Você sabe o que é marketing de conteúdo e como adotar essa estratégia de atuação pode servir como grande alavancagem para a sua marca?
Vale lembrar que, ao falar sobre o marketing de conteúdo, muitas pessoas acreditam, erroneamente, que ele envolve apenas o ato de criar postagens para redes sociais ou para o site / blog de uma empresa. Porém, a verdade é que o marketing de conteúdo vai muito além disso.
Resumidamente, essa é uma estratégia que deve ser utilizada para atrair, educar e informar o público. E essas ações são realizadas muito antes de o visitante virar seu cliente. Inclusive, é por meio de uma boa estratégia de marketing de conteúdo que você poderá conquistar os visitantes e convertê-los em clientes fiéis. Como? por meio da produção, compartilhamento e distribuição frequente de materiais relevantes. Assim, você conquista o público e aumenta sua credibilidade ao repassar seus ensinamentos. Ou seja: mostra que realmente entende sobre o assunto.
– Veja também: 10 razões pelas quais a sua empresa deve ter um blog como uma ferramenta de marketing digital
O que é marketing de conteúdo e como ele surgiu?
Se você acredita que o marketing de conteúdo é algo recente, que surgiu junto com a era digital, saiba que está errado. Sim, essa técnica vem ganhando cada vez mais espaço no ambiente online. No entanto, há registros da aplicação do marketing de conteúdo antes mesmo do marketing digital se destacar.
Como era aplicado o marketing de conteúdo antes da era digital? Por meio de ações exclusivas que as empresas desenvolviam para seus clientes. Aqui, as marcas aproveitavam para falar de assuntos que consideravam importante para o público, sem que fosse necessário citar seu produto ou empresa. Assim, as revistas e pequenas publicações impressas direcionadas foram os primeiros registros de marketing de conteúdo.
Com a chegada da era digital tudo mudou. As empresas observaram que seu público se encontra o tempo todo conectado. E mais, ele não quer ter contato com marcas que querem simplesmente vender, mas sim com aquelas que conseguem se humanizar.
Não ofereça produtos, ofereça soluções
Para saber o que é marketing de conteúdo você precisa compreender que essa metodologia prega que você deve vender soluções, e não serviços e/ou produtos. Isso porque hoje os clientes não buscam comprar apenas um produto, mas sim toda uma experiência, status e soluções que esse produto ou serviço irá apresentar. Para isso, é essencial que você conheça o seu público-alvo e saiba o que é do interesse dele. Assim, poderá tratar desses assuntos de maneira natural e criar um bom relacionamento com ele.
Com isso, é comum que o público passe a enxergar que é a sua marca quem oferece a solução perfeita – e não as concorrentes. Porém, para se destacar das demais é fundamental criar essa relação de confiança e empatia com o mercado. Você deve pontuar o seu diferencial – e esse diferencial não é necessariamente o seu produto em si, mas sim as suas soluções. Nesse cenário, uma das melhores formas para demonstrar seus pontos fortes é por meio de ações de marketing de conteúdo.
Ao final, quando o público é bem informado sobre a sua marca e se interessa pelo que você vende, é natural que eles fechem o negócio com você. Porém, vale lembrar que o ciclo não encerra por aí. Sua marca deve investir de maneira incessante para sempre fortalecer o laço com os prospects, leads e clientes.
Para isso, além de oferecer um bom suporte, atendimento, bons preços e condições de entregas/trocas, é interessante investir em marketing de conteúdo.
– Confira: Como fazer criação de conteúdo de forma relevante
O marketing de conteúdo exige planejamento e estratégias
Vale comentar que, além de saber o que é marketing de conteúdo, também é preciso ter uma estratégia bem definida para aplicá-lo. Afinal, somente com objetivos bem estabelecidos é possível traçar um caminho a ser seguido. Assim sendo:
- Onde você pretende chegar com o marketing de conteúdo?
- O que você pretende fazer para melhorar o relacionamento com seus clientes?
- O que fazer para aumentar sua credibilidade frente ao mercado e conquistar uma maior parcela do público?
- Qual é o seu diferencial?
- Por quais canais serão compartilhados os seus materiais?
- Qual o número de cliques, conversões e tráfego você deseja alcançar para o seu site?
Essas são apenas algumas das questões que devem reger o seu planejamento de marketing de conteúdo. Ainda, lembre-se sempre que o seu conteúdo deve fazer sentido para seu público-alvo. Esse é o objetivo final: somar algo na vida do seu público e, por fim, garantir que ele feche negócios com a sua empresa, gerando lucros.
Principais benefícios do marketing de conteúdo
Ainda não está convencido sobre a importância do marketing de conteúdo? Então confira, de maneira rápida, quais são os principais benefícios de produzir materiais relevantes:
- Conquistar o respeito do cliente;
- Tornar sua marca uma referência de mercado e, com isso, ser lembrada pelo público;
- Preparar o cliente para o momento da compra;
- Melhorar a experiência do pós-venda;
- Aumentar a interação do mercado com a sua marca;
- Criar relacionamentos sólidos e duradouros com o público-alvo;
- Conhecer de maneira efetiva o seu público – e, então, oferecer soluções certeiras para ele;
- Fidelizar o seu público e fazer com que ele se torne propagador espontâneo da sua marca.
– Complemente a leitura com: Como desenvolver a jornada de compra de um potencial cliente?
Agora que você entendeu melhor o que é marketing de conteúdo, não há mais desculpas para não utilizá-lo nas estratégias da sua empresa. Essa é a sua chance de se destacar no mercado, sair na frente da concorrência e ser encarado pelo público como a melhor solução de mercado.
E então, está pronto para planejar sua estratégia? Deixe seu comentário!