Você já deve ter ouvido falar algo sobre os arquétipos de marca, não é?
Os arquétipos são modelos de personalidades que as pessoas têm no inconsciente e influenciam na percepção do consumidor, que então reage e possui funções eficazes na comunicação.
Neste texto iremos falar sobre o arquétipo cara comum, que faz parte do grupo onde o que os motiva é a estabilidade e controle.
Entenda o arquétipo cuidador!
O Cuidador
O arquétipo do cuidador é aquele modelo de pessoa que está sempre se preocupando com o outro e procurando resolver seus problemas.
Pessoas que se identificam com esse arquétipo costumam ser bem sensíveis à vulnerabilidade dos outros, zela por todos a sua volta, além de ser cuidadoso e apoiador.
Então, o arquétipo cuidador costuma ser encontrado em pessoas como:
- médicos
- mães e pais
- policiais
e outras personalidades que zelam pelo bem-estar e segurança de todos.
A maior meta do cuidador é ajudar o próximo, onde as pessoas são colocadas como foco e prioridade em sua vida.
Alguns de seus valores e prioridades são: amor; compaixão; generosidade; solidariedade; além de serem empáticos e altruístas.
Porém, como todos, tem suas fraquezas. E por conta de toda a sua bondade e de se preocupar tanto com os outros, acabam explorando sua boa vontade.
Além de suas fraquezas, alguns medos também o assombram. O cuidador tem medo de ser egoísta em suas escolhas e atitudes, ou de receber ingratidão de quem ajuda. Porém, ainda está sempre disponível para ajudar e se perguntando em que pontos pode melhorar em relação ao outro.
Confira: O arquétipo ideal para a sua marca: inocente
E como ele funciona na prática para o meu negócio?
Caso o arquétipo cuidador for o da sua marca, você conseguirá identificar muito das características na comunicação da marca.
Ele costuma estar presente em marcas relacionadas a:
- saúde;
- educação;
- ONGs.
Será comum encontrar muito carinho e afetividade em posicionamentos, sendo parte da solução que irá promover uma vida melhor para o consumidor.
Normalmente o foco dos conteúdos da marca são as pessoas, para despertar o consumidor em relação a causa, e não a marca e produtos em si.
Além disso, produtos de marcas que se identificam com o arquétipo criador, também se preocupam em gerar essas sensações nos consumidores.
Confira: O arquétipo ideal para a sua marca: explorador
Qual a vantagem no meu negócio?
Com o arquétipo cuidador sendo o ideal para o seu negócio, ele proporcionará ao seu público uma sensação de segurança ao se juntar a você, além de encontrar a coerência entre o que a empresa oferece e o que é passado para todos.
Fora isso, o arquétipo cuidador também desperta a bondade e a generosidade no consumidor, ativando sentimentos que levem a agradar o próximo, para facilitar a vivência das pessoas, colaborando com a sua empresa.
A instituição Médicos sem Fronteiras pode ser um ótimo exemplo para encontrar todas as características do arquétipo cuidador.
Identificou o cuidador como o arquétipo ideal para a sua marca?
Leia também: Qual a importância do Brandbook para a sua empresa