Você já deve ter ouvido falar algo sobre os arquétipos de marca, não é?
Os arquétipos são modelos de personalidades que as pessoas têm no inconsciente e influenciam na percepção do consumidor, que então reage e possui funções eficazes na comunicação.
Neste texto iremos falar sobre o arquétipo cara comum, que faz parte do grupo onde o que os motiva é a comunidade e prazer.
Entenda o arquétipo cara comum!
O Cara Comum
O arquétipo cara comum, como o nome já diz, é uma pessoa qualquer que busca se inserir na sociedade, tem uma boa relação com a rotina e não busca um diferencial dentre os outros.
O cara comum não gosta de ser destaque em situações, e procura sempre comprar e usar o que todos a sua volta estão usando.
Outra característica é que seu maior desejo é fazer parte de um grupo, comunidade, sociedade. Dito isso, o seu maior medo é não pertencer a nenhum grupo que deseja, e se destacar diante de todos.
E como ele funciona na prática para o meu negócio?
Não há uma maneira exata de como tudo irá funcionar dentro do seu negócio, pois você só terá resultados se de fato colocar em prática e de forma acessível.
O arquétipo cara comum é adequado para produtos que são usados diariamente e de preço baixo, que darão ao consumidor a sensação de ser como todos os outros e de pertencer a um grupo ou comunidade.
Embora sejam essas as características principais, também vale ressaltar que o cara comum gosta de marcas que tratam todos da mesma maneira e não destinam o produto a um público específico. Ele entende que não se deve distinguir os produtos entre raça, religião ou classe social, ou seja, sem elitismo.
Logo, para funcionar, você pode apostar no marketing de influência, que está em alta na atualidade, e é uma forma diferente de conectar a sua marca com os clientes, e despertar desejos.
Assim você dará a ideia de que é possível o cliente usar também, assim como todos os outros, incluindo famosos.
Um exemplo de marca que se identifica com o arquétipo do cara comum, é a Havaianas. A qual está sempre tratando todos como iguais e apenas mais uma pessoa da sociedade.
Qual a vantagem no meu negócio?
Para o arquétipo cara comum, o desejo de pertencer a um grupo é o maior.
Então, investir nessa característica do cara comum irá aumentar o nível de engajamento e humanização da sua marca, entregando o melhor para o seu consumidor que se identifica com esse arquétipo.
O anseio do cara comum de pertencer a algum grupo, é o que trará consumidores fiéis para a sua marca, fazendo com que elas engajem com conteúdos produzidos e causas políticas e sociais.
Portanto, ao confortar a pessoa, que não há problema em ela ser como é, você terá o elo necessário para que o consumidor se torne seu “amigo” e fiel cliente, como dito acima.
Identificou o cara comum como o arquétipo ideal para a sua marca?
Acesse também: 4 dicas de prospecção de clientes para o seu negócio.