O que é Facebook para empresas e como utilizá-lo 

Atualmente existem mais de 130 milhões de brasileiros cadastrados no Facebook, essa parcela corresponde a mais da metade da população do país. Esse dado parece alto mas vai além, a média de tempo diário que um brasileiro passa nas redes sociais é de 4 horas.

Tendo isso em vista, já podemos considerar essa uma mídia que atinge grande massas de público, e, para o marketing isso é um prato cheio. Além desse grande alcance, dentro Facebook é possível segmentar o seu público com facilidade.

Portanto, isso é essencial para que campanhas publicitárias sejam efetivadas, visto que um dos objetivos do marketing é atingir um público específico.

Além disso, outra grande utilidade dessa rede social para o mundo dos negócios é o Facebook para empresas, uma ferramenta exclusiva que pode ser utilizada para administrar uma marca dentro da plataforma.

O que é Facebook para empresas?

Criado para atender as necessidades dos gestores do mundo todo, a rede social disponibiliza essa ferramenta exclusiva para business, dando oportunidade para que essas marcas tenham visibilidade e reconhecimento online.

Assim, essa plataforma permite ações de criação de anúncios e impulsionamento de publicações, tudo isso com uma seleção de público alvo para que apenas os clientes em potencial sejam atingidos.

– Confira: Como utilizar o Facebook para vender mais.

Como utilizar o Facebook para empresas?

Agora que você já sabe o que essa ferramenta é e faz, podemos comentar a respeito de como utilizá-la.

1- Monte uma página

O primeiro passa é criar uma página ao invés de um perfil pessoal. Para isso, utilize o Facebook com a sua conta, pois ela será a administradora da página – outros moderadores também podem ser adicionados posteriormente.

Porém, não esqueça de fornecer as informações necessárias a respeito do seu negócio. Horários de funcionamento, telefones, sites, entre outras. Tudo isso tem o seu espaço definido pelo próprio Facebook.

2 – Personalize a página

Após as informações iniciais, comece a utilizar as definições do Facebook para organizar a sua página para que ela permaneça voltada para a sua área de atuação. Nessa etapa você também pode escolher as abas laterais que farão parte da sua linha do tempo.

3 – Defina uma identidade visual para página

Baseado no conceito de marca da sua empresa, escolha uma foto para o perfil e uma capa, sempre mantendo as cores e o seu logotipo.

Assim, ao realizar postagens, sejam elas impulsionadas, específicas ou de rotina, esteja atento para manter a cara da empresa em todas elas. Para isso, invista no design gráfico para que a linguagem sempre se mantenha profissional e padronizada.

4 – Monte um planejamento de marketing

A partir dessa etapa se torna recomendável ter um profissional de marketing para realizá-las ou prestar consultoria. Porém, existem algumas noções básicas que todos podem, e devem, estar cientes.

Não devemos sair postando qualquer coisa que vier na cabeça logo que criamos a página, as publicações devem ser pensadas e revisadas previamente. E, além disso, elas devem estar de acordo com o seu objetivo de marketing.

Ainda, as postagens devem ser frequentes para que a maior parte dos seus seguidores sejam atingidos, visto que, por conta do algoritmo do Facebook, as postagem chegam apenas para uma parcela do público.

Também, com o Facebook para empresas torna-se possível agendar publicações, para que cada uma saia no dia e horário certo.

5 – Promova posts

O principal recurso empresarial do Facebook é a promoção de anúncios. Dessa forma, ele pode ser realizado diretamente nas publicações já realizadas ou na página de gerenciamento de negócio criando um post que será diretamente impulsionado.

Dessa forma, dentro do gerenciador, você deve inserir todas as informações necessárias para o direcionamento de público, faixa etária, nacionalidade, até mesmo gostos pessoais podem ser utilizados, visto que o Facebook pode visualizar os interesses de cada pessoa.

– Confira: Como configurar uma campanha do Facebook Ads.

E depois? 

Com seu Facebook para empresas funcionando, é interessante sempre monitorar sua atividade para utilizá-la. Compreenda horários, tipos de postagem entre outros fatores que possam indicar desempenho.

Por fim, lembre sempre de interagir com seu público no messenger e nos comentários, isso ajuda na proximidade com o cliente e na imagem da marca.

– Confira: Lovemark: Como fazer a sua empresa ser amada em 5 passos.

Gostou deste conteúdo?

Quer saber mais a respeito de Marketing digital e gerenciamento de redes sociais? Nós temos um e-book apenas sobre Inbound Marketing, é só baixar!

 

Guia Inbound Marketing