Marketing digital x marketing tradicional: Entenda melhor essa evolução

As estratégias de marketing digital e marketing tradicional, são formas de estudar as melhoras técnicas de vender e impulsionar um produto, marca, campanha ou até mesmo uma pessoa. E essa técnica está diretamente ligada ao estudo de público, entendendo melhor quem são, você entenderá como alcança-los.

Com o passar dos anos a forma que os consumidores se relacionam com as marcas e campanhas, mudou muito. As pessoas deixaram de ser influenciadas pelas marcas e produtos e passaram a influenciar, o que inverteu as ordem com que as estratégias tradicionais do marketing trabalhavam. Assim como mudou as técnicas de abordagem, linguagem e laço criado com o público.

Através da chegada da era digital e do compartilhamento quase instantâneo de dados, o marketing precisou evoluir e acompanhar essas tendências, criando assim um tipo de divisor de águas entre o marketing digital e marketing offline, isso por meio de custo e do alcance de cada meio.

Entenda a diferença entre o Marketing Digital e o Marketing Tradicional:

São diversos nomes como “internet marketing”, “web marketing”, ou até “marketing online” o marketing digital já evoluiu muito desde sua criação, alcançando uma das melhores e mais baratas estratégias de marketing no mercado atual. O que possibilitou não só líderes de mercado alcançarem o seu “ lugar ao sol”, mas também marcas de pequeno e médio porte terem seus nomes vistos por diversas pessoas.

E dentre os benefícios do Marketing Digital podemos destacar:

° Agilidade de retorno: Por meio de campanhas pagas ou orgânicas de qualidade sua marca pode alcançar um grande número de pessoas.

° Baixo custo: O valor de investimento para produção de conteúdo e impulsionamento é menor no meio digital. Além de contar com uma flexibilidade no seu orçamento.

° Direcionamento de público: Por meio do estreitamento nos interesses, idade e localização de público você consegue afunilar com quem deseja falar.

° Estudo de público e desenvolvimento de métricas: Por conta da interação gerada nas mídias digitais, você consegue conhecer mais de perto o seu público e desenvolver métricas com base no alcance dos dados coletados.

° Maior interação com público: Essa interação acontece por meio da avaliação, comentários e menções que surgem de forma instantânea em suas redes e/ou campanhas. Gerando e facilitando assim um engajamento maior de seu público.

Que tal conhecer mais sobre o marketing digital? Acesse: Conheça também os 8p’s do Marketing Digital 

Já o Marketing tradicional também se desenvolveu de diversas formas, principalmente ao que se refere às tecnologias utilizadas em sua veiculação, assim como o alcance e interação com o público. Por meio de novas plataformas de inserção, linguagem diferenciada e campanhas criativas as marcas investem, e muito em mídias offline.

Conheça os benefícios desta estratégia:

° Alto alcance: O uso de mídia offline é ainda uma das estratégias de marketing mais usadas na publicidade, isso por conta do público que está presente no meio externo.

° Interação e criatividade nas campanhas: A exploração da criatividade e campanhas interativas é muito facilitada com o uso de marketing tradicional.

° Maior visibilidade e duração: A produção de um flyer ou a compra de uma veiculação em mub tem uma frequência de visualizações maior que a produção de conteúdo online. O que contribui muito para a fixação do conteúdo contido na campanha, isso por conta da quantidade de vezes que a pessoa se depara com o mesmo material.

° Dispensa ferramentas de acesso do público com o anúncio: A ausência da necessidade em ter um dispositivo móvel ou computador para receber uma mensagem, é sem dúvidas o maior benefício da mídia tradicional. Isso por conta do público ser impactado sem ter necessidade de usar nenhum tipo de plataforma. O que gera um maior controle na forma de visualização de seu cliente.

° Maior credibilidade: Mesmo em uma era extremamente digital, as publicações, textos e campanhas digitais não são vistas com tanta credibilidade quanto às campanhas offline. Isso ainda como um traço do alto investimento e das líderes em mercado estampadas em revistas, jornais e outdoors. O que trás a ideia de que apenas grandes marcas poderiam ocupar as ruas com sua publicidade.

São diversos os benefícios de usar as estratégias de marketing, tanto online como offline, onde tudo depende de que você saiba onde deseja chegar com essa comunicação e com quem quer falar.  Entender o que move e o que atrai o seu público é a melhor forma de entender o marketing, que têm traçado uma mudança por meio da evolução com que o público se relaciona com o meio e principalmente como o meio se relaciona com o público.

É preciso entender que o cenário de marketing e a sociedade atual, evoluem de forma simultânea e conjunta. Através da criação de tendências, uso e aprimoramento destas. O que podemos resumir em um ciclo de criação e monetização de desejos e práticas de consumo.