Métricas de marketing de conteúdo para e-commerce

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de inbound marketing muito utilizada pelas empresas que possuem um e-commerce. Se há algo que ficou claro é que conquistar um cliente é muito mais fácil quando você oferece uma solução que ele precisa, do que simplesmente forçando uma venda. Para entender o quanto sua performance estratégica está melhorando é preciso então trabalhar com métricas de marketing de conteúdo.

Métricas são basicamente o resultado – numérico ou não – que uma empresa apresenta e que vão indicar se suas estratégias estão contribuindo para aumentar as vendas. Isso significa dizer que estão diretamente relacionadas com o desempenho da empresa.

Você talvez já tenha ouvido falar de indicadores mais gerais, como os KPIs do marketing. Vale comentar que existem também métricas de marketing de conteúdo que você pode utilizar para entender o quanto essa estratégia está contribuindo para o crescimento do seu negócio.

Vamos conhecer agora quais são as principais métricas de marketing de conteúdo que você deveria utilizar em seu e-commerce:

9 métricas de marketing de conteúdo que você deve conhecer

1 – Métricas de consumo

Essas métricas de marketing de conteúdo servem para entender o perfil de quem visita o seu site. O que exatamente essas pessoas consomem, que conteúdos visitam com frequência?

Ao entender o comportamento de quem acessa seu e-commerce você consegue fornecer ainda mais temas que essas pessoas gostam. Assim aumenta suas chances de converter visitantes em leads e leads em clientes.

2 – Métricas de retenção

Aqui entra a questão do quanto o seu conteúdo é interessante para quem acessa o seu site. Enquanto nas métricas de consumo você tenta entender quais são os temas mais acessados, aqui você analisa quantas pessoas realmente leem o que você escreveu.

Compare a quantidade de novos visitantes, com a de visitantes antigos e com a taxa de rejeição (aquelas pessoas que entram na página mas logo a deixam). Assim você consegue entender mais em quais assuntos vale a pena investir e também no que você precisa melhorar.

3 – Métricas de compartilhamento

Envolve descobrir o quanto e onde seu conteúdo está sendo compartilhado. O jeito mais fácil de ver isso é através das redes sociais. O Facebook mostra quem compartilhou sua postagem e também quantas curtidas ela teve.

Mas se quiser descobrir mais sobre como suas postagens vem sendo compartilhadas há a opção de utilizar algumas ferramentas, como o SharedCount.

4 – Métricas de engajamento

Essas métricas de marketing de conteúdo servem para que você consiga perceber o quanto seu conteúdo está fazendo com que as pessoas façam alguma coisa. Duração da sessão, páginas por sessão, comentários, curtidas e compartilhamentos são exemplos de ações que seu público-alvo está tendo.

Assim é possível entender o quanto seu conteúdo desperta a vontade de fazer algo: Contar para alguém, saber mais sobre seu serviço/produto ou até mesmo fechar negócio imediatamente.

5 – Métricas de leads

Através dessas métricas você irá saber quantos leads gerou a partir da publicação de conteúdo, quantos deles interagem com o que você está postando e o que ele mais acessa.

Também é possível saber quando ele converteu de visitante para lead e se já se tornou um cliente quando ocorreu essa conversão.

Dica: O software da RD Station pode te ajudar com as métricas de leads.

6 – Métricas de vendas

Tem o objetivo de analisar que assuntos estão influenciando àqueles que estão no chamado fundo de funil. Em outras palavras, quem realmente se tornou seu cliente e fez uma compra em seu e-commerce.

Você irá analisar que conteúdos esse cliente consumiu antes de finalmente realizar a compra para entender o que você pode continuar oferecendo a ele. E também o que funciona para quem está no fundo do funil.

7 – Métricas de produção

Aqui você irá olhar para o seu próprio negócio. Ver o quanto está sendo eficiente na produção de conteúdo. E isso inclui não apenas tempo como também dinheiro.

Cumprimento de prazos, tempo de produção e quantidade de material publicado são exemplos do que deve ser analisado nas métricas de produção.

8 – Métricas de custo

É semelhante as métricas de marketing de conteúdo relativas a produção, no entanto agora você vai verificar isso financeiramente. Quanto sua equipe de produção de conteúdo custa para sua empresa? Quanto você gasta para impulsionar e promover postagens nas redes sociais?

Através dessa análise você consegue compreender melhor como organizar um orçamento para uma próxima campanha. Além de também planejar o que fará em seguida.

9 – Métricas de ROI

Nas métricas de ROI você irá medir o quanto de retorno está tendo com cada conteúdo que vem produzindo. O cálculo é simples e feito da seguinte maneira:

Total de receita obtida com o conteúdo / total de custos (produção e divulgação)

As métricas de marketing de conteúdo são importantes para entender o quanto a produção de conteúdo vem contribuindo para o crescimento da sua empresa. Você já utilizava alguma dessas métricas anteriormente? Conte nos comentários!

Guia Inbound