Marketing para arquitetos: por que é tão importante e como é realizado?

Com uma crescente área no mercado, a arquitetura vem se tornando cada vez mais competitiva ao longos dos anos.

Assim, os profissionais deste segmento que não possuem o conhecimento necessário para um bom posicionamento e divulgação do seu trabalho podem encontrar severas dificuldades na hora de encontrar clientes.

Dentro de áreas como a arquitetura é fácil se enganar com a ideia de que basta realizar um trabalho de qualidade para que o retorno seja garantido.

Na verdade, esse conceito já está ultrapassado na maioria das áreas. Se o seu intuito é expandir o seu negócio e encontrar novos clientes, seu serviço precisa ser divulgado e comunicado de forma profissional e especializada.

Para isso existe o marketing para arquitetos, que trabalha com um conjunto de técnicas voltadas para divulgação e captação ativa de clientes, tendo os meios digitais como principal ferramenta.

Mas o que o marketing faz, de fato, para os arquitetos 

Basicamente, partindo de uma estratégia de marketing para arquitetos bem estruturada, o profissional para de depender de indicações para que novos clientes o encontrem. Na verdade, os clientes são captados e vão até ele por conta própria.

Isso ocorre, primeiramente, por conta dos meios utilizados, que divulgam o trabalho e ao mesmo tempo contribuem para a construção da imagem de sua marca que a transformam em uma referência na área.

Além disso, através de uma empresa de Marketing Digital cuidando da captação de clientes, vários recursos internos são poupados.

De maneira geral, o marketing para arquitetos aumenta a visibilidade dos serviços prestados diante um determinado público. Essa estratégia otimiza resultados, reduz custos operacionais e, principalmente, cria vantagens competitivas diante do mercado.

Para isso, existem várias técnicas de marketing que podem ser utilizadas dentro das mais diversas situações, empresas e objetivos. Uma que vem ganhando muita força atualmente é conhecida como Inbound.

O que é Inbound Marketing?  

Pense em um site/blog de determinada empresa, no qual conteúdos a respeito de sua área são postados regularmente. As pessoas entram nesse site em busca de conhecimento e naturalmente conhecem e se tornam clientes do negócio.

Esse é o fundamento básico do Inbound Marketing, a mais inovadora técnica de Marketing Digital que consiste em trazer resultados organicamente, atraindo clientes através da produção de conteúdo relevante.

Assim, por meio de um mapeamento de público, o conteúdo será direcionado para sua atração e conversão, sendo produzido dentro do gosto e tendências de uma persona específica.

Ainda, todo esse conteúdo é construído junto com uma técnica chamada SEO (Search Engine Optimization), utilizada para deixá-lo mais aparente dentro do Google através de um estudo dos assuntos abordados nos mecanismos de busca, utilizando algoritmo a seu favor.

Na prática isso funciona assim: o possível cliente, um dentista que está montando um consultório, por exemplo, precisa de alguém para desenvolver um projeto arquitetônico. Com esse pensamento, ele vai até o Google e procura “design de interiores para consultórios”.

Logo, com o conteúdo relevante, bem direcionado e com o SEO, o primeiro resultado na pesquisa desse médico será um artigo referente ao assunto em blog de arquitetura atrelado a uma marca, que se tornará referência para o mesmo.

Porém, um plano de marketing para arquitetos não depende apenas de uma técnica. Investir no convencional, portanto, como anúncios pagos em redes sociais, é algo que também pode ser acrescentado.

Conclusão

O papel do marketing para arquitetos é algo indispensável e uma boa estratégia digital, combinando as técnicas inbound e convencionais, pode trazer ótimos resultados tanto na captação ativa de clientes, quanto na imagem de sua marca.

A Amura Comunicação está há anos no mercado atuando em todas as áreas do Marketing Digital, com profissionais qualificados que sempre buscam a otimização do resultado de seus clientes.

Quer ter acesso a mais conteúdos como esse? Confira aqui.