Será que chegou a hora de a sua marca investir em Inbound Marketing?
Se o seu objetivo é atrair mais visitantes para o seu site, aumentar a sua credibilidade online, contar com uma base de contatos mais qualificada e, consequentemente, fechar mais negócios… Talvez já tenha até passado da hora de você começar a investir em Inbound Marketing. Mas você sabe como funciona essa estratégia? Então confira nosso post e aprenda um pouco mais sobre esse conceito importante.
O que é o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma estratégia que também pode ser chamada de marketing de atração. Isso porque, diferentemente do marketing tradicional, que funciona por meio da interrupção (como as propagandas de TV, por exemplo), o Inbound busca atrair e trazer o consumidor para perto da sua marca por meio da vontade própria dessa pessoa.
Mas como fazer isso? Utilizando canais de comunicação eficientes e produzindo conteúdos relevantes. Assim, quando a pessoa buscar uma solução para o seu problema, encontrará o seu negócio como a melhor solução disponível no mercado.
Outro ponto que merece ser destacado é que o Inbound pode ser utilizado por qualquer empresa. Não à toa ele tem se tornado a principal estratégia de vendas para inúmeras marcas. Será que é a hora de a sua empresa também aderir à essa metodologia?
– Para saber mais, complemente a leitura com: Como funciona e o que é inbound marketing?
Chegou a hora de investir em Inbound Marketing?
A resposta é: sim!
Ainda tem dúvidas? Então confira 4 motivos que irão lhe convencer desse motivo:
1. Bom custo-benefício
Investir em ações de Inbound representam, para a empresa, um custo muito menor do que as ações tradicionais de marketing.
Isso porque para investir no marketing tradicional é necessário comprar um espaço em outro canal – como um anúncio na TV ou um Outdoor, por exemplo. Já as estratégias de Inbound não exigem esse tipo de investimento.
Um bom exemplo são as páginas em redes sociais: é possível criar perfis, gerenciá-los e atrair seguidores sem que seja necessário pagar nada por isso. No Inbound, o investimento deve ser feito na produção de conteúdos relevantes e no conhecimento das técnicas exigidas em cada canal de comunicação.
2. Materiais perenes
Os anúncios possuem data de validade: eles rodam apenas pelo tempo em que você pagar por eles. Já o marketing de atração não. Ao investir em Inbound Marketing você está produzindo materiais perenes, que auxiliam a criar sua credibilidade no mercado.
Como o seu objetivo é atrair o público até você, é importante fazer a criação de materiais únicos, que mostrarão todo o conhecimento que a sua marca possui na sua área de atuação.
A nossa dica é: invista em materiais relevantes e úteis de verdade para o seu público e em vários formatos. Desde postagens em redes sociais, passando pelas postagens em blogs e, por fim, materiais ricos – como e-books, infográficos, artigos mais profundos, vídeos, entre outros.
Tudo é feito para facilitar que o seu público encontre a sua marca, veja que ela é a melhor opção disponível no mercado e, por fim, passe a confiar na sua empresa.
– Veja também: 7 incríveis ferramentas para produção de conteúdo que você precisa conhecer
3. O cliente vai até você
Esqueça as ações de ficar “correndo atrás” do público. Ao investir em Inbound Marketing é o público que vai até você. Por isso, os seus esforços devem estar concentrados em:
- Fazer tudo o que está ao seu alcance para atrair essa pessoa e…
- Quando isso acontecer, atender esse prospect da melhor maneira possível – entregando o conteúdo certo na hora certa.
Quando o prospect chega até a sua marca por meio de um material relevante, isso pode despertar um grande interesse no seu serviço ou produto. Outro ponto positivo é que todos aqueles que se interessarem pelo seu conteúdo são clientes em potenciais.
Então, é hora de a empresa saber lidar de maneira efetiva com esses prospects. Quem sabe você pode produzir um bom e-book e deixá-lo disponível para download. Porém, em troca, o visitante precisa deixar seu e-mail de contato. Assim, você passa a ter um novo lead (ou oportunidade de negócio).
Então, trabalha com ações específicas com esse lead a fim de convertê-lo em cliente. Como? Por meio de ações de relacionamento eficazes, de forma segmentada de acordo com os interesses e hábitos dos leads e sempre investindo em bons conteúdos.
– Veja mais: As principais técnicas para gerar leads com inbound marketing
4. Mais chances de vender, encantar e fidelizar
Ao investir em Inbound Marketing, sua marca passa a ter maiores chances para fechar negócios e fidelizar os clientes. Por que? Porque ao entrar em contato com a sua empresa, o lead já tem informações sobre o que você oferece e está mais disposto e propenso a fechar o negócio. Isso faz com que o trabalho da sua equipe de vendas seja mais fácil e efetivo.
Também, quando essa ação é bem feita, as chances de fidelizar o cliente, encantá-lo e fazer com que ele se torne um propagador espontâneo da sua marca são mais fáceis. Isso porque ele passa a confiar na sua empresa e lembra-se dela sempre que precisa de algo que está relacionado a sua marca.
– Leia também: 5 motivos para você se apaixonar por inbound marketing
Vale lembrar que investir em Inbound Marketing é uma ação contínua. Isso porque é fundamental estar sempre produzindo novos materiais para atrair novos prospects para a sua marca – e relembrar os clientes antigos para que eles fechem negócios com você novamente.
E então, está convencido de que chegou a hora de investir em Inbound Marketing? Também, são várias as marcas que já estão aplicando essas estratégias na divulgação, você não quer ficar para trás, não é mesmo?
Se você está com alguma dúvida sobre como colocar em prática as nossas dicas, entre em contato e saiba como podemos implementar o marketing de atração nas estratégias da sua empresa.