Como preparar um plano de comunicação para sua empresa em 2019?

2018 passou voando e já entrou no trimestre final. O que isso significa? Que é hora de começar a se planejar para 2019. Assim, quando o novo ano começar, você já terá definido qual será o caminho a seguir e quais metas alcançar. É neste cenário que desenvolver um plano de comunicação se torna fundamental para as empresas. Mas você sabe como criar esse importante documento que irá nortear as suas ações? Então confira nossas dicas e não deixe que nenhuma etapa passe em branco.

A importância de criar um plano de comunicação

Assim como em qualquer área de atuação, a comunicação e o marketing de uma marca exigem planejamento. Isso porque esse documento, quando bem feito:

  • Diminui as chances de erros, imprevistos e crises ao longo do caminho;
  • Auxilia nas tomadas de decisões importantes;
  • Garante que as ações e esforços realizados não serão em vão;
  • Motiva a equipe a alcançar o mesmo objetivo;
  • Especifica qual é o papel de cada um em busca do alcance das metas;
  • Representa menos gastos e mais investimentos certeiros e assertivos;
  • Resulta em objetivos alcançados e muito aprendizado. Afinal, ao final do processo, é possível identificar o que funcionou como deveria, o que deve ser alterado e quais pontos podem ser otimizados para o planejamento do ano seguinte.

Essas são apenas algumas das vantagens em investir em um bom plano de comunicação para a sua empresa. E então, está pronto para começar a criar o seu e ter um 2019 mais bem sucedido? Confira as nossas dicas para colocar em prática e desenvolver o seu planejamento.

Passo a passo para preparar um plano de comunicação

1. Conheça a sua empresa

O primeiro passo para começar a desenvolver um bom planejamento de comunicação é conhecer muito bem a sua empresa. Para isso é importante analisar e recolher dados internos e externos sobre a situação atual da sua marca do mercado. Saiba muito bem quais são seus pontos fortes e fracos.

Também, é importante conhecer sobre a sua área de atuação, concorrentes e possíveis parceiros. Ainda, o que você pode oferecer de diferente para conquistar de vez o seu público-alvo?  

Todas essas questões só podem ser respondidas com maestria a partir do momento que você conhece profundamente a sua empresa. Então, para adentrar 2019 com um planejamento de comunicação efetivo, é importante começar a pensar nessas questões o mais cedo possível.

– Veja também: O que é público-alvo e como identificá-lo?

2. Trace seus objetivos

Agora que você conhece muito bem a sua empresa e sabe qual é o cenário que a sua marca está inserida, é hora de traçar os seus objetivos e metas. Aqui, utilizar uma boa comunicação é fundamental. Ela deve ser clara, objetiva e estar alinhada à identidade e posicionamento da sua marca.

Também, é importante ressaltar que as suas metas e objetivos devem ser realistas, mensuráveis e terem um prazo de início, meio e fim. Por exemplo:

  • A marca deseja aumentar em 20% o faturamento em 8 meses.

Esse é um objetivo alcançável, mensurável e realista. Com ele bem estabelecido, a sua marca saberá qual o caminho seguir para conquistá-lo.

3. Mantenha as equipes focadas nas metas

Para alcançar os seus objetivos é muito importante contar com um bom time. Isso porque essas serão as pessoas que colocarão em prática tudo o que foi planejado. Tratando-se da área da comunicação, é importante contar com profissionais multidisciplinares, atualizados e pró-ativos.

Eles saberão quais são os melhores canais para entrar em contato com os clientes, conquistá-los, criar empatia, entre outros. Também, devem trabalhar de maneira conjunta e alinhada para que toda a comunicação siga a mesma identidade e linguagem – tanto visual quanto de escrita e fala.

Por exemplo, se a sua empresa atende a um público mais jovem e descolado, ela precisa saber como se comunicar de maneira efetiva com essas pessoas. Quais as redes sociais eles estão presentes? Quais formatos de postagem geram maior engajamento entre o seu público? Qual a melhor forma de conversar diretamente com eles? Entre outros.

Para acertar em cheio nessa estratégia é fundamental ter uma boa equipe trabalhando a favor da sua marca e disposta a alcançar todos os objetivos propostos.

– Confira: Como estruturar uma equipe de marketing?

4. Defina o seu orçamento

Para o seu plano de comunicação funcionar de maneira efetiva também é fundamental definir o seu orçamento de maneira prévia. É claro que podem acontecer pequenos imprevistos, e é importante ter certa flexibilidade, porém, é essencial ter uma boa ideia da margem e do valor que a marca está disposta a investir na área de comunicação.

Aqui, devem estar incluídos os investimentos que serão feitos com as ferramentas que serão utilizadas para colocar em prática as campanhas. Também, os custos médios com a produção de conteúdo, grandes ações de marketing e lançamentos, entre outros. Busque descrever com grandes detalhes todos os custos que você lembrar.

5. Desenvolva um cronograma

Um plano de comunicação também exige um cronograma de ações. Esse cronograma garante que os objetivos sejam cumpridos no prazo pré-estabelecido e, em caso de possíveis atrasos, mantém todos cientes do que está acontecendo. Afinal uma ação sempre está ligada com outras áreas da empresa.

O cronograma também guia suas ações, as torna estratégicas e evita que a sua marca deixe passar em branco alguma data importante. Por exemplo: se o público-alvo da sua empresa é formado por jovens que estão acostumados a fazer compras pela internet e a Black Friday está chegando, o ideal é começar a planejar uma campanha de comunicação específica para essa data com bastante antecedência. Assim, quando chegar o dia, seu público já estará ciente das vantagens que a sua empresa oferecerá a eles.

O ideal é desenvolver um cronograma que englobe o ano todo e que seja flexível o suficiente para ser alterado e ter campanhas adicionadas ao longo do tempo, sempre de acordo com as tendências do mercado.

6. Esteja preparado para imprevistos

O objetivo primordial do plano de comunicação é evitar imprevistos e crises. Porém, ele também deve oferecer uma boa gestão para essas possíveis falhas, afinal, todos estamos sujeitos a problemas internos e externos.

Esse plano de gestão deve incluir respostas adequadas para as principais dúvidas dos clientes e também para possíveis crises de imprensa. Vale lembrar que é durante esses momentos mais críticas que a comunicação de uma marca deve saber como se posicionar e agir. Essas ações fazem com que o público sinta-se mais seguro ao se tornar cliente dessa empresa.

Assim sendo, pense em vários cenários e imprevistos e planeje ações rápidas e eficazes para garantir que essa gestão seja bem sucedida e não prejudique a sua empresa. A boa comunicação é fundamental para garantir que a sua marca seja lembrada de maneira positiva no mercado.

7. Acompanhe e monitore os resultados

Para saber se o seu plano de comunicação está funcionando como deve, é preciso acompanhar os resultados diários e monitorá-los. Para isso, confira os dados das redes sociais, tráfego no site, feedback de clientes, fechamento de negócios entre outros. Somente assim será possível garantir que a sua marca está seguindo o caminho certo.

– Veja mais sobre como acompanhar os resultados da sua marca: Indicadores de Marketing e OKRs: Potencialize seus resultados através de dados

Terminou de ler o post, mas precisa de ajuda para desenvolver um bom plano de comunicação para a sua empresa? Então entre em contato com a Amura e saiba como podemos ajudar a alavancar a sua marca em 2019!

Produção de conteúdo