Aprenda a otimizar o funil de vendas

A tecnologia e a transformação digital influenciaram as empresas a utilizar a internet e se tornar uma das principais ferramentas para os negócios.

 

Além de se adaptar para atender as necessidades do público, fazer negócios nos meios online também contribui para que as empresas conquistem bons resultados ao apostar em estratégias.

 

Um exemplo disso é o funil de vendas, que nada mais é do que um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente. 

 

Isso é válido para qualquer negócio, seja em serviços de automação predial, agências de marketing digital, entre outros.

 

O funil de vendas permite que as organizações identifiquem o primeiro contato do usuário com a marca, até o fechamento do negócio. 

 

Portanto, é possível considerar que é uma das estratégias eficientes de marketing digital para as empresas.

 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com quatro dicas para que você possa otimizar o funil do seu negócio e maximizar os seus resultados. Confira! 

 

A importância do funil de vendas

Como já mencionamos anteriormente neste post, o funil de vendas é uma estratégia de marketing eficiente, pois contribui para atrair, encantar e converter visitantes em clientes.

 

Uma empresa que vende estrutura metálica para telhado, por exemplo, não pode descartar a possibilidade de otimizar essa estratégia para conquistar excelentes resultados. 

 

Abaixo, listamos quatro dicas para você colocar em prática e otimizar um funil de vendas do seu negócio!

4 dicas para otimizar o funil de vendas

Antes de tudo, é muito importante conhecer bem o seu funil e entender a jornada de compra de um potencial cliente desde o primeiro contato até a decisão de compra. Veja a seguir dicas valiosas para sua otimização.

1. Acompanhe o cliente

Acompanhar o cliente nas etapas é indispensável, visto que a decisão está relacionada ao, topo, meio e fundo de funil.

 

Por essa razão, não deixe que o usuário ”passe sozinho” pelas etapas e busque acompanhar a jornada de compra. 

 

Defina os canais de comunicação para realizar abordagens de modo preciso, como no email e redes sociais. Lembre- se que quanto mais personalizado você realizar o contato, aumentam as chances de levar até o fundo do funil e fechar negócio.

 

2. Produza conteúdos para cada etapa do funil

Não há como negar que os conteúdos são essenciais para atrair os potenciais clientes e incentivar na decisão de compra. Desse modo, investir no marketing de conteúdo e produzir para cada etapa do funil de vendas é essencial.

 

No topo do funil, o usuário ainda está na etapa em que o usuário ainda não reconhece a necessidade de comprar um produto, logo, o tipo de conteúdo mais adequado são os blog posts a fim de educá-los.

 

No meio do funil, a pessoa considera que existe um problema a ser resolvido, e busca por conteúdos mais específicos. Já no fundo, o cliente já entende que a marca tem a solução para seus problemas e toma a decisão de compra.

3. Faça testes A/B

Outra dica importante para otimizar o funil de vendas é realizar testes A/B. Se você atua com vendas de estruturas metálicas e quer melhorar os resultados, essa técnica é ideal.

 

Afinal, tem a capacidade de maximizar o número das taxas de conversão. Para isso, faltam alterações nas páginas, como: formato do conteúdo, linguagem, cores dos botões, imagens, entre outros. 

 

Assim, há possibilidade de identificar a versão que gera mais resultados para o seu negócio.

4. Qualifique os leads

Por fim, mas não menos importante, qualifique seus leads. Uma vez que o usuário está no meio do funil, invista em conteúdos relevantes para atrair o cliente que apresenta maior potencial para realizar a aquisição do seu produto.

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os seus colegas nas redes sociais e deixe o seu comentário!

 

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.