Como configurar uma campanha de Facebook Ads

O Facebook é uma das redes sociais mais acessadas pelos brasileiros. Segundo estudo recente da Folha de São Paulo, o Facebook conta com 127 milhões de usuários ativos mensais no Brasil. Por si só, isso já deveria ser um bom motivo para você pensar em investir em um campanha de Facebook Ads e, com isso, divulgar sua marca nessa rede social. Mas você sabe como desenvolver uma boa ação por esse canal?

O fato é que, apesar de terem nomes parecidos e estarem relacionados a veiculação de anúncios, o Facebook Ads e o Google Adwords são duas ferramentas totalmente diferentes. Enquanto a primeira é focada apenas para a rede social, a segunda é voltada para fazer com que seu negócio esteja entre as primeiras sugestões na busca do Google.

– Confira também: Saiba como vender mais com o Google AdWords

Utilizar o Facebook como ferramenta de negócios deve ser ação fundamental para a sua empresa crescer e ser mais conhecida no mercado. Afinal, as pessoas estão constantemente interagindo em suas redes sociais. Porém, para aproveitar ao máximo todo o potencial oferecido por essa rede você precisa saber como usar de forma assertiva uma campanha de Facebook Ads.

Reconhecendo a importância dessa ferramenta, selecionamos aqui um passo a passo que pode te ajudar nessa jornada. Confira:

4 passos para montar sua campanha de Facebook Ads

1. Defina o objetivo da campanha

O primeiro passo é definir qual será o objetivo de sua campanha. Assim sendo, esclareça:

  • Você pretende impulsionar postagens relevantes que já foram feitas previamente?
  • Desenvolver um material específico para impulsionar, como uma promoção ou notícia mais factual?
  • Promover sua fan page como um todo?
  • Fazer as pessoas visitarem o seu site, blog ou outro endereço interessante para a sua marca?

É preciso saber responder com objetividade e clareza essas questões. Assim, você saberá definir exatamente o que deseja com sua campanha de Facebook Ads. Esse é primeiro passo pois não há a possibilidade de fazer alterações após o impulsionamento.

Nessa etapa você também define seu público-alvo para a campanha de Facebook Ads. Assim, pode definir o que essas pessoas curtem, qual a faixa de idade quer atingir, se a campanha é voltada apenas para homens ou mulheres, qual a região em que deverá ser exibido o anúncio, etc.

– Você pode se interessar por: 6 dicas para aumentar o engajamento no Facebook

2. Investimento e nome da campanha

Depois de definir o objetivo da sua campanha de Facebook Ads e o público que será impactado por ela, é hora de partir para o próximo passo. Esse é o momento de dar o nome a sua campanha e determinar qual será o seu investimento financeiro.

Para o investimento, você pode optar entre duas possibilidades, são elas:

  • A campanha será veiculada por meio de um controle de gasto e acompanhamento diário. Nesse cenário, o Facebook irá gastar no máximo o valor determinado para cada dia.

 

  • A campanha terá um orçamento específico já definido para um período de impulsionamento pré-determinado. Com essa opção, há o risco de todo o valor ser gasto em um único dia.

Determine também o nome da campanha. Com isso, você saberá o que é cada investimento feito em seu painel do Facebook Ads. A dica é apostar em nomes simples e de fácil identificação.

3. Imagem do anúncio

O terceiro passo na criação de uma campanha de Facebook Ads é a escolha de uma imagem. Você pode optar entre uma única imagem ou em vídeos. Também, há a possibilidade de fazer a postagem com várias imagens, o chamado carrossel.

Leve em consideração que uma imagem vale mais do que mil palavras. Assim sendo, é importante investir em um bom apelo visual, que realmente chame e prenda a atenção do seu público. Também, garanta que as imagens utilizadas tenham a sua identidade visual e sejam facilmente assimiladas a sua marca.

Após produzir as imagens que serão utilizadas no anúncio, é hora de carregá-las e deixar a postagem mais completa.

– Veja também: Usando o design para conversão de clientes

4. Montagem do anúncio

Se você seguiu o nosso passo a passo até agora, chegou a hora de completar a sua última etapa: a montagem do anúncio. Assim sendo, defina qual de suas páginas será responsável pela veiculação.

Também, é nesse momento que você definirá se o anúncio deverá aparecer apenas nas barras laterais ou no feed de notícias. Também, aproveite para verificar como sua campanha de Facebook Ads irá ficar em todos os dispositivos. O ideal é que o anúncio fique bem visualizado e tenha qualidade tanto no computador quanto no celular ou tablet.

Atenção: seu texto do anúncio poderá ter no máximo 25 caracteres se for um carrossel, então leve isso em consideração.

Tudo ok? Então basta colocar a sua campanha no ar e aguardar pelo retorno.

Não se esqueça do monitoramento

Agora você já sabe como configurar uma campanha de Facebook Ads. Porém, para garantir que ela está performando de acordo com as suas expectativas, fique sempre de olho nos dados.

Assim sendo, mantenha a sua monitoração e análise durante todo o período em que o anúncio estiver rodando. Isso fará com que você possa investir em impulsionamentos ainda mais bem sucedidos e otimizados no futuro.

– Veja também: 7 ferramentas de redes sociais que vão ajudar no gerenciamento da sua página

E então, gostou do nosso artigo? Conseguiu esclarecer algumas dúvidas? Aproveite e compartilhe o material com outras pessoas que possam se interessar pelo assunto.

Guia Inbound