O Inside Sales – em português “vendas internas”, – é um formato de negócios que engloba as vendas feitas de maneira remota. Ou seja: de vendas que são realizadas de dentro da própria empresa. Você já conta com uma equipe de vendas que faz ligações para completar as vendas? Então isso significa que você já executa o Inside Sales na sua empresa, mesmo sem saber.
Porém, é possível que, apesar de utilizar essa técnica, a sua corporação não utilize de todas as ferramentas que ela oferece. Isso acontece porque, para o Inside Sales funcionar de forma efetiva, a empresa deve investir nas facilidades que a tecnologia e internet oferecem. Além disso, as ligações telefônicas também são importantes nesse processo.
Vale ressaltar que Inside Sales auxilia na captação e fidelização de clientes e potencializa o trabalho dos vendedores. Com isso, faz com que haja um maior faturamento e menores gastos para a corporação. Nesse formato de vendas, o vendedor entende quem é o consumidor e o contexto em que ele está inserido. A partir de então, pensa nas melhores soluções que pode entregar a ele. Ou seja: é a união de bons vendedores, estrutura física e um bom CRM – com contatos que podem ser convertidos em clientes.
Para saber por onde começar esse investimento e como obter sucesso ao implementar o Inside Sales na sua empresa, confira os principais passos a serem seguidos.
– Complemente a leitura com: O que é Inside Sales e como ele funciona?
Os 5 passos para implementar o Inside Sales
1. Entenda que há uma fase de transição
É preciso entender que há uma transição do método de vendas tradicional para o novo. Assim sendo, essa transição não acontece de um dia para o outro. Para isso, é preciso ter tempo, oferecer treinamento – tanto de equipe quanto de clientes – desenvolver ações certeiras e ter paciência.
No começo, a empresa pode apostar em um modelo de vendas híbrido.
2. Treine e capacite a sua equipe
Os membros da equipe não devem ser treinados apenas em relação à abordagem aos consumidores e como encaminhá-los para a finalização da compra. Eles também devem obter todas as informações relevantes a respeito do que comercializam.
Assim, é possível transmitir mais credibilidade ao vender e estar apto para esclarecer todas as dúvidas que por ventura o cliente possa ter. Também, aproveite o treinamento para mostrar para eles o conceito do Inside Sales, engajando-os e mostrando como funcionará esse novo processo – assim como as vantagens que representará para os negócios:
- Redução de custos – pois não há a necessidade de deslocamento;
- Personalização de atendimento – é possível atender cada cliente com maior atenção, conhecimento e foco;
- Otimização de tempo – sem perda de tempo com reuniões presenciais;
- Aumento de produtividade – como o tempo é melhor aproveitado, há um aumento na produtividade e, com isso, melhores resultados para a empresa e para cada vendedor.
Esse é um momento essencial para tirar todas as dúvidas da sua equipe. Seja acessível e faça com que cada vendedor entenda o seu papel no Inside Sales. Esse é um formato que valoriza – e muito, – a boa capacidade dos vendedores.
3. Prepare o público para a mudança
Além do treinamento de equipe, também é preciso preparar o público para essa mudança. Como? De maneira estratégica e bem planejada. Todos precisam entender o motivo dessa mudança de formato. Mais do que isso, devem comprar a sua ideia.
Você pode reforçar o conceito de que é uma empresa moderna, que deseja sempre atender de maneira personalizada, que quer usar as funcionalidades da tecnologia a seu favor, entre outros argumentos. Com os clientes mais tradicionais é possível manter as reuniões por certo tempo, até que eles se acostumem e confiem na sua nova proposta.
4. Ofereça um bom material para ajudar na capacitação de vendedores e clientes
Preparar a empresa e os clientes para o Inside Sales consiste, também, em oferecer um material de qualidade para ambos.
Nessa política de vendas, os vendedores devem sempre estar consumindo material de boa qualidade para aprender. Além disso, também é preciso que a sua empresa ofereça material para manter o relacionamento com os clientes.
- Para os colaboradores, a empresa pode investir em vídeo aulas e treinamentos que reforcem as ferramentas e metodologias do Inside Sales;
- Para os clientes, a empresa deve fazer materiais que o aproximem do negócio. Também deve aproveitar para mostrar as vantagens dos seus serviços/produtos – relembrando, de forma sutil, sobre o atendimento via remota.
5. Invista em uma boa estrutura
Ter o Inside Sales funcionando de maneira efetiva na sua empresa significa que a corporação deve investir em uma estrutura de qualidade. Isso significa: bons computadores e softwares, smartphones com aplicativos que possam auxiliar no relacionamento com clientes e aprendizado sobre Inside Sales, internet rápida, linhas telefônicas, etc.
Além, é claro, da parceria com o marketing, que deve desenvolver landing pages adequadas, boa atuação nas redes sociais e produção de e-mails que sejam relevantes para cada lead ou cliente.
– Veja também: Como obter melhores resultados com marketing e vendas trabalhando juntos
Agora você já sabe como implementar o Inside Sales na sua empresa
Aposte em todos os recursos aqui citados – assim como no potencial da sua equipe. Faça os investimentos certeiros, tenha metas bem definidas, paciência com o processo de transição e, principalmente: acredite naquilo que está fazendo.
Falando, investindo e agindo com autoridade, sua empresa colherá os frutos do processo de Inside Sales. Mais do que isso, poderá se tornar referência do assunto no mercado, com melhores faturamentos e clientes mais fiéis e satisfeitos.
Sua empresa já trabalha com Inside Sales? O que você acha desse formato de abordagem e vendas? Compartilhe conosco a sua opinião e experiência sobre o assunto. Ainda, ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário ou entre em contato!