keyword Planner, que é integrado do Google Ads, e permite que você verifique o volume de pesquisa das palavras que você escolher. A partir de então, você define se vale a pena – ou não – produzir um conteúdo para esse termo.
Outra funcionalidade do Google Keyword Planner é que ele oferece a possibilidade de segmentar a pesquisa por regiões, por exemplo. Assim, marcas que atuam de maneira local passam a compreender melhor o seu público e a maneira que ele se comporta na hora de fazer uma busca na internet.
Por que o Google oferece isso de maneira gratuita? Porque o objetivo é sempre garantir a melhor experiência para o usuário, ou seja, aquele que está procurando pelo conteúdo. Assim sendo, se a sua marca produzir o melhor conteúdo possível de acordo com os parâmetros do Google, ele será o primeiro a ser mostrado nos mecanismos de busca.
Outra ferramenta que também é de grande valor nessa pesquisa é o SEMRush. Ele também é gratuito e oferece várias funcionalidades e ideias sobre os melhores termos para você fazer a sua produção de conteúdo com palavras-chave.
– Veja também: 7 incríveis ferramentas para produção de conteúdo que você precisa conhecer
Como utilizar de maneira certeira as palavras-chave?
O objetivo em produzir um material com boas palavras-chave é que ele ofereça a melhor experiência ao usuário. Somente assim o Google o considerará relevante. Assim sendo, é fundamental seguir as regras de SEO e garantir que o resultado final seja atraente e relevante para quem está buscando por esse material.
Um dos parâmetros levado em consideração pelo Google é a utilização correta da KW. Assim sendo, se você quer saber como fazer produção de conteúdo com palavras-chave, deve ter em mente que esse termo deve, obrigatoriamente, aparecer:
- No título do seu texto;
- No primeiro parágrafo;
- Em pelo menos um dos intertítulos (h2);
- Repetido de maneira natural ao longo do texto (sem que soe forçado);
- Na conclusão;
- No texto alternativo da imagem.
Apesar de ser importante seguir essas regras, a prioridade é sempre garantir a qualidade do material final. Por isso, ao terminar de escrever o texto, releia e confira se a kw foi utilizada com parcimônia e qualidade.
Hora de colocar as dicas em prática!
Por fim, é possível compreender que se você deseja que a sua marca se destaque no ambiente online, é fundamental que você saiba como fazer a produção de conteúdo com palavras-chave. Afinal, somente dessa forma é que será possível trazer, de maneira orgânica, um público adequado para o site da sua marca.
Vale lembrar que essa é uma estratégia que oferece resultados a médio e longo prazo. Afinal, o Google também precisa “criar confiança” no seu site. Essa confiança é conquistada por meio de bons materiais – guiados pelas kw melhores ranqueadas. Também, são levados em consideração outros fatores, como o site atualizado frequentemente, bons link buildings, entre outros.
– Veja também: Link Building para SEO: entenda como essa prática pode rankear melhor seu site
É a união das várias estratégias de SEO que trazem os bons resultados para a sua marca. Lembrando-se, sempre, que o objetivo final é garantir a satisfação do leitor.
E então, compreendeu a importância de fazer a produção de conteúdo com palavras-chave? Reforçamos que o auxílio de um profissional especialista na área pode ser de grande valor na hora de colocar em prática esse esse tipo de produção. Busque pela melhor solução para a sua marca e coloque-a em prática!