Criação de conteúdo: Facilite a produção de conteúdo por meio do estudo de persona

A ferramenta mais valiosa no processo de produzir conteúdo rico e relevante aos seus leitores é sem dúvidas o conhecimento real deles, saber como e onde encontrá-los. Conhecendo seus interesses, vontades, processos de compra, motivações, dificuldades e reações, isso por meio de um estudo aprofundado de personas.

O desenvolvimento de persona se trata de um afunilamento no cotidiano do seu público alvo, persona é a representação fictícia do cliente ideal. O que é diferente de público alvo, que generaliza de forma ampla as práticas de consumo de um grupo de pessoas.

Talvez também lhe interesse: Como fazer produção de conteúdo com palavras-chave?

E para ser guiado até a localização de uma persona é preciso realizar algumas perguntas que irão afunilar o entendimento deste cliente ideal:

E é através de todas essas respostas que poderá iniciar o processo de redução no número do seu público potencial e criação de suas personas. A elaboração de personas pode lhe ajudar, e muito, no processo de escolha para um bom tom em sua campanha, e até mesmo na produção de um posicionamento para sua marca. Além de direcionar o seu conteúdo para mídias mais específicas ao tipo de persona que você procura impactar, facilitando também na otimização dos textos com a escolha de palavras-chave condizentes para os formatos de conteúdos corretos.

Mas além de realizar essas perguntas, será preciso coletar algumas informações por meio de:

° Conversas com seus clientes atuais e com os clientes potenciais;

° Entrevistas com diversas pessoas que têm interesse em seu produto ou serviço;

° Realize também a coleta de dados demográficos, inspirações e padrões de comportamento de suas personas.

Outros dados que podem ajudar no processo de criar suas personas, são :  idade, cargo, hábitos, desafios, crenças, hobbies, hábitos de compra, onde buscam informação e principalmente o momento da jornada de compra em que se encontram.

Mas caso descubra no processo que você trabalha com múltiplas personas, pode ficar tranquilo. A individualização de suas campanhas e conteúdos pode ser uma boa forma de lidar com a divisão nos interesses de suas personas.

Conheça alguns princípios na forma de abordagem de suas personas:

Awareness: Quando o cliente sabe que tem um problema, que precisa ser solucionado e procura por algum conteúdo que o ajude a concluir essa necessidade.

Consideration: Neste momento o seu cliente já está a procura de soluções e quer conteúdos que falem diretamente sobre os seus problemas.

Decision: O cliente  está prestes a tomar uma decisão e busca por informações que qualifiquem os seus serviços/produtos, além de procurar por benefícios .

Como entender o tipo de conteúdo que suas personas gostariam de encontrar?

Procure por referências e similares, entenda quais os temas e pautas abordados por seus concorrentes. Ou até mesmo no processo de criação de personas, ficará mais fácil entender os interesses e meios usados por suas personas, e assim você saberá qual a melhor forma de comunicação com o seu público.

Leia também:  7 Incríveis ferramentas para produção de conteúdo que você precisa conhecer

Após a criação de suas personas, elaboração de uma boa forma de abordagem e temas, chegou  o momento de colocar a mão na massa e criar o conteúdo para atingir seus objetivos.

Saiba que para criar uma comunicação ampla e para todos, você deve falar de forma individual com cada um deles.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!