Mídia paga: saiba os principais canais e como fazer

A mídia paga é um dos principais meios de aumentar o alcance de muitas empresas no meio digital. Isso porque o engajamento de uma publicação orgânica pode ser muito baixo, sendo necessário um impulsionamento para que seja possível atingir o público desejado.

Por esse motivo, é preciso ter atenção e cuidado na hora de realizar uma ação de mídia paga, para garantir que seu negócio consiga um impacto positivo e acelere os resultados. É importante pensar em diversos pontos, como o estágio do funil que você deseja alcançar.

Por que investir em mídia paga?

Antes mesmo de identificar os métodos e como impulsionar suas publicações, o ideal é que você entenda por que deve investir no anúncio pago. As vantagens acabam sendo muitas, o que torna essa estratégia uma excelente opção.

Seu anúncio pode se apresentar nos mais diversos formatos, desde flyer digital nas redes sociais até um banner em plataformas de vídeo.

A seguir, acompanhe os benefícios do investimento nesse tipo de anúncio.

1 – Geração de tráfego

O marketing de conteúdo tem como principal objetivo atrair e converter clientes de forma voluntária. Por isso, ele é criado pensando em soluções que podem ser apresentadas para os clientes.

Essa ação é feita durante toda a jornada de compra, afetando desde visitantes interessados no material, até clientes finalizando os negócios. Entretanto, para que estas ações tenham funcionalidade, é preciso que as pessoas cheguem até seu conteúdo.

O principal desafio aqui é atrair mais pessoas para seu blog ou site, onde eles consumirão seu conteúdo e iniciarão um relacionamento. Pensando nisso, o ideal é criar uma landing page ou algum artigo que sirva como um catalisador deste público.

Este tipo de conteúdo será como um grande painel de publicidade, que atrairá mais clientes para conhecer seu trabalho.

Então, quando você impulsionar o conteúdo conseguirá alcançar muito mais pessoas, que irão se interessar e começarão a formar sua base de clientes, transformando-se em leads (potenciais clientes).

2 – Agilidade nos resultados

Um dos desafios do Inbound Marketing é que há um período para o alcance orgânico começar a apresentar resultados. Isso acaba fazendo com que as ações fiquem mais lentas e, de início, tenham um impacto menor.

Por isso, a mídia paga surge como uma excelente forma de ampliar diretamente os resultados.

Isso porque você consegue ter uma estimativa dos resultados que serão alcançados no momento em que começar a investir na mídia paga, e já pode avaliar conforme os resultados começam a aparecer.

Se você trabalha com produção de crachá de empresa, por exemplo, e opta por veicular um anúncio de seus serviços, logo começarão a surgir pessoas interessadas e você poderá mensurar o quão bem está funcionando a campanha.

Esse tráfego acaba sendo muito mais funcional para uma empresa que está iniciando, uma vez que as pessoas têm conhecimento da existência deste empreendimento e passam a acompanhar para saber mais sobre o trabalho desenvolvido.

Quanto mais visitantes você conseguir através do impulsionamento de publicações, maiores serão as chances de que eles se transformem em leads, passando para uma nova etapa no funil de vendas.

Toda a trajetória pelo funil vai deixando para trás algumas pessoas. Por isso, quanto mais visitantes você tiver, mais leads terá e assim sucessivamente, conquistando um resultado melhor na conversão de vendas.

3 – Melhor segmentação de público

Encontrar o público-alvo ideal é uma das principais tarefas para qualquer pessoa que trabalhe com marketing de conteúdo, afinal, o perfil do cliente é muito complexo e diferenciado, então é necessário identificar com quem sua empresa conversa.

Se você vende uniforme escolar infantil feminino, por exemplo, deve saber exatamente que tipo de público tem interesse em interagir com você para conseguir vender melhor.

Quanto mais ações você fizer, mais será capaz de descobrir quem é o seu público. Assim, poderá começar a criar materiais direcionados para estas pessoas, dessa forma, conseguindo interagir com elas.

Inclusive, conforme as ações forem acontecendo, você poderá concentrar a mídia paga, uma vez que existem filtros de alcance. 

Usando esses filtros, você será capaz de atingir a maior parte de pessoas que se encaixa no público-alvo tanto de uma escola de música que oferece aula de violão infantil, quanto de uma loja de calçados, aumentando consideravelmente seu engajamento. 

Para isso, é preciso identificar qual o melhor tipo de mídia paga, para saber quais filtros estão disponíveis.

4 – Valores mais acessíveis

Outra vantagem muito útil da mídia paga é que ela se encaixa no seu bolso. Isso significa que existem diversas opções de anúncios, todos com valores que não pesam no orçamento da empresa. 

Você pode determinar previamente o quanto quer gastar e se pretende fazer um investimento único ou não.

Se você quiser sentir o impacto deste tipo de anúncio, pode começar com um valor baixo, apenas para identificar como funciona essa estratégia e como ela é capaz de gerar retorno.

Os anúncios são como placas informativas personalizadas, portanto, sua empresa deve buscar a que melhor se encaixa em sua proposta.

Se gostar do resultado, pode começar a aumentar a quantidade de impulsionamento para conseguir resultados ainda melhores. 

É importante que este investimento esteja de acordo com o seu lucro, uma vez que você precisa ganhar mais do que gasta nas ações de marketing.

Principais formatos de mídia paga

Agora que você compreendeu algumas das inúmeras vantagens da mídia paga em uma estratégia de marketing, é hora de conhecer um pouco melhor seus formatos e funcionalidades.

É possível criar uma propaganda que sirva como um panfleto inauguração de seu site, atraindo mais usuários para conhecer seu conteúdo. Entretanto, é preciso identificar quais tipos de mídia paga se encaixam melhor para o seu tipo de negócio.

Links patrocinados em redes de pesquisa

Este é o formato mais direto de mídia paga. Trata-se do impulsionamento de links de seu site ou blog em ferramentas de busca. Estes mecanismos colocam sua empresa no topo de qualquer pesquisa relacionada ao seu produto ou serviço.

Dessa forma, sempre que alguém precisar de algo que você oferece, seu link estará entre os primeiros. Esse destaque é primordial para empresas que estão começando no mercado, uma vez que elas dificilmente teriam este posicionamento de forma orgânica.

Para conseguir um resultado ideal no link patrocinado, é preciso pensar em alguns elementos importantes da sua empresa. O primeiro ponto é identificar quais palavras-chave têm maior chance de te encontrar.

Além disso, é necessário estabelecer o horário que você pretende alcançar o engajamento. Não adianta impulsionar uma propaganda pela manhã para um restaurante que só funciona no período noturno.

Remarketing

O remarketing é uma excelente estratégia para quem trabalha com venda de produtos. Tratam-se de propagandas que surgem em outros sites, lembrando os clientes de produtos que eles viram em seu e-commerce.

Uma inteligência artificial registra todas as informações do que o cliente consumiu enquanto visitava sua página, e conforme ele vai para outras páginas, um algoritmo faz com que seus anúncios surjam novamente, instigando o cliente a se interessar pelos seus produtos.

Se o cliente quase comprou um moleskine branco, mas acabou indo para outra página, o anúncio aparecerá para lembrá-lo que ele desejava comprar aquele item.

Este tipo de impulsionamento também é ótimo para apresentar conteúdos complementares, sendo uma importante etapa na estratégia do cross selling. Quanto mais o usuário visualizar seu conteúdo, maior será a vontade dele consumir.

Anúncios em redes sociais

A maior parte do tempo de um usuário da internet é gasta em redes sociais. Com o avanço da tecnologia móvel, uma pessoa com um smartphone acaba ficando longas horas simplesmente acessando conteúdos das redes e interagindo com pessoas.

Esse tipo de interação foi rapidamente observada pelas empresas, que viram o potencial de criação de negócios que as redes sociais produzem. Logo, diversas empresas começaram a criar suas contas e interagir com as pessoas, criando um vínculo muito mais direto.

Por esse motivo, a maioria das plataformas começou a criar recursos para que as empresas pudessem utilizar melhor a rede para alavancar suas vendas.

Com isso, foi criada a opção de impulsionamento de publicação, um formato muito mais interessante de se conectar com seu público-alvo. Neste tipo de mídia paga, você consegue separar seu conteúdo em vários segmentos, garantindo o melhor resultado. São eles:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Localização física;
  • Interesses em comum.

Com essa interação, acaba sendo muito mais fácil encontrar o público correto para suas ações. As redes sociais têm sido cada vez mais uma ferramenta de grande suporte para as vendas.

Anúncios nativos

Esse tipo de conteúdo surge em portais de notícias como matérias relacionadas a que acabou de ser lida. Muitos usuários passam um bom tempo lendo matérias com um conteúdo interessante, e acabam sendo atraídos para outras do mesmo tema.

Esse tipo de anúncio ajuda os usuários a conhecerem melhor o conteúdo de seu site ou blog, dando a eles uma chance de engajar-se melhor com sua página.

Considerações finais

Hoje em dia, o mercado está cada vez mais competitivo, por isso é fundamental se destacar e tornar-se referência em seu nicho de atuação para conseguir encontrar um resultado melhor em seu trabalho.

As mídias pagas são grandes impulsionadores de seu conteúdo, permitindo que se crie uma série de ações mais direcionadas a seu público e aumentando o seu potencial de negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.