Inovação: confira os setores mais inovadores para empreender

Inovação se tornou um tópico mais comentado e muito valorizado com o crescimento do mundo digital. Portanto, é preciso se adaptar a essas mudanças no mercado.

Basicamente, inovar no mercado significa explorar novas opções e solucionar empecilhos de uma forma criativa, mas prática e diferente. 

É transformar alguma coisa que já existia, de um modo que não era feito antes. É buscar soluções em nichos desconhecidos. 

Ser criativo é uma qualidade essencial para quem está inserido no mundo dos negócios. 

Isso porque cada vez mais o mercado se torna monótono e para que um empreendedor se destaque, ele precisa ser diferente e chamar a atenção, inovando.

Porém, além de ser criativo, é preciso surgir com um produto ou serviço que seja útil e desperte o interesse no consumidor de adquiri-lo de fato.

Por exemplo, caso uma empresa de decoração deseje inovar, ela pode investir em um papel de parede 3D e em suas diferentes características seguindo as expectativas do mercado. 

Portanto, para que ela funcione eficientemente, é preciso que haja um estudo do mercado. 

Isso para analisar tanto o que está em alta, como um conteúdo para inovar que vá interessar o público.

Sendo assim, ela precisa ser algo que o público não saiba que precisa do produto ou serviço até que ele seja inventado e admire os consumidores por ser algo que precisavam. 

Portanto, deve ser algo que melhore a vida dos consumidores, mude o status quo e que se espalhe naturalmente e que seja utilizada frequentemente, pois ajuda as pessoas. 

Por exemplo, uma empresa que realiza mobiliario urbano em Sao Paulo pode focar seus investimentos em como criar um novo produto que ajudará o seu público e ao mesmo tempo será algo diferente no ramo.

Contudo, para que as ideias inovadoras surjam, é preciso que haja um estudo, um planejamento que visa determinar o nicho, os interesses públicos e como atingir um ponto de inovação de fato. 

A função dessa estratégia é, principalmente, manter a empresa dentro da competitividade do mercado, mantendo o destaque e garantindo o crescimento dela.

Portanto, se uma empresa gráfica decide criar uma nova impressora etiqueta codigo de barras, ela venderá um produto exclusivo em relação à concorrência, ganhando relevância no mercado.

Além de proporcionar novas chances no mercado, ela proporciona novos mecanismos para melhorar o trabalho, como otimizar o tempo e realizar trabalhos mais efetivos. 

Todavia, com o maior crescimento do mundo social e sua popularização, cada vez mais pessoas podem empreender nele, pois é uma opção rentável e divergente a todos os grupos. 

Dessa forma, as empresas tiveram que investir mais e mais em inovar para poder se destacar, já que o mercado ficou mais competitivo do que era antes. 

Além disso, o mundo digital permitiu criar novas tecnologias que podem ajudar uma empresa a melhorar seu rendimento. 

Dessa forma, ter cada vez mais inovações nesse ramo auxilia todo o desenvolvimento e produtividade de uma firma. 

Como desenvolver habilidades para empreendimento

Aprimorar as habilidades no ramo do empreendimento é fundamental, pois é uma necessidade em qualquer ramo profissional. 

As empresas que dominam elas, são as que mais ganham destaque frente ao mercado.

Portanto, além de ter um grande investimento nas inovações, é preciso dominar certas práticas para crescer cada vez mais e alcançar os objetivos.

Dentre elas estão incentivar a criatividade no trabalho, melhorar a comunicação, resolver situações desafiadoras com calma, estar disposto a mudanças e ter um bom networking

Setores mais inovadores para empreender

Em 2020, alguns setores demonstraram maior crescimento e ganharam destaque em relação a outros. 

Dessa forma, tornaram-se alvos para empreendedores, por conta de suas inovações. Essas áreas serão destacadas:

  • E-commerce;
  • Games para celular;
  • Comércio de wearables;
  • Clubes de assinatura;
  • Produtos naturais e vegetarianos;
  • Mercado imobiliário;
  • Locação de carros;
  • Serviços de TI;
  • Delivery de alimentos;
  • Infoprodutos.

Portanto, para que haja uma melhor compreensão de como cada um desses setores é inovador e teve seu crescimento no ano, eles serão analisados separadamente.

E-commerce

O e-commerce alavancou seu desenvolvimento. Isso porque, em um cenário pós-pandemia, muitas pessoas passaram a consumir os produtos pela internet pelo fato de não terem que sair de suas casas. 

Além disso, a inovação é destacada pelo fato de que como a concorrência aumentou com mais e mais empreendedores entrando no mercado, ela foi um passo necessário para ganhar destaque. 

Entretanto, a principal categoria desse setor foi a venda de produtos de informática, sendo notebook ou computador completo, as empresas relacionadas tiveram grande crescimento.

Games para celular

Mais uma vez, com mais pessoas ficando em casa e não podendo sair para arranjar entretenimento, a tecnologia foi ponto importante para integrar essas áreas e se desenvolver do mesmo jeito.

Com isso os jogos para celulares ganharam um destaque. Isso porque eles são de fácil consumo e são muito atrativos para a situação. 

Comércio de wearables

Os chamados “wearables” são produtos que podem ser vestidos, podendo incluir desde roupas até relógios. 

Esse mercado teve grande explosão devido a necessidade de ficar em casa. Dessa forma, foi possível aumentar o consumo mesmo de longe. 

Por esse motivo, as compras de produtos vestíveis aumentaram, uma vez que são práticos de comprar pela internet, com imagens e um guia de tamanhos.

As inovações de tecnologia em wearables atraíram um grande público, como os relógios digitais, que ficaram muito conhecidos pela internet, aumentando o desejo de compra dos consumidores.

Clubes de assinatura

Durante o ano, a quantidade de pessoas que passaram a assinar os clubes de assinatura aumentou consideravelmente. 

Isso por conta da praticidade: o cliente só deve pagar um valor determinado e recebe em casa produtos do seu gosto.

Para investir nesse setor, só é preciso selecionar um nicho específico e começar a trabalhar o projeto a partir disso. 

Ademais, essa área permite que, praticamente, qualquer produto seja vendido com apenas um pagamento frequente.

Produtos vegetarianos

Cada vez mais o comércio de produtos vegetarianos e veganos cresce entre os consumidores. Em inovação não é diferente. 

Pelo fato de esses alimentos terem apenas um objetivo e função em geral, eles precisam de uma gama de variedades cada vez maior para atrair o público. 

Portanto, foram criados diferentes tipos de imitação de alimentos, porém sem carne, crescendo consideravelmente.

Uma evidência do crescimento desses produtos é o fato de que outras empresas especializadas em produtos não vegetarianos passaram a comercializar esses alimentos, para abranger seu público. 

Portanto, por exemplo, se uma empresa de alimentacao hospitalar passa a incluir esses alimentos em seu cardápio, maior será o seu número de clientes, pois é um produto útil e que não é comum no mercado. 

Produtos naturais

A venda dos produtos naturais e artesanais ganhou força nos últimos tempos, durante uma onda de sustentabilidade e de aquisição de uma consciência ambiental coletiva. 

Isso porque com a pandemia, mais pessoas passaram a se preocupar com a qualidade dos produtos em relação à própria saúde e em como cada produto pode afetá-la.

Além disso, investir em pequenas inovações, como no design da caixa display papelao, pode ajudar a ganhar um destaque no meio de um mercado tão inovador.

Mercado imobiliário

Com a pandemia, houve uma grande valorização da noção de lar, casa, conforto e proteção, junto à família. 

Portanto, com esse sentimento perdurando pelas pessoas, o mercado é uma ótima opção de investir na inovação.

Locação de carros

Esse setor teve de se desenvolver fortemente, uma vez que com o novo vírus, dividir carros não é uma escolha muito agradável e segura. 

Dessa maneira, as pessoas contrataram o serviço de locação de carros, pois não desejam comprar um de fato. 

Serviços de TI

Com o afastamento das pessoas do local de trabalho, houve uma adoção extrema do home office, trabalhar de casa. 

Dessa forma, as empresas precisam garantir que todas as informações estejam seguras.

Além disso, elas precisavam ter certeza que os funcionários conseguiriam adaptar suas atividades e realizar suas obrigações mesmo de longe.  

Delivery de alimentos

O serviço de delivery de comida cresceu notavelmente durante o último ano, por conta do desejo de ingerir alimentos diferentes, porém sem sair de casa.

Dessa forma, empresas menores conseguiram entrar no ramo também, pois os aplicativos conseguem divulgar seu trabalho e chegar a novos clientes de maneira mais fácil.

Nesse ponto, é possível incluir a adesivacao de carros propaganda, uma vez que a publicidade precisa chegar até o consumidor que está em casa. 

Infoprodutos

A atividade que mais se destacou foi a de cursos e videoaulas online. 

Isso porque qualquer um que tenha algum conhecimento específico e que deseje investir na divulgação dele pode utilizar a internet para isso.

Porém, como é um meio muito abrangente e que pode incluir qualquer um, a inovação é ponto importantíssimo para conseguir se destacar e ser relevante. 

Conclusão

Destacar-se no mercado é muito importante para o crescimento, mas precisa de técnicas que o ajudem, como a inovação, que deve ser pensada e planejada antes de ser colocada ao mundo.

 

É perceptível que, no último ano, com a pandemia e a maioria dos consumidores passando a se conectar com o mundo real pela internet, o mercado digital se tornou uma ótima fonte de consumidores e de surgimento de novos nichos. 

Isso porque ela facilitou o consumo e a vida dos clientes, que não precisam se deslocar para os lugares para poderem adquirir certo produto.

Por exemplo, nesse caso, o mercado de buffet para eventos teve uma queda, pois as pessoas tiveram de parar de realizar comemorações presenciais.

Por isso, ter uma adaptação à internet se tornou de extrema importância. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.