5 dicas para não errar na Black Friday

A Black Friday, data tradicional nos Estados Unidos, já faz parte do calendário comercial do Brasil há alguns anos. Mesmo assim, muitas empresas acabam pecando ao participar da tendência. Com a data se aproximando, no dia 24 de novembro, vale sempre lembrar que o foco da Black Friday deve estar no consumidor. O que ele espera é encontrar descontos e oportunidades reais de economizar.

A data tem a ver com volume de venda e percepção de marca. Se você já preparou sua loja ou seu e-commerce para tudo estar pronto para essa data, se atente a alguns cuidados importante para que tudo aconteça conforme o previsto.

1. Seja honesto com o seu cliente

As vendas de comércio eletrônico têm um boom nessa época do ano, graças a essa estratégia. Para que isso seja real também para  o seu site, ofereça vantagens reais.

Não se engane, o consumidor não é bobo e percebe quando um site aumenta os preços para na sequência abaixá-los na Black Friday. Da mesma forma, de nada adianta dar desconto nos produtos e aumentar o valor do frete como forma de compensação.

2. Divulgue a participação na Black Friday

Se o seu site terá descontos especiais durante esse período, as pessoas precisam saber disso. Invista em marketing para despertar o interesse das pessoas em acessar o seu site no dia das promoções. Explore todos os canais que você tem para falar com o seu público: redes sociais, e-mail marketing, comunicação no próprio site… Conte para as pessoas que elas encontrarão vantagens no seu site.

Leia também: Por que ter um blog em um e-commerce?

3. Garanta a estabilidade do site

Não adianta nada incluir promoções super vantajosas para os seus clientes se o seu site não estiver no ar. Por isso, você precisa se certificar de que nenhuma queda acontecerá, afinal, o número de acessos ao seu site tende a ser muito maior nessa data. Procure saber qual o número de visitantes simultâneos seu site aguenta, antes da data chegar.

Uma solução para esse tipo de problema é migrar o seu site para a nuvem, ao invés de mante-lo em data center, além dessa ser uma opção mais barata. Outra opção é utilizar ferramentas que dividam o volume de acessos em diferentes servidores. Assim, se um servidor cair, você ainda pode contar com um plano b.

Cuidado com problemas técnicos e erros de operação, que podem causar divergências nos valores de cada item. Se algum problema assim acontecer, seu prejuízo pode ser muito grande.

4. Esteja preparado para atender com qualidade

Afine a sua equipe de vendas e suporte para atender os consumidores tanto no pré-venda, quanto no pós-venda, com um treinamento antes da data. Se for a primeira vez que o seu e-commerce estiver participando da Black Friday, pense em problemas que podem surgir e faça um manual com orientações em relação às providências que serão tomadas em cada caso.

Certifique-se de incluir todos os detalhes e informações de cada produto no site, para diminuir o número de consumidores entrando em contato para tirar dúvidas antes de efetivar a compra.

Veja tabém: 8 estratégias infalíveis para aumentar vendas em e-commerce

5. Organize o seu estoque

Essa pode parecer uma dica boba, mas muitos sites ainda pecam nesse ponto. Não existe nada que cause mais insatisfação em um consumidor do que comprar um produto em promoção e depois receber um comunicado de que na verdade o estoque desse item já está esgotado.

Se prepare com antecedência e oferte apenas os produtos que estão em estoque para entrega. Se algum erro assim acontecer, o consumidor pode pedir uma indenização e você não quer que isso aconteça, certo?

Portante, atualize todos os dados de vendas e estoque para não passar por essa situação.

Essa data comercial pode ser o primeiro contato de alguém com a sua loja, então se esforce para fazer com que a experiência seja a melhor possível. Encante seus clientes na Black Friday 2017 e conquiste a atenção deles para o seu e-commerce durante todo o ano.

Guia Inbound