Se você já possui algum conhecimento sobre a área de marketing digital, com certeza sabe da importância de gerar novos leads – ou clientes em potencial. Porém, mais do que essa ação, é preciso fazer a nutrição de leads. Você sabe como fazer isso – e a importância dessa prática – para a sua empresa? Confira.
– Você também pode se interessar por: 5 dicas para gerar novos leads agora!
Nutrição de leads: o que é essa ação?
Sabendo que os leads são os clientes em potenciais, você foca em ações específicas para esse público a fim de melhorar seus rendimentos. A empresa envia, de maneira automatizada, e-mails relevantes. Eles devem ser relacionados a algum conteúdo que o usuário já demonstrou interesse prévio.
Essa estratégia faz com que seja aumentada a propensão de compra de cada um desses potenciais clientes. Além disso, também fortalece a relação com com esse público. Isso porque a nutrição de leads é uma ação personalizada, segmentada e precisa.
Porém, para obter sucesso nessas estratégias, é preciso, antes de tudo, saber quem são os seus leads. Somente assim será capaz de enviar um material relevante para cada pessoa.
4 dicas para colocar em prática a nutrição de leads
1. Planeje e defina seus objetivos
Antes de qualquer atitude, é preciso que você estabeleça o que quer conquistar com essa estratégia. Para isso, defina prazos, investimentos e metas possíveis. Por exemplo: no próximo mês, você pretende ter quantas conversões? Assim, você saberá que número alcançar – e como direcionar suas ações.
2. Organize seus leads
Por essa ação ser mais personalizada, é preciso que você, além de ter uma boa base de leads, também segmente esse público. É preciso saber como é o perfil do cliente de cada campanha, quais materiais do seu site ele se interessou, com o que ele trabalha, entre outros. Para isso, uma sugestão importante é definir a persona ideal dessas campanhas.
– Complemente a leitura com: Persona: qual a importância e como definir a da sua marca
3. Conteúdo de qualidade
Agora que você já tem seus leads qualificados e segmentados, é hora investir em um material de qualidade. Para isso, crie expectativas em seus leitores, porém, cumpra as suas promessas. Invista também em um material de qualidade e relevância – afinal, agora você sabe exatamente quem é o seu público e quais informações ele se interessa.
4. Automatize e calcule os resultados
Essa ação toda deve ser feita de maneira automatizada, por meio de ferramentas que permitam o envio de material e também ofereça as métricas desse resultado. Assim, você terá controle total sobre a sua estratégia.
Também saberá o que funciona – como materiais mais acessados e melhores horários de envio, e aquilo que deve ser mudado para as próximas estratégias de nutrição.
Colocando em prática a nutrição de leads
Agora você já sabe que o objetivo principal dessas ações é fazer com que os leads se aproximem da próxima etapa na sua jornada de compras. Entenda um pouco melhor como funciona esse processo: Como desenvolver a jornada de compra de um potencial cliente?
Terminou a leitura, mas está com alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco!