OKR significa Objectives and Key Results em inglês ou, traduzido para o português, objetivos e resultados-chave.
Mas o que isso realmente essa sigla quer dizer? É uma metodologia de gestão que tem como base o estabelecimento de objetivos que, para serem alcançados, precisam cumprir resultados-chave.
Ainda ficou confuso? Veja esse exemplo prático. Você é dono de uma empresa de marketing e precisa melhorar os resultados obtidos.
O objetivo é: melhorar suas vendas.
Já os resultados-chave para conseguir atingir esse objetivo são:
– Aumentar em x% a quantidade de leads gerados;
– Acelerar o funil de vendas em y%.
Viu como isso funciona? A sua meta é o objetivo principal. Porém, para isso, é necessário atingir os resultados menores que, no final, irão dar o objetivo como cumprido.
– Interessante para você: Como estratégias de cross selling e up selling podem ajudar o seu negócio a crescer?
Agora que entendemos como o OKR funciona, vamos te mostrar como aplicar essa metodologia de gestão na sua empresa.
1 – Tenha objetivos claros
Assim, o primeiro item para uma boa metodologia OKR é ter objetivos bastante claros para a sua empresa. De nada adianta também você estabelecer metas que não tenham a ver com a realidade da organização.
Por isso, saiba bem como funciona os processos do seu negócio. Além disso, entenda as fases que são necessárias para um grande objetivo ser alcançado.
2 – Sempre use números para dimensionar os resultados-chave
A ideia dessa técnica é estabelecer resultados-chave que sejam mensuráveis. Por isso, sempre os produza com base em número que possam ser verificados no processo e, principalmente, atingíveis.
3 – Não estabeleça prazos acima de três meses
Para alcançar um objetivo é preciso que você estabeleça prazos. Contudo, não ultrapasse um plano trimestral.
A própria companhia Google – que inclusive utiliza o OKR em sua gestão -, indica que os objetivos devem ser atualizados regularmente, num prazo trimestral.
Nesse sentido, o tempo é delimitado dessa forma para que a sua equipe não fique desmotivada ou tenha uma noção errônea de que pode levar muitos meses para cumprir os resultados-chave.
Além disso, esse tempo de no máximo três meses é importante para que suas metas possam estar sempre atualizadas com relação às demandas do mercado.
4 – Tenha um OKR transparente
Nesse sentido, o ideal é que o OKR esteja visível para todos. Esse processo garante a transparência das suas metas, além de ser um constante aviso para que a sua equipe saiba onde eles precisam chegar.
5 – Envolva toda a sua equipe
Se você simplesmente chegar com uma demanda pronta para sua equipe, pode ser que ela não fique motivada em cumprir os resultados-chave e, muito menos, os objetivos.
Logo, é importante que a gestão esteja sempre em contato com as equipes em que o OKR será estabelecido.
Dessa forma, seu time de vendas ou de marketing, por exemplo, pode estar mais engajado em realizar o que foi proposto, visto que as metas farão sentido para cada um.
– Confira: Como obter melhores resultados com marketing e vendas trabalhando juntos.
6 – Acompanhe o encaminhamento dos resultados
Um dos passos mais importantes para saber se os resultados estão sendo cumpridos no prazo estabelecido é monitorar o seu encaminhamento conforme os dias forem passando.
Nesse estágio é muito importante que você não confunda esforço com resultados. Ou seja, por mais que a sua equipe esteja se esforçando, se isso não está gerando resultado é porque algo está errado no processo.
Por isso, não deixe de acompanhar o encaminhamento dos resultados e faça mudanças no planejamento caso isso seja necessário.
7 – Utilize os dados para melhorar os processos
Nada melhor do que motivar a sua equipe mostrando o quanto eles evoluíram no período estabelecido e quais foram os resultados conseguidos, certo?
Logo, sempre que houver reuniões de feedback, mostre como a equipe tem se saído. Porém, caso o resultado não seja positivo, os resultados devem ser expostos de igual forma.
Afinal, você só pode melhorar ou otimizar algo sabendo o que está dando errado. Por isso, sempre invista no uso de dados para saber como conduzir as reuniões de feedback.
8 – Paute sempre as suas decisões em métricas
A última dica é praticamente um resumo de tudo o que foi exposto neste lista. Assim, quando se fala em OKR, é preciso que tudo seja sempre pautado no que os resultados – em números – te mostram.
Logo, é dessa maneira que você pode pautar suas tomadas de decisão. É sempre mais fácil decidir o que será feito quando há um resultado real norteando esse processo.
– Saiba mais: Indicadores de marketing e OKR’S: potencialize seus resultados através de dados.
Concluindo
Assim, aplicar a metodologia de OKR é uma ótima forma de otimizar resultados, estabelecendo objetivos maiores e resultados-chaves que irão te levar ao cumprimento da meta principal.
Por fim, para isso é preciso estabelecer prazos curtos e utilizar dados para melhorar processos. Além disso, é necessário pautar decisões em métricas e envolver toda a sua equipe nesse processo.
Gostou deste conteúdo sobre OKR? Nós podemos te ajudar com raio-x de marketing completo da sua empresa pra te ajudar a alcançar grandes objetivos e resultados-chave!
|