É normal que toda profissão desenvolva sua própria linguagem, certo? Com o marketing digital não é diferente. Apesar de ser uma área em constante evolução, ela já está consolidada, conquista cada vez mais espaço do mercado – e fica mais difícil fugir do vocabulário marketing digital.
Gírias, siglas, palavras com significados diferentes do tradicional e vários termos em inglês fazem parte do dia-a-dia dos profissionais da área. Para entender um pouco mais sobre o que os profissionais da área estão falando, existem inúmeros termos importantes. Selecionamos 5 para você conhecer:
5 termos do vocabulário marketing digital que você precisa conhecer:
Inbound Marketing
É o novo marketing. Seu objetivo é atrair os clientes desde o momento da captação da atenção e guiá-los até o momento mais esperado: a compra. Nesse formato de marketing, o cliente chega até a empresa – e não o contrário. Como isso acontece? Por meio da produção de conteúdo relevante, focado em conversão.
Para isso, é necessário uma equipe de marketing que conquiste novos clientes por meio de várias etapas. São elas: planejamento, atração, conversão, relacionamento, venda, análise e fidelização.
Veja também: 5 motivos para você se apaixonar por Inbound Marketing
Lead
Lead é o potencial cliente. A empresa tem conhecimento disso pois o lead é aquele usuário que deixou seus dados no site – por meio de um formulário, por exemplo. Isso significa que ela demonstrou interesse no serviço/produto comercializado pela empresa. Após, cabe a instituição fazer a sua qualificação de leads, ou seja: classificar quais devem ser abordados pelo time de vendas e os que são apenas “curiosos” ou que ainda não estão qualificados para fechar a compra.
Funil de vendas
Pense no formato do funil – ou em uma pirâmide invertida. Ele é dividido em três diferentes partes: Topo do Funil (ToFu – mais largo, atinge um maior número de pessoas); Meio do Funil (MoFu – ao centro, atinge um número menor de pessoas); e Fundo do Funil (BoFu – mais estreito, atinge o público mais específico).
Para cada uma dessas partes do funil deve ser utilizada uma estratégia de conteúdo específica. No topo, são feitos materiais introdutórios com o objetivo de transformar o visitante em um lead (prospecto). No meio, os conteúdos são um pouco mais aprofundados, com o objetivo de fortalecer o relacionamento e gerar demanda pelo produto/serviço. O fundo do funil conta com conteúdos mais densos, que devem tirar dúvidas específicas.
Para entender um pouco mais sobre esse processo importante, confira: Descomplicando o funil de vendas
Keyword
Em português, keyword nada mais é do que: palavra-chave. No vocabulário marketing digital ela serve para resumir o tema principal de um texto. As keywords são de extrema importância para que o seu site seja bem rankeado na hora das pesquisas no Google – como você verá no tópico a seguir.
SEO
Sigla de Search Engine Optimization (Otimização das Ferramentas de Busca). SEO é o conjunto de estudos, técnicas e métodos que têm como objetivo melhorar o posicionamento dos sites/páginas quando é feita a pesquisa no Google ou em demais mecanismos de busca. Ou seja: para a página da sua empresa estar bem rankeada nas buscas, ela deve seguir várias regras de SEO. Uma delas é utilizar de forma eficiente as keywords (palavras-chave) citadas no tópico anterior.
Veja mais: Vantagens em contratar serviços de SEO
Mantenha o vocabulário marketing digital sempre atualizado
Esses são apenas alguns termos que fazem parte do incrivelmente extenso vocabulário marketing digital. Para manter-se atualizado, é importante manter as pesquisas e leituras sobre o assunto em dia, afinal, essa é uma área que cresce de forma exponencial. Além disso, estão sempre surgindo novos termos importantes.
Lembra-se de mais algum tema e quer contribuir para o nosso conteúdo? Conseguiu entender e pretende adicionar alguns desses termos no seu vocabulário? Conte para nós nos comentários!
Trackbacks/Pingbacks