Processo de compra e sua importância para uma estratégia de marketing digital

Que a estratégia de marketing é essencial para as empresas nós já estamos cansados de ouvir. Contudo existem diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital que podem ser cruciais para seu negócio.

Para darmos continuidade ao nosso texto, você sabe qual é o processo que seu cliente passa até o momento da compra? Se a resposta foi negativa, fique calmo que explicaremos para você. Basicamente é necessário atrair seu público, conquistá-lo e finalmente convertê-lo. Diferente de meios tradicionais (televisão e rádio, por exemplo), com o marketing digital é possível saber exatamente de onde e por qual campanha ele converteu. Isso não é incrível?

Processo de compra como estratégia de marketing digital

Por que marketing digital? A resposta é bem simples, na verdade. É só pensar em quantas pessoas você conhece que não acessam a internet, o número é quase nulo, não é? Então vamos entender qual o processo de compra que seu público passa no marketing digital e quais vantagens você terá:

A descoberta e aprendizado

Esse é o início de todo o processo. A princípio o consumidor não tem uma ideia muito clara sobre seu problema e necessidades. E para obter mais informações eles usam a internet, em que os conteúdos são de mais fácil acesso e o resultado é praticamente imediato.

E é aqui que o marketing digital entra. Você pode, por exemplo, utilizar de anúncios para fazer seu conteúdo chegar até seu potencial cliente. Pense no seguinte cenário: seu público quer obter mais conhecimento sobre suas dores e busca uma solução no Google. E você, pensando nisso, investiu em campanhas, logo o resultado da pesquisa deu seu site em primeiro. A probabilidade de ele entrar e consumir seu conteúdo é muito alta. Quer saber como obter resultados com campanhas? Veja nosso artigo completo e comece a utilizar em sua estratégia de marketing.

O reconhecimento do problema

A partir do momento em que seu público tem contato com conteúdo que traga mais informações, ele se torna ciente de suas dores. Dessa forma, ele entende que é necessário resolver.

Nesse momento é preciso criar um senso de urgência para que ele não desista no meio do caminho. Podendo ser feito através de conteúdos mais aprofundados sobre o assunto de interesse de seu público. O importante é mostrar para seu potencial cliente que o seu negócio é a melhor solução para o problema que ele possui. Por isso é de extrema importância que você tenha conhecimento aprofundado de seu público-alvo. Dessa forma, é possível abordar temas que convertem e são de interesse deles.

Decisão da compra

Depois que você criou a necessidade em seu cliente, mostrou as informações necessárias para que ele tomasse a decisão da compra. Chegou o momento tão esperado: converter seu público em cliente. Aqui é necessário demonstrar as soluções que sua empresa apresenta convencê-lo a fechar negócio.

Conhecer o seu público-alvo e entender o processo de compra que ele passa é essencial para saber quais conteúdos necessitam ser criados. Somente assim é possível criar estratégias que atraiam, encantem e convertam. E o marketing digital torna esse procedimento mais simples, pois com ele é possível ter dados concretos sobre seus leads.

Por exemplo: se você tem uma empresa de roupa e seu cliente em potencial se interessa por pijamas de inverno, ele entra em seu site em busca disso. Os dados são armazenados, tornando o processo de análise muito mais simples. Assim, quando você for oferecer algum produto já sabe quais são os interesses, transformando a estratégia mais simples, organizada e passível de análise.

Conclusão

Se cada um de nós, em nossas jornadas de compra, buscamos informações pela internet. Nossos clientes também buscarão. Então, conhecendo-os bem é possível criar estratégias para atrair, encantar e converter.

Planeje seu conteúdo e estratégia voltado ao seu público, dessa maneira, é possível aumentar o número de vendas.

Inbound Marketing